É uma assinatura que equivale a uma assinatura de próprio punho, só que do mundo virtual. Ela possibilita que qualquer pessoa assine qualquer documento eletrônico, com validade jurídica e sem espaço para questionamentos.
Esse processo simples faz com que pessoas físicas e jurídicas eliminem todo aquele processo manual de remessa de documentos, reconhecimento de firmas, coleta de assinaturas, além de toda a gestão de documentos físicos. Com isso, é possível não só reduzir custos, como também simplificar os processos e agilizar consideravelmente toda aquela burocracia de formalização.
E para criar uma assinatura digital, basta ter conexão à internet, um Certificado Digital ICP-Brasil válido e acessar uma plataforma de serviços para assinaturas (veja mais abaixo sobre as vantagens exclusivas do Portal de Assinaturas Certisign).
Para conseguir uma assinatura digital, qualquer pessoa ou empresa deve ir até uma entidade autorizada pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (TI) — chamadas de Autoridades Certificadoras (AC) — e requisitar um Certificado Digital. Esse certificado pode ser armazenado de 2 formas diferentes:
Além dessas formas de armazenamento, há diversos tipos de certificados, sendo os mais comuns o e-CPF (para pessoas físicas) e o e-CNPJ (para pessoas jurídicas).
Depois de adquirir o seu Certificado Digital chegou a hora de escolher uma plataforma que consolide essas operações e gerencie (em nuvem) todos os documentos digitais assinados. Um portal de assinaturas como o da Certisign permite que você faça assinaturas, gerencie todo o fluxo de assinaturas, notifique os envolvidos e também permite o armazenamento dos documentos por até 5 anos! Ficou interessado em ver na prática, como fazer assinatura digital? Dá uma olhada nesse vídeo:
A assinatura digital é gerada a partir do uso do Certificado Digital e tem valor jurídico assegurado pela legislação brasileira. Normalmente utilizado para documentos de alto risco e longo prazo e que exigem um nível alto de segurança como: Contratos e apólices. Também pode ser aplicada em diversos tipos de documentos: e-mails, certificados, laudos, balanços, declarações, petições, resultados de exames, prontuários médicos, formulários web, relatórios, imagens, mandatos, notificações, procurações e arquivos eletrônicos transferidos entre empresas (EDI).
A assinatura eletrônica não necessita de um Certificado Digital para ser realizada. Ela é gerada a partir de um clique ou da assinatura manuscrita na tela touch de um dispositivo móvel e tem eficácia probatória de acordo com evidencias colhidas no momento da captura. Você escolhe as evidencias conforme o nível de risco da transação como: geolocalização, biometria, fotografia, áudio e vídeo, de forma isolada ou combinada. Normalmente utilizado para operações de baixo risco e curto prazo como: aceites e propostas
Os benefícios no uso da assinatura digital são incontáveis. Algumas das virtudes dessa firma eletrônica:
O processo é simples e pode ser executado em poucos passos:
Antes de mais nada, você precisa criar uma assinatura digital. Para isso:
Não. Ao contrário da assinatura eletrônica, para realizar assinaturas digitais, é necessário comprar um certificado digital para realizar o processo e conferir validade jurídica. No entanto, como dissemos acima, na modalidade de assinatura eletrônica.
Sim. Você pode realizar esse procedimento a partir do uso de soluções específicas. Uma excelente opção é o Email Seguro Pessoal, da Certisign, que protege suas mensagens eletrônicas, garantindo a autenticidade e a integridade do conteúdo por meio da assinatura digital.
O Email Seguro Pessoal garante a autoria das mensagens, a integridade do conteúdo, o sigilo das mensagens – incluindo os arquivos anexados – e permite o envio de mensagens criptografadas. Além disso, ele é compatível com os principais fornecedores de e e-mail, como Microsoft Outlook, Gmail, Mozilla Thunderbird e Apple Mail e também com todos os webmail e e-mails com suporte ao protocolo S/MIME. Para saber mais, visite o site oficial do produto.
Dentre as principais características da assinatura digital, vale destacar a integrabilidade e a autenticidade que ela garante. Isso significa que qualquer alteração no documento eletrônico faz com que a assinatura seja invalidada, garantindo assim o princípio da inalterabilidade.
Além disso, o autor da assinatura digital utiliza sua chave privada para cifrá-lo de modo a garantir a autoria em um documento eletrônico. Esta autenticidade só é obtida porque a chave privada é acessível exclusivamente por seu proprietário. E se você já tem o melhor certificado digital, também pode experimentar o melhor portal de assinaturas digitais do Brasil
O Portal de Assinaturas da Certisign permite que você assine qualquer documento, de qualquer formato com total validade jurídica. Além disso é possível organizar e armazenar seus documentos de forma segura e prática por até cinco anos.
Além disso, o portal é perfeito para documentos pessoais ou da sua empresa, uma vez que ele permite o acesso às informações em tempo real de qualquer dispositivo. Saiba mais sobre o Portal de Assinaturas da Certisign.
Você também pode gostar: Reduzindo custos com a Assinatura Digital
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!
Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…
Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…
Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…
Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…
A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…
Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…