O desafios de trabalhar com contabilidade na Irlanda

A vontade de acumular novas experiências fora do Brasil toma conta do imaginário de muitos brasileiros. Morar na Europa, com a possibilidade de conhecer vários países em um curto período de tempo, é algo que atrai diversas pessoas ao velho Continente. Por isso, o Clube do Contador Certisign relata como é a vida de um Contador na Irlanda, um dos países europeus com maior custo benefício, por permitir que estudantes também trabalhem.

Contabilidade na Irlanda

O primeiro ponto a se considerar é a língua. Na Irlanda, assim como no Reino Unido, o idioma principal é o Inglês. O sotaque irlandês é forte, especialmente em cidades mais interioranas, como Cork (que é a segunda maior cidade do país), então, de primeira, não será tão fácil assim se comunicar, mesmo para quem já for fluente no idioma. A grande vantagem disso é: se você estiver indo para aprender a língua e o fizer na Irlanda, será muito mais fácil entender outros sotaques ao redor do mundo.

Mas não adianta ir com o Inglês no nível básico e esperar conseguir um super emprego na sua área de atuação, porque isso é praticamente impossível. A fluência no idioma é requisito básico para ser contador na Irlanda em qualquer empresa.

Trabalhar em outro país

A Irlanda está passando por um aquecimento econômico importante nos últimos anos, com a chegada de empresas como Apple, Facebook, Amazon, HCL, Ernst&Young, IBM e outras. Entretanto, isso não quer dizer que qualquer pessoa com diploma em ensino superior conseguirá uma vaga. Isso porque, assim como os brasileiros, milhares de pessoas buscam a oportunidade de trabalhar em outros países, inclusive europeus. Então a concorrência é acirrada.

Conhecer a legislação tributária local

Outro ponto a se considerar é a necessidade de conhecer a legislação tributária local. Hoje o Brasil já faz parte do grupo de países que aderiram às IFRSs, mas estas normas cobrem apenas a Contabilidade da empresa. Na área fiscal, a situação é diferente. Os conhecimentos que você adquire em cursos regulares no Brasil são válidos para o sistema brasileiro de tributação. Cada país tem seus próprios impostos e forma de recolhê-los. Chegar lá sem saber na prática como funcionam as regras irlandesas tornaria complicado arrumar um emprego na área.

Faculdade de Contabilidade Irlanda

Quem já é formado no Brasil e deseja atuar na Irlanda pode validar o seu diploma. Existe hoje a qualificação ACCA (Association of Chartered Certified Accountants), que é reconhecida em 170 países e que habilita o profissional a trabalhar em qualquer área financeira. No entanto, é preciso ter disponibilidade de tempo, porque são aproximadamente 14 exames a serem feitos, que levam cerca de 2 a 3 anos para serem concluídos.

Auditoria

Quem já trabalha com auditoria talvez tenha mais chances de conseguir um emprego na área sem o excesso de burocracia, principalmente se foi funcionário de uma das big four. Se você já tiver o idioma, vale até tentar uma transferência e um visto de trabalho.

Vistos para a Irlanda

Irlanda precisa de visto, é um país relativamente fácil de visitar. Brasileiros podem passar até três meses no país como turistas, sem precisarem de visto. No entanto, nesta modalidade, não é permitido trabalhar no país.

Estagio em contabilidade na Irlanda

Quem vai como estudante pode trabalhar até 20 horas por semana, após conseguir o visto. Para isso, é preciso estar matriculado em um curso de, no mínimo, 25 semanas, pagar o seguro saúde obrigatório e comprovar a posse de 3 mil euros, para que você possa se manter minimamente durante o período das aulas. Porém, este visto é de 8 meses, podendo ser prorrogado duas vezes. Ou seja, com este visto, só é possível ficar dois anos na Irlanda.

Curso superior de contabilidade na Irlanda

Para que deseja fazer sua graduação em Contabilidade na Irlanda, o visto já é diferente. Como um dos requisitos para se tornar um contador qualificado na Irlanda é realizar estágio obrigatório por pelo menos três anos, os estudantes que buscam a plena qualificação de contador podem obter o visto Stamp 1A. Desta forma, é possível trabalhar período integral na área contábil, desde que supervisionado por um contador qualificado. Para este visto, o tempo limite é de 4 anos e 6 meses.

Já o visto de trabalho só pode ser obtido após conseguir um emprego de fato, isso porque a empresa contratante precisa entregar alguns documentos ao governo para que você consiga o visto.

Clima na Irlanda

Gostou da ideia de ir para a Irlanda? Temos mais uma dica: só vá se você gostar do frio. Isso porque na ilha esmeralda o clima é predominantemente frio e chuvoso, bem diferente do que encontramos nas terras tropicais do Brasil. Então se chuva e temperaturas baixas é algo que o incomoda, considere outros países, como Austrália e Nova Zelândia quando estiver planejando o seu intercâmbio.

Promoções exclusivas para Contadores

Adquirindo ou renovando qualquer Certificado Digital no período de 23/03/2018 às 00h00 até 12/06/2018 às 23h59 (horário de Brasília) Você Contador e seu Cliente concorrem a 11 viagens para a Rússia. Saiba como participar.

Você pode gostar: O desafio de trabalhar com Contabilidade na Rússia

Esse conteúdo foi útil?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Posts recentes

CIO Brasil 2022: soluções de identificação digital e redução de fraudes serão mostradas em evento

Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…

22 de março de 2022

Digitalização, segurança e confiança no ensino híbrido é tema de palestra em congresso promovido pela ABED

Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…

21 de março de 2022

Acesso ao portal e-CAC exige biometria ou certificado digital

Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…

17 de março de 2022

Certificado digital já pode ser usado no Windows 11

Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…

16 de março de 2022

ALERTA: a CertiSign não realiza empréstimos mediante a compra do certificado digital

A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…

15 de março de 2022

Como fugir dos golpes durante as compras on-line na semana do consumidor

Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…

15 de março de 2022