O papel do Contador na valorização da ética

De certa forma, o desvio de dinheiro para favorecimento pessoal tem se tornado uma prática corriqueira em nosso País. Talvez porque o problema seja crônico, e que, segundo historiadores teve início no período colonial, a corrupção está aí, dando muito, muito, muito trabalho. Basta abrir os jornais para se deparar com notícias de fraudes em licitação; obras superfaturadas; notas fiscais falsas; desvio de tributos e outros.

E existem ainda outros tipos de desvio de conduta, não tão danosos para o erário público, mas que têm prejudicado algumas pessoas, como: ”venda” do voto em função de algum benefício pessoal; estacionar veículos em local proibido, utilizar filas prioritárias e assentos destinados exclusivamente aos idosos, gestantes e deficientes; evitar uma multa oferecendo dinheiro ao policial; furar fila; fazer ligações ilegais de serviços como TV a cabo, energia elétrica, água e gás; falsificar carteirinha de estudante para obter descontos e benefícios; bater o ponto de trabalho para um amigo…E aí Contadores…?

Por que será que tanta gente age de má fé, no Brasil? Será que a impunidade é o fator que impulsiona alguns a buscar o ganho fácil? Então, como os Contadores podem interferir para mudar este cenário?

A única saída é a ética, a qual reúne verdade, integridade e honestidade. Aliás, este ramo da filosofia zela pela moralidade da classe e garante a transparência nos procedimentos para todos os profissionais.
Só que o “jeitinho brasileiro” está com os dias contados, afinal são várias as legislações que coíbem tal prática: como se não bastasse o Código de Ética Profissional do Contador – CEPC, existem as leis de Acesso à Informação, de Anticorrupção e da Lavagem de Dinheiro, todas focadas em determinar práticas mercadológicas mais seguras e transparentes. Além disso, as informações entre pessoas físicas e jurídicas estão todas cruzadas, o que dificulta qualquer tipo de transações.

Assim, os Contadores exercem papel fundamental e de grande importância à sociedade, uma vez que são eles os responsáveis por manter e organizar a vida financeira das empresas. Por isso é importante que o profissional da Contabilidade estude as normas, entendam os trâmites das legislações e, caso tenham dúvidas, que busquem auxílio de profissionais gabaritados.

O importante é jamais compartilhar decisões para acobertar a ilicitude. Poder é ocupar espaços com competência, portanto todo profissional tem de aliar o conhecimento adquirido, técnico e teórico, com a prática e a ética. Isso sim é competência.

Antes de assinar qualquer contrato, estabeleça quesitos para atender à empresa, como o compliance, por exemplo, que é a demonstração que tal instituição se esforçou para evitar prática de ilegalidades. Como dizem os americanos, plan now or pay later, que, na tradução, significa: planeje agora ou pague depois. A ética não tem pátria. Os Contadores devem cumpri-la. E nada mais! Só assim conseguiremos nos ajudar a mudar esse nefasta cultura que está corroendo os alicerces morais de nossa sociedade.

CAPÍTULO II
DOS DEVERES E DAS PROIBIÇÕES

Art. 3º.No desempenho de suas funções, é vedado ao Profissional da Contabilidade: (6)

IX – solicitar ou receber do cliente ou empregador qualquer
vantagem que saiba para aplicação ilícita

Agilize a entrega da Declaração de Imposto de Renda e minimize os riscos com a malha fina adquirindo o Certificado Digital. Aproveite a promoção aqui no Blog da Certisign e adquira o e-CPF, armazenado no Cartão, com validade de 3 anos de R$280, por R$200. Para comprar, clique aqui.

Promoção Válida até 30/04/2016.

Esse conteúdo foi útil?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Posts recentes

CIO Brasil 2022: soluções de identificação digital e redução de fraudes serão mostradas em evento

Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…

22 de março de 2022

Digitalização, segurança e confiança no ensino híbrido é tema de palestra em congresso promovido pela ABED

Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…

21 de março de 2022

Acesso ao portal e-CAC exige biometria ou certificado digital

Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…

17 de março de 2022

Certificado digital já pode ser usado no Windows 11

Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…

16 de março de 2022

ALERTA: a CertiSign não realiza empréstimos mediante a compra do certificado digital

A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…

15 de março de 2022

Como fugir dos golpes durante as compras on-line na semana do consumidor

Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…

15 de março de 2022