A série americana Suits , que acabou ficando ainda mais conhecida após o casamento de uma das atrizes, Meghan Markle, com o príncipe Harry da Inglaterra, é um excelente entretenimento para Advogados, pois mostra o dia a dia de diversos profissionais dentro de um renomado escritório de advocacia em Nova Iorque.
Apesar da realidade do Direito nos Estados Unidos ser diferente da brasileira em diversos aspectos, ainda é possível identificar diversas semelhanças com o cotidiano dos Advogados aqui no Brasil. Destacamos algumas delas:
Mike Ross, um dos personagens da série Suits, por um acontecimento fora do comum, acaba indo atuar como Advogado, mesmo não tendo terminado a faculdade de Direito, claro que sem o conhecimento da grande maioria do escritório. Tirando esta parte nada louvável e muito pouco provável de acontecer na realidade (já que todos os escritórios solicitam os comprovantes de graduação no momento da contratação), o personagem é extremamente inteligente, lê muito sobre Direito e tem uma memória invejável, que permite facilmente guardar informações relevantes com agilidade.
Ou seja, independente de onde o Advogado tenha se graduado, o mais importante é estudar sempre, estar atualizado e, como é difícil ter a memória privilegiada do personagem, só resta mesmo se dedicar muito a teoria para poder praticar bem o Direito.
Muitos Advogados acabam não conseguindo ou demorando para serem aprovados no exame da Ordem dos Advogados, e isso acontece por diversos motivos. No caso da personagem Rachel Zane, é um nervoso em relação a provas, mas não falta de conhecimento. Ela é a melhor paralegal no escritório Pearson Hardman, e tem até uma sala própria, o que não é comum aos pares dela. Inteligente e eficiente, todos os Advogados recorrem a ela para levantar informações para seus casos.
Na realidade, esse é um ponto a se destacar: o assistente jurídico tem um papel fundamental no dia a dia do escritório, contribui muito para o sucesso dos casos e deve ser valorizado.
Em diversos momentos da série, é fácil perceber como o networking é essencial na vida de um Advogado. Desde relações dentro do próprio ambiente corporativo (por exemplo, todo novo Advogado do Pearson Hardman era obrigado a dar um jantar de boas-vindas para a equipe, e o sócio Harvey Specter disse ao seu pupilo que aquele evento era tão importante quanto advogar bem), até relações com magistrados, pares de outros escritórios, empresários, entre outros.
Há diversos momentos da série em que um bom ou um mal relacionamento foi definitivo para uma situação. O recado que fica: faça networking e cuide bem das relações desenvolvidas.
Como toda empresa, um escritório de advocacia também é um ambiente competitivo e desafiador. A série mostra isso de diversas formas: os conflitos entre os Advogados associados, as disputas constantes entre Harvey Specter e Louis Litt (que se sente preterido por não ter sido promovido a sócio sênior como seu rival, já que os dois são excelentes Advogados), o desentendimento e desconfiança até mesmo entre os sócios que levam o nome do escritório.
Todos estes embates, disputas de vaidades e conflitos também fazem parte da rotina do Advogado, e é preciso estar preparado para enfrentar estes desafios.
Harvey Specter tem como regra evitar ir ao Tribunal, preferindo sempre chegar a um acordo nos casos, para evitar perder o controle da situação. As ações judiciais ainda são a grande maioria no cotidiano dos Advogados brasileiros, mas muitos já perceberam que o caminho do acordo, mediação e prevenção é muito melhor para todos os lados (até para evitar a morosidade do Judiciário brasileiro), e vários escritórios têm investido nestas modalidades.
Assim, apesar das inúmeras diferenças entre a série Suits e a realidade brasileira, ainda é possível encontrar muitas semelhanças.
Você pode gostar de: O que Better Call Saul pode ensinar a todo Advogado?
Esse conteúdo foi útil para você? Se quiser continuar recebendo outros materiais relacionados, é só preencher o cadastro abaixo.
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!
Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…
Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…
Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…
Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…
A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…
Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…