Contador, você já pensou em se tornar um coach e ganhar um dinheiro extra com essa atividade? Hein? O que a Contabilidade tem a ver com o processo de coaching? Calma, a Certisign Explica!
Como surgiu o coach e o coaching?
Em primeiro lugar, vamos explicar como surgiu o coach e o coaching: na prática, o coaching, derivado da palavra em Inglês coach [que significa ‘treinamento’] é o método de desenvolvimento humano mais eficiente que existe no mundo, já que, por meio deste processo, pessoas, profissionais, grupos e até mesmo uma grande empresa podem se beneficiar do recurso.
O termo “coach”’ surgiu na Hungria para denominar as carruagens usadas por jovens universitários no século XVII, as quais eram guiadas pelos famosos “coacheiros”, contudo, foi em 1830 que a palavra ‘coach’ passou a ser empregada como sinônimo de “tutor”, na Universidade de Oxford. Na época, o conselheiro ou “coaching” tinha a meta de preparar os estudantes para as suas trajetórias universitárias. O resultado foi muito bom e, no ano seguinte, o processo de coach passou a fazer parte dos esportes.
Passados mais de um século, em 1950, o vocábulo começou a ser utilizado para a competência e desenvolvimento de pessoas.
E o que é o coaching, afinal?
Como qualquer outro processo, o coaching tem começo, meio e fim. E quem define todos esses parâmetros é o coach – o profissional que conduz o método – e o próprio coachee – o assistido.
E o que o processo de coaching tem a ver com a Contabilidade?
Tudo a ver: a função do coach é oferecer suporte ao coachee para que este encontre respostas para concretizar seus objetivos e metas. Você já percebeu aí uma oportunidade de negócio? Pois bem: os profissionais contábeis podem [e devem] mostrar aos seus clientes que não são só meros Contadores de impostos, afinal a função de guarda-livros já ficou para trás. Está na hora do Contador fornecer algo mais, uma coisa que todo empresário necessita: feedback.
Oferecer feedback significa “realimentar ou dar resposta a um determinado acontecimento ou pedido“. Ou seja: o Contador coach inicia seu trabalho criando uma meta desejada pelo cliente.
Vamos supor que a meta do cliente seja expandir seu negócio e abrir uma empresa em outra cidade, por exemplo. Isso não é problema só do empresário. Isso é uma questão também do Contador. Portanto, seu trabalho será ajudar essa pessoa a maximizar seu potencial e trazer mais resultados para si e para a empresa, bem como para o próprio desenvolvimento do trabalho. Confira outros exemplos:
Se o objetivo do empresário é ampliar a sua equipe
O Contador pode fazer um estudo programado apresentando os prós e os contras dessa decisão. Será que a atual equipe não dá conta do recado? Quanto a empresa terá de gastar com esses colaboradores que pretende contratar? Será que o ‘tempo’ está favorável no mercado para essa atitude? E, ao invés de treinar funcionários novos, será que não é mais adequado aumentar a remuneração dos que já estão na equipe?
Se a meta do empresário é ganhar mais dinheiro
O Contador coach pode fazer uma avaliação da concorrência e mostrar onde estão os possíveis futuros clientes para ampliação da carteira.
Como atuar como coach?
Para atuar como Contador coach é importante que você use metas claras e saiba reconhecer os potenciais de seu cliente, sendo sempre um consultor de negócios confiável. É fato que existem diversos tipos de empresas e, claro, de empreendedores, contudo uma coisa é muito comum em todos eles: a vontade de obter um feedback confiável para ampliar e melhorar seu negócio como um todo.
Você já reparou como os empresários e gestores das empresas que você atende estão sempre preocupados em apagar incêndio? Desconhecimento de indicadores, falta de capital, contas misturadas, clientes insatisfeitos, funcionários desmotivados… Qual Contador que nunca viu empreendedores com as contas bagunçadas e a empresa em desordem?
Pois bem: essa é a hora do Contador coach entrar em cena, prevenir antes de remediar, com informações reais e precisas e números concretos para que o empreendedor reflita sobre os métodos e artifícios que farão com que ele saiba exatamente onde e quando quer chegar.
Os materiais, para essa tarefa, são vários: relatório de análises financeiras; sugestões de melhorias de investimentos; métricas econômicas… Em um primeiro momento, a aproximação pode ser bem modesta. A ideia é mostrar ao cliente o quanto você se importa com a empresa e seu crescimento e desenvolvimento, claro! E, a partir deste primeiro contato, você, Contador, terá mais credibilidade para ser um Contador coach dos negócios.
Por fim, ser um Contador coach irá ajudá-lo muito perante a concorrência. Orientando os empresários a organizarem suas finanças, você vai adquirir experiência – e com essa bagagem contábil, poderá até ganhar um dinheiro extra oferecendo os seus serviços aos grupos de pessoas físicas mais próximas.
E, você, já atuou como Contador coach? Que tal compartilhar sua experiência conosco?
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