Categorias: CONTADOR

O que é o Projeto Beps?

Nos próximos anos, os Contadores irão ouvir falar – e muito – sobre o Beps (Base Erosion and Profit Shifting – Erosão da Base e Transferência de Lucros).

Mas, o que é isso? Para que serve? Quem será atingido?

O Beps é um compromisso do G-20. Naturalmente, os profissionais dos números devem estar se perguntando: “e eu com isso?”.

Quando o assunto é Beps, todos nós temos a obrigação de colocar esse tema em foco, principalmente as empresas brasileiras que têm operações em outros países. Isso acontece porquê os acordos de bitributação, as normas para preços de transferência e o imposto de renda no exterior serão diretamente afetados por um projeto da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE, que já vem estudando o assunto.

Mas por que as regras serão mudadas?

O Beps surgiu por conta de vários fatores, vamos por partes: o primeiro deles é que hoje existe uma crise tributária que atinge diretamente vários países da OCDE. O órgão acredita que esta nova fase da crise econômica internacional exige uma reforma fiscal global e abertura de novos mercados. O objetivo? Combater práticas danosas, estimular a economia e diminuir o índice de desemprego.

Em segundo lugar, o atual sistema não possui leis para tributar a economia virtual, que vem crescendo a cada dia. Outros fatores são: a transferência de lucros de um país com alta tributação para uma nação com menor tributação e a análise dos preços de transferência de ativos intangíveis, como marcas, patentes, direitos autorais, fundo de comércio adquirido e softwares.

E o Contador?

E os Contadores são essenciais neste processo porque são os agentes que lidam no dia a dia com as regras tributárias do País e a dificuldade de adaptação às normas que são editadas quase que diariamente. Assim como as Normas Internacionais de Contabilidade – IFRS e as Normas de Contabilidade para o Setor Público – Ipsas, o Beps fará com que o Brasil fique mais próximo das regras mundiais. E um fato é certo: quanto mais próximo o País estiver das normas globais, maior e mais promissor será o ambiente de negócios para as empresas e, por consequência, para os Contadores.

Se o seu cliente ainda não tem um Certificado Digital, indique esse produto no Clube do Contador Certisign, além da comissão por indicação, o programa de relacionamento do Clube do Contador Certisign oferece prêmios todos os meses. Cadastre-se já.

Esse conteúdo foi útil?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Posts recentes

CIO Brasil 2022: soluções de identificação digital e redução de fraudes serão mostradas em evento

Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…

22 de março de 2022

Digitalização, segurança e confiança no ensino híbrido é tema de palestra em congresso promovido pela ABED

Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…

21 de março de 2022

Acesso ao portal e-CAC exige biometria ou certificado digital

Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…

17 de março de 2022

Certificado digital já pode ser usado no Windows 11

Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…

16 de março de 2022

ALERTA: a CertiSign não realiza empréstimos mediante a compra do certificado digital

A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…

15 de março de 2022

Como fugir dos golpes durante as compras on-line na semana do consumidor

Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…

15 de março de 2022