A identidade digital é a representação dos dados da sua pessoa física ou da sua empresa, empreendimento, comércio e no mundo virtual. Ela pode incluir registros de informações históricas como nome, endereço; ou ela pode ser biométrica, ou seja, apresentar registros de características físicas das pessoas como forma de identificá-las unicamente, ou seja, prove que você é quem diz ser.
Assim, a identificação digital abrange um conjunto de informações atualizadas, organizadas e codificadas em meios digitais, para que possa proporcionar mais segurança e diminuir os custos e riscos de roubos, golpes e fraudes de identificação.
O documento de identidade digital é um instrumento importante para estabelecer mais autenticação e segurança nos processos entre pessoas e meios tecnológicos. Desta maneira, torna-se possível a verificação e o bloqueio de ações de falsificação de documentos e de identidades, ou seja, fica muito mais difícil que pessoas mal-intencionadas apliquem golpes e fraudes em seu nome, ou em nome de sua empresa.
Há algumas possibilidades de você ser identificado digitalmente, como por certificados digitais, ou por técnicas de autenticação físicas, chamadas por biometria, que incluem sua identificação pela íris, reconhecimento da retina, da voz, da digital, ou até por uma selfie. Veja como cada um deles pode ser usado:
Sem utilizar papel, você pode assinar documentos como contratos, procurações, recibos, aceites, dentre tantas outras coisas. Isso tudo porque, a cada uso do certificado digital é gerada uma assinatura digital com valor jurídico semelhante ao da assinatura manuscrita.
Leia também: Certificado Digital: o que é?
Sabemos que cada ser humano, mesmo os gêmeos idênticos, possuem digitais únicas. Por isso que a biometria de impressões digitais é uma das mais usadas por ai. Registramos nossas digitais para acessar nossas contas bancárias, ter acesso às informações de nossos computadores e celulares, por exemplo.
Leia também: O que é Biometria?
Principalmente para transações pelo celular, a identificação por voz e selfie funciona muito bem. A Certibio – unidade de negócios da Certisign focada em biometria – desenvolveu um sistema de autenticação baseado na voz e face do usuário. Mas para não haver fraudes com gravações ou o uso de uma selfie roubada, o sistema capta no momento da utilização a foto e a voz da pessoa por meio da tecnologia Liveness Detection, usando a câmera e o microfone do celular. Este meio é realmente muito prático e seguro.
É possível fazer um escaneamento de sua íris ou retina para provar que você é você de verdade. Dentre os mecanismos de escaneamento e reconhecimento, os de íris e retina são os mais seguros e certeiros, mas do que os das próprias digitais. Não é à toa que vimos em tantos filmes de agentes secretos usando este sistema.
E você já precisou usar uma dessas tecnologias para garantir a sua segurança no mundo virtual? Conte pra gente como foi a sua experiência.
Mesmo que tudo mude, você vai continuar sendo único. Se você ainda não possui o seu Certificado Digital clique aqui. Já possui Certificado Digital? Use já o Clube de Vantagens Certisign: descontos que já compensam o investimento.
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!
Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…
Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…
Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…
Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…
A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…
Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…