Você se lembra de que em julho deste ano o Conselho Federal de Contabilidade – CFC decidiu revisar o Código de Ética Profissional do Contador – CEPC? Agora, o órgão disponibilizou a minuta do novo CEPC para audiência pública, até o dia 24 de fevereiro de 2018.
Segundo o CFC, as alterações no conteúdo do Código de Ética foram estudadas e propostas por uma comissão, composta pelo vice-presidente de Fiscalização do CFC, Luiz Fernando Nóbrega; pelo conselheiro do CFC Paulo Schnorr e pelos contadores Rui Cadete (RN), Mário Lúcio Gonçalves Moura (MG) e Roberto Schulze (ES).
Mas agora, todos os profissionais contábeis podem conhecer e opinar sobre o conteúdo do novo CEPC. É importante destacar que, se aprovada, a mudança afetará diretamente o Manual de Fiscalização do Sistema CFC/CRCs, uma vez que contempla hipóteses que, anteriormente, não estavam previstas. Se aprovado, o novo Código de Ética será transformado na Norma Brasileira de Contabilidade Profissional Geral (NBC PG) 01.
O Conselho Federal explica que o principal objetivo da atualização do Código é tornar a questão comercial da profissão mais igualitária. Para isso, na nova norma estão previstas situações para se coibir abusos, como ludibriar terceiros com propostas de preços irrisórios de serviços inapropriados.
A nova versão do Código de Ética também aborda possíveis infrações cometidas pelos profissionais da Contabilidade, com enquadramentos que visam coibir a atuação indevida, como o assédio à clientela e a apresentação de propostas em desacordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Quem quiser conhecer mais a fundo as mudanças e ainda opinar sobre elas pode acessar o site acesse aqui.
Esse conteúdo foi útil?
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!