Nova política europeia de obtenção de dados entra em vigor no próximo mês

Na semana em que a rede social Facebook perdeu mais de US$50 bilhões em seu valor estimado por causa de um escândalo de vazamento de dados dos seus usuários, uma questão é estimulada: nossas informações realmente estão seguras online? Em 25 de maio deste ano, ou seja, no próximo mês, entrarão em vigor as normas da Regulação Geral de Proteção de Dados da Europa, que restringe o uso dos dados de cidadãos que estejam em um dos 28 países membros. Com a mudança, os dados só poderão ser usados caso o usuário permita e ainda pelo período que ele determinar.

A regra

A regra valerá para todas as empresas que possuem sede ou filiais no território europeu e também para as companhias que manuseiam ou coletam dados provenientes dele, o que inclui organizações brasileiras. Com isso, as empresas precisarão desenvolver mecanismos seguros de privacidade em seus produtos e propriedades digitais, bem como avaliar continuamente os riscos de violação de privacidade, justificar como obtiveram permissão para usar dados e mostrar, de forma documental, como as informações foram utilizadas.

Multa?

Quem descumprir as normas estará sujeito a um alto custo punitivo: até 4% do faturamento global ou 20 milhões de euros, sejam as corporações infratoras as responsáveis pela coleta dos dados ou empresas terceirizadas.

Enquanto isso, no Brasil há o Projeto de Lei (PL) 5276/16 sendo analisado por uma comissão especial da Câmara. Inspirado no novo modelo europeu, o projeto de lei visa condicionar a utilização de dados mediante a autorização prévia.

É importante para aqueles que trabalham com o Direito acompanhar estas mudanças, que afetarão diferentes tipos de empresas, não apenas as focadas em marketing, mas também os pequenos negócios que “compram” listas de dados de clientes em potencial para focarem sua divulgação. Ou seja, tanto a atividade fim quanto o prestador de serviço estarão sujeitos a tais mudanças.

Você pode gostar de: O Direito do Consumidor na era das compras pela internet

Aproveite a promoção Certisign, adquirindo ou renovando o seu certificado Digital OAB no período de 23/03/2018 às 00h00 até 12/06/2018 às 23h59 (horário de Brasília) você concorre a 11 viagens para a Rússia. Saiba como participar.

Esse conteúdo foi útil para você? Se quiser continuar a receber mais materiais relacionados, preencha nosso cadastro logo abaixo. É rápido e leva apenas dois minutos.

Esse conteúdo foi útil?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Posts recentes

CIO Brasil 2022: soluções de identificação digital e redução de fraudes serão mostradas em evento

Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…

22 de março de 2022

Digitalização, segurança e confiança no ensino híbrido é tema de palestra em congresso promovido pela ABED

Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…

21 de março de 2022

Acesso ao portal e-CAC exige biometria ou certificado digital

Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…

17 de março de 2022

Certificado digital já pode ser usado no Windows 11

Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…

16 de março de 2022

ALERTA: a CertiSign não realiza empréstimos mediante a compra do certificado digital

A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…

15 de março de 2022

Como fugir dos golpes durante as compras on-line na semana do consumidor

Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…

15 de março de 2022