Categorias: Contador Digital

O Contador como agente de desenvolvimento de pequenos negócios

Grande parte dos escritórios de Contabilidade atende a micro e pequenas empresas, cuja demanda de trabalho é bastante grande, devido ao acompanhamento que deve ser constante e pontual, pois este é decisivo para o crescimento e sucesso do empreendimento.

Não só de tributos vive a Contabilidade, mas eles representam uma parcela significativa das tarefas de quem atua nesse segmento. Pequenos empresários nem sempre sabem quais taxas e impostos devem de fato pagar ou como efetuar esse pagamento dentro do prazo. O Contador pode ainda orientar o seu cliente quanto à melhor forma de tributação para a empresa, seja no Simples Nacional ou no Lucro Presumido, por exemplo. Assim, os gastos das micro e pequenas empresas podem ter uma redução substancial, o que é decisivo para o fortalecimento do negócio.

Além dos impostos, há ainda as famosas obrigações acessórias, complexas e técnicas, que devem ser preenchidas da forma correta para que não haja multas à empresa.  Os levantamentos contábeis, como balanços, por exemplo, ajudam muito na administração do negócio, uma vez que é possível ver o quanto entrou, o quanto foi gasto e qual a média do valor que precisa ser investido. O mesmo pode ser dito sobre o controle de estoque.

Essas ferramentas devem ser explicadas pelos contadores aos empreendedores, para que eles tenham maior controle da empresa a partir das informações obtidas com elas. Vale lembrar que é fundamental procurar um profissional de confiança, uma vez que ele terá acesso a todas as informações da sua empresa. Nem sempre é vantajoso utilizar o valor do serviço como critério para a contratação, porque o barato pode sair caro.

Desde 2008, as empresas brasileiras estão obrigadas a utilizar o Certificado Digital para enviar informações e documentos oficiais ao Fisco. Neste caso, apesar dos Microempreendedores Individuais não estarem formalmente obrigados a usarem o Certificado Digital, a ferramenta torna-se de fundamental importância para garantir a segurança das informações enviadas ao fisco e também das transações comercias, como: envio de propostas, participações de pregões eletrônicos, feitura de contratos, entrega de declarações e outros.

Não importa se é pessoa física ou jurídica. Se você ainda não possui o seu Certificado Digital clique aqui. Seja uma pessoa segura.

Esse conteúdo foi útil?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Posts recentes

CIO Brasil 2022: soluções de identificação digital e redução de fraudes serão mostradas em evento

Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…

22 de março de 2022

Digitalização, segurança e confiança no ensino híbrido é tema de palestra em congresso promovido pela ABED

Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…

21 de março de 2022

Acesso ao portal e-CAC exige biometria ou certificado digital

Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…

17 de março de 2022

Certificado digital já pode ser usado no Windows 11

Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…

16 de março de 2022

ALERTA: a CertiSign não realiza empréstimos mediante a compra do certificado digital

A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…

15 de março de 2022

Como fugir dos golpes durante as compras on-line na semana do consumidor

Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…

15 de março de 2022