Categorias: CONTADOR

O cliente tem sempre razão?

Aqui o cliente tem sempre razão” é um slogan bastante conhecido e utilizado por diversas empresas, não apenas do varejo, mas também de serviços. Mas será mesmo que o cliente sempre está certo, principalmente no tocante à Contabilidade da sua empresa?

Principais erros cometidos

Muitas vezes, os erros cometidos são resultado da falta de informação e comunicação entre o empresário e o Contador, seja ele interno ou terceirizado. Em razão disso, existem alguns temas fundamentais que devem ser abordados pelo Contador logo na primeira reunião com o novo cliente, mesmo que este esteja transferindo sua Contabilidade de outro escritório ou de outro profissional. Isso para prevenir problemas no relacionamento futuro, porque você não sabe como o seu antecessor trabalhava.

Previna-se de atritos

  • Comunique de imediato ao novo contratante sobre alguns procedimentos, por exemplo:
  • Qual tipo de documento é necessário para a entrega do IRPF ou do IRPJ;
  • Como proceder com as notas fiscais emitidas mensalmente;
  • Quando informar a contratação ou a demissão de funcionários, em especial com a proximidade do eSocial;
  • Manter o Contador atualizado sobre a variação do patrimônio da empresa
  • e outros que são essências para os bons serviços.

Considere que existem também algumas pessoas que costumam fazer as coisas “do jeito delas”, imaginando que agindo assim impulsionarão o seu negócio a crescer. Entretanto, essa receita de massa pode não fazer boas panquecas. Por isso, lembre ao seu cliente que todos os procedimentos contábeis e fiscais são regulamentados pela legislação empresarial brasileira, repleta de normas e instruções, que não podem ser ignoradas.

Traduzindo em miúdos, quando se trata de Contabilidade, nem sempre o cliente tem razão, e aí começa a missão do Contador de esclarecer os pontos da legislação e informar ao empresário que as coisas não podem ser feitas sempre do seu jeito. É preciso cumprir a lei sob pena de a empresa arcar com pesadas multas. Moral da história: o Contador faz o bolo, mas os ingredientes são fornecidos pelo cliente.

Contador, a Certisign te ouviu e acaba de lançar um programa com novas vantagens financeiras para você. Venha para o Clube do Contador Certisign ou ligue para (11) 3546 3800.

Esse conteúdo foi útil?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Posts recentes

CIO Brasil 2022: soluções de identificação digital e redução de fraudes serão mostradas em evento

Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…

22 de março de 2022

Digitalização, segurança e confiança no ensino híbrido é tema de palestra em congresso promovido pela ABED

Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…

21 de março de 2022

Acesso ao portal e-CAC exige biometria ou certificado digital

Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…

17 de março de 2022

Certificado digital já pode ser usado no Windows 11

Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…

16 de março de 2022

ALERTA: a CertiSign não realiza empréstimos mediante a compra do certificado digital

A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…

15 de março de 2022

Como fugir dos golpes durante as compras on-line na semana do consumidor

Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…

15 de março de 2022