Que o Certificado Digital é o único instrumento capaz de identificar pessoas e empresas no meio digital de forma inequívoca, 100% segura e com validade jurídica você já sabe. Mas quando o assunto é “Certificado Digital armazenado em token”? O que isso quer dizer? Isso significa que ele será emitido, ou seja gerado, dentro de uma mídia que tem o nome de token.
A saber: ao Certificado que é emitido e armazenado em uma mídia, seja ela token, seja ela cartão, dá-se o nome de Tipo A3.
Token é um dos hardwares, simplificando mídias/dispositivos, capazes de gerar e armazenar as chaves criptográficas que compõem o Certificado Digital. De forma simples, ele guarda, de maneira segura, o Certificado.
Sendo assim, nenhuma das “informações” contidas nele podem ser exportadas, retiradas ou alteradas. Uma vez geradas as chaves, estas estarão totalmente protegidas nele.
Então, Certificado Digital em token nada mais é do que o seu Certificado guardado em um dispositivo.
Apesar de serem semelhantes fisicamente, uma pen drive não tem a mesma funcionalidade do token. A pen drive nada mais é do que um dispositivo no qual você pode salvar, apagar, copiar e colar arquivos de qualquer espécie, como fotos, documentos, apresentações, músicas…Já o token é como um cofre de guarda do seu Certificado Digital desenvolvido especialmente para este fim.
O Certificado armazenado em token é protegido por uma senha, chamada PIN (Personal Identification Number). Se você esquecer esta senha, é preciso utilizar a senha PUK para recuperá-la.
Se o seu Certificado é Certisign, basta seguir o passo a passo descrito neste link. Escolha a opção Emissão A1 e A3.
Depois de emitido, você precisa preparar o seu computador para que ele reconheça o token e o seu Certificado Digital. Para isso, siga o passo a passo descrito neste link. Escolha a opção Instalação de Drivers no Computador.
Os modelos mais comum são:
Se você precisa somente de um token, basta solicitar neste link. Agora, se você deseja comprar o Certificado + o token, acesse nossa loja virtual e realize a compra.
Leia também: Certificado Digital A1 e A3 – Diferenças
• Não deixei seu token exposto ao calor extremo, como, por exemplo, no interior de veículos;
• Não limpe-o com produtos abrasivos e químicos ou água;
• Não deixe-o plugado no computador ou notebook após o uso.
Em caso de mau uso, o token poderá ser danificado permanentemente, o que exigirá a compra de um novo Certificado Digital.
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!
Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…
Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…
Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…
Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…
A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…
Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…