Um belo dia você acorda e se depara com cobranças indevidas em seu nome. São financiamentos e empréstimos com parcelas atrasadas. Parece o enredo de um pesadelo, mas, infelizmente, isso pode ser real e vir a fazer parte da vida de mais de 220 milhões brasileiros que tiveram seus dados vazados. A boa notícia é que dá para descobrir se você está ou não nesta lista. Neste artigo, você vai aprender como acessar o Registrato, uma ferramenta segura do Banco Central que reúne todas as informações financeiras vinculadas ao seu CPF ou CNPJ – e o melhor você pode acessar usando seu Certificado Digital.
O que é o Registrato?
É um sistema do Banco Central que reúne as informações atreladas ao seu CPF/CNPJ relacionadas às as instituições financeiras e operações de crédito e de câmbio. A consulta é segura, pode ser feita pela internet mediante cadastramento prévio e não tem nenhum custo para o cidadão.
O que pode ser consultado no Registrato?
Chaves PIX vinculadas a sua identidade
No Registrato você pode obter dados detalhados e em tempo real.
Informações sobre empréstimos e financiamentos em seu nome
Neste relatório constam todas as operações ou contratos com características de crédito, as quais impliquem algum risco, sendo as principais:
- crédito consignado;
- cheque especial;
- financiamento de veículos imóveis e outros bens;
- cartão de crédito;
- leasing;
- operações de empréstimo e de financiamento entre pessoas por meio de plataforma eletrônica (fintechs).
Bancos e financeiras em que você possui conta ou investimentos
No sistema você pode consultar as instituições financeiras nas quais mantém seus ativos ou investimentos; datas de início e, se for o caso, de fim de relacionamento com a instituição; entre outros.
Dados sobre operações de câmbio e transferências internacionais
O relatório apresenta diversos detalhes, como a natureza da operação; instituição contratante; instituição intermediadora ou correspondente, se for o caso; valores da operação (moeda estrangeira e em reais); entre outros.
Como acessar o Registrato?
Existem diversas possibilidades e cada uma delas tem etapas diferentes. O acesso pode ser feito pelo app do seu banco – mas antes, por exemplo, você precisa se cadastrar no site Banco Central para receber a frase de segurança.
Outra opção é acessar usando o Certificado Digital. Se você quiser acessar os seus dados de Pessoa Física, use um e-CPF, do tipo A1 ou A3. Caso queria saber mais sobre as movimentações relacionadas a sua empresa, use um e-CNPJ, do tipo A1 ou A3.
Todas as medidas de controle do acesso são para assegurar que somente o titular da informação tenha acesso aos dados, que são sigilosos. As informações deste artigo foram retiradas do site oficial do Registrato, do Banco Central. Lá você pode obter mais detalhes sobre cada um destes itens.
Leia também: Agendamento da vacina: cuidado para não cair em golpes virtuais
Esse conteúdo foi útil?
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!