Multiplicar o dinheiro que se tem para garantir uma aposentadoria tranquila, conquistar independência financeira ou mesmo realizar o sonho da casa própria. Estes são os principais motivos que levam os contribuintes a procurarem opções de investimentos que viabilizem seus projetos. O número de pessoas interessadas em diversificar as aplicações em poupança tem crescido. E, com isso, surgem novas oportunidades de trabalho para os Contadores, como a de consultor financeiro, por exemplo.
Logo, esta é uma boa notícia para quem deseja mudar de área de atuação. Isso porque o conhecimento destes profissionais pode fazer a diferença às empresas que atuam neste segmento.
Consultor Financeiro
O Contador pode trabalhar como consultor financeiro no mercado de capitais ou ainda como consultor sobre Imposto de Renda e planejamento tributário com foco na pessoa física que é investidora.
Quem trabalha com day trade, por exemplo, dificilmente terá o tempo necessário ou o conhecimento adequado para lidar com seus próprios impostos da forma correta. O mesmo vale para o leigo que opta por investir em ações ou em aplicações no exterior.
O Contador, com o seu conhecimento tributário e de negócios, pode ser o consultor que este investidor precisa para melhorar seus ganhos, sem sonegar.
Requisitos para ser um consultor financeiro
Quem decidir atuar nesta área precisará de alguns conhecimentos específicos, tais como:
• Conhecer o funcionamento das principais bolsas de valores,
• bem como os rendimentos e características de cada tipo de aplicação.
Por isso, investir em cursos específicos para este segmento é uma boa ideia.
Aprofundamento em economia
Além disso, será preciso se aprofundar em Economia. Sem estes conhecimentos será difícil prever ou compreender movimentações do mercado financeiro.
Vale até ser aluno ouvinte em disciplinas do curso de Economia em uma faculdade conceituada, caso não esteja interessado em fazer as duas graduações.
Acompanhar diariamente as movimentações do mercado fará parte da sua rotina, como hoje ocorre com as mudanças na legislação tributária.
Networking
Para quem pensa em ingressar neste mercado, uma dica: faça networking. Participe de eventos, como congressos e palestras, específicos do segmento.
Mostre-se interessado em aprender mais e adquirir outras competências para juntar às habilidades que você já possui. E por que não fazer um investimento para sentir na pele o que os seus futuros clientes sentirão?
Pesquise sobre corretoras de investimentos, suas taxas, modelo de negócio e mostre como poderia agregar valor à empresa com seus conhecimentos. Afinal de contas, o fato humano é um ativo poderoso, que pode ser a diferença entre o sucesso de um empreendimento e o seu fracasso.
E você, já atua neste segmento? Compartilhe a sua experiência conosco!
Você também pode gostar:
Esse conteúdo foi útil?
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!