Categorias: Humor Contábil

Muro das Lamentações Contábeis, o que mais incomoda?

Vida de contador não é fácil, entre inúmeros impostos, obrigações acessórias, prazos curtos a cumprir, clientes exigentes, e muito, mas muito trabalho mesmo, os contadores quase não têm tempo para reclamar.

Por isso o Clube do Contador Certisign resolveu criar um “Muro das Lamentações Contábeis”, no qual os profissionais da Contabilidade podem derramar suas queixas, mostrar o seu sufoco do dia a dia e ainda apresentar sugestões de melhorias. Vamos dar início à série de choros e lamentações ouvindo três experientes e renomados profissionais, empresários, dirigentes da classe que nos falam de suas experiências.

O presidente do Sindicato dos Contabilistas de Campinas, Dagoberto Silvério da Silva, o presidente do Sindicato dos Contabilistas de Ribeirão Preto, Márcio Minoru Garcia Takeuchi e o presidente da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo – Fecontesp, na gestão 2007-2010, Mauro De Martino.

O que mais incomoda?

Obrigações acessórias

“Atualmente existem muitas obrigações que fazem com que os profissionais da área sintam-se funcionários do governo e não das empresas e escritórios.” – afirma o ex-presidente da Fecontesp, Mauro De Martino.

“As obrigações acessórias incomodam muito, principalmente as mais recentes”, comenta o presidente do Sindicato dos Contabilistas de Campinas, Dagoberto Silvério da Silva

Responsabilidade Civil

“Atualmente, uma das maiores preocupação dos contabilistas é com a responsabilidade civil. A imensa quantidade de informações a ser transmitida aos órgãos arrecadadores aumenta a probabilidade de erros no preenchimento dos formulários que pode levar a pesadas multas.” – confessa o presidente do Sindicato dos Contabilistas de Ribeirão Preto, Márcio Minoru Garcia Takeuchi.

Prazos

“Os prazos para o cumprimento das obrigações são muito apertados. Além disso, as penalidades e multas em caso de inadimplência incomodam” Reforça Dagoberto.

“Os prazos curtos criam um ambiente estressante nas empresas e muitas vezes obrigam os funcionários a trabalharem fora do horário normal.” – relata De Martino.

Prazos + Clientes

“O prazo curto para cumprir as obrigações gera grande preocupação, em alguns casos o cliente não envia para o contabilista todas as informações necessárias ou então deixa para os últimos dias. A prova disso é que algumas estatísticas divulgadas demonstram que mais de 50% das obrigações acessórias possuem algum erro ou omissão.” – afirma Minoru.

Contador, como você gerencia a documentação física dos seus clientes? Dê adeus às planilhas e papéis. Conheça o CertiFlow e automatize esse processo. Saiba mais!

Esse conteúdo foi útil?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Posts recentes

CIO Brasil 2022: soluções de identificação digital e redução de fraudes serão mostradas em evento

Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…

22 de março de 2022

Digitalização, segurança e confiança no ensino híbrido é tema de palestra em congresso promovido pela ABED

Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…

21 de março de 2022

Acesso ao portal e-CAC exige biometria ou certificado digital

Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…

17 de março de 2022

Certificado digital já pode ser usado no Windows 11

Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…

16 de março de 2022

ALERTA: a CertiSign não realiza empréstimos mediante a compra do certificado digital

A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…

15 de março de 2022

Como fugir dos golpes durante as compras on-line na semana do consumidor

Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…

15 de março de 2022