O Certificado Digital e-CNPJ é a versão eletrônica do CNPJ, ou seja, a identidade digital de Pessoas Jurídicas. O e-CNPJ garante autenticidade para as transações de pessoas jurídicas realizadas em meios eletrônicos. Com ele é possível assinar documentos, emitir notas fiscais e fazer operações de maneira remota que tenham comprovação legal.
Diversas são as vantagens que o Certificado Digital e-CNPJ pode trazer para a sua empresa, para entender todas e esclarecer as suas dúvidas sobre essa ferramenta, continue e leitura deste artigo.
O Certificado Digital surge com o objetivo de agilizar e facilitar as operações. Com ele é possível realizar de maneira remota diversos serviços que antes exigiam a presença em cartórios e órgãos públicos. Os certificados facilitam o cotidiano de todas as empresas e garantem velocidade e eficiência.
Nesse contexto, o Certificado Digital e-CNPJ possibilita que, em diferentes canais eletrônicos, a sua empresa:
O e-CNPJ é diferente do Certificado Digital e-CPF, que funciona como um RG digital de pessoas físicas. Apesar das diferenças fundamentais que existem entre eles — um é voltado às pessoas físicas e o outro, às pessoas jurídicas —, ambos são úteis para enviar declarações, emissão de notas, assinatura eletrônica de documentos entre outros serviços.
Vale lembrar que, segundo as normas da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), todo Certificado Digital brasileiro é um documento intransferível e designado para uso exclusivo de seu titular. Por exigência da RFB, o responsável pelo Certificado e-CNPJ sempre será o responsável pelo CNPJ da empresa, de acordo com o cadastro feito na Receita.
O Certificado Digital facilita as operações que as empresas têm que realizar. Toda empresa tem deveres a cumprir, seja com os órgãos públicos ou com os clientes. Com o Certificado Digital e-CNPJ esses acordos e compromissos podem ser resolvidos diretamente do escritório ou no home office.
Os Certificados Digitais garantem autenticidade para as operações realizadas no ambiente virtual, com isso, os representantes da empresa conseguem assinar contratos, enviar documentos, emitir notas fiscais e resolver pendências sem a necessidade de pegar filas e esperar por horas. O Certificado Digital é benéfico para empresa porque ele garante economia de tempo e ganho de produtividade.
São dois os tipos de Certificado Digital e-CNPJ: o e-CNPJ A1 e o e-CNPJ A3. Ambos são seguros e eficientes na realização das operações, mas cada um tem sua particularidade. Para você escolher, é preciso analisar qual vai te trazer mais praticidade no dia a dia da empresa.
O Certificado Digital e-CNPJ A1 é emitido diretamente em um computador. Um dos pontos positivos é que ele oferece a possibilidade de fazer cópias de segurança, além de poder ser instalado em outros computadores simultaneamente. O acesso ocorre por meio de qualquer dispositivo e em qualquer local, com praticidade e total segurança. O Certificado e-CNPJ A1 tem validade de 1 ano.
O Certificado Digital e-CNPJ A3 pode ser armazenado em diferentes dispositivos criptográficos, como cartão (necessita de uma leitora), nuvem ou token. Todas as opções são protegidas por senha e por uma grande camada de criptografia.
Ele é muito seguro, visto que os dados permanecem invioláveis e só podem ser acessados por quem detém as credenciais. O prazo de validade do certificado e-CNPJ A3 varia entre 1 até 5 anos de duração.
Para entender qual deles é melhor para o seu negócio, informe-se com o fornecedor responsável pelo seu equipamento. Se preferir, também é possível consultar a documentação e verificar se há alguma restrição ligada à utilização de algum dos dois tipos. Nesta tabela, você pode verificar qual categoria de Certificado Digital é mais adequada para determinadas aplicações.
Você já sabe do que se trata um Certificado Digital e-CNPJ e conhece as categorias disponibilizadas pelo mercado. Agora é preciso analisar as inúmeras vantagens que ele proporciona para o seu negócio. Confira, a seguir, quais são as principais.
Com o e-CNPJ também é possível emitir a NF-e de modo prático e seguro. Esse certificado é mais indicado para emitir notas caso a pessoa responsável pelo e-CNPJ seja a única a emitir as notas fiscais. Se mais pessoas também emitem nota, o recomendado é o Certificado Digital para a emissão de Notas Fiscais, que foi desenvolvido exclusivamente para essa finalidade.
Por mais incrível que isso possa parecer, o e-CNPJ pode ser usado para assinar documentos — você ganha tempo, fica longe das filas e não se desgasta com atividades desnecessárias, ou seja, sua caneta e papel será substituída de uma vez por todas.
Em virtude da tecnologia que faz a criptografia de dados e do rigoroso processo de emissão, o certificado possibilita autorizar transações e até mesmo assinar documentos no meio eletrônico, com o mesmo valor de uma assinatura de punho próprio e autenticada.
Com o Certificado Digital, você poderá formalizar contratos a distância, afinal, basta ter acesso a um meio eletrônico para fechar negócio. Isso possibilita que você feche negócio com pessoas que estão distantes.
Se você estiver no Brasil, por exemplo, conseguirá firmar uma parceria com um empresário que está viajando pela China. Para isso, basta acessar uma plataforma para assinaturas de documentos — via celular, tablet ou computador — e assinar com o certificado.
Como os processos são realizados em um meio eletrônico de ponta a ponta, ele também permitirá diminuir gastos associados à compra, à impressão e ao armazenamento de papel. Com o ganho de eficiência operacional, há a tendência de reduzir os gastos com autenticação, deslocamentos para o envio de documentos, transporte em geral e mão de obra.
Na prática, você precisará de poucos cliques, sem abrir mão de total validade jurídica. Isso, é claro, sem a necessidade de reconhecimento de firma — o conteúdo pode ser enviado em tempo real.
Outro ponto positivo é a possibilidade de eliminar o risco de perder documentos por descuidos ou acidentes, como desabamentos, incêndios e alagamentos. Como o armazenamento está localizado nos meios eletrônicos, você sempre terá um backup à disposição.
Se preferir, assista ao vídeo
A tecnologia em prol da sustentabilidade é uma das realidades que vivenciamos ao longo das últimas décadas. Como dispensa qualquer autenticação adicional sem perder a validade jurídica, o certificado contribui para a redução do consumo de papel.
Como consequência, temos um impacto bastante positivo para a redução não só do desmatamento, mas também do uso desenfreado de outros bens naturais, que são indispensáveis para o planeta onde vivemos.
Decisões financeiras, gestão de pessoal e planejamento do negócio — quem lidera uma empresa sabe o quão desafiador pode ser esse cotidiano. Contar com o suporte do e-CNPJ será útil para que você se dedique às atividades centrais para o bom desempenho de sua organização.
O Certificado Digital e-CNPJ pode ser adquirido de uma maneira simples. A solicitação pode ser feita através da internet no site da Autoridade Certificadora, após o pagamento, aguarde o recebimento de uma mensagem para comprovar as informações dadas à AC. Essa avaliação pode ocorrer presencialmente ou através de videoconferência. Após aprovação, o certificado está pronto para uso.
Ao escolher, opte por um plano que combine com as necessidades de sua empresa e fique atento ao prazo de validade para não deixar de usar o Certificado e-CNPJ.
Por fim, vimos que o Certificado Digital e-CNPJ pode trazer diversas finalidades para o seu negócio que vai muito além de obrigações acessórias. Não deixe de aproveitar essa oportunidade e otimize seus processos agora mesmo.
Gostou do conteúdo? Aproveite para comprar o e-CNPJ da Certisign !
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!
Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…
Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…
Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…
Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…
A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…
Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…