Categorias: Mundos dos Impostos

O que faz o empresário de um escritório de contabilidade

Você tem vontade de se tornar um empresário contábil? Não ter mais chefe, fazer o seu próprio horário e escolher os clientes com os quais quer trabalhar? Estas geralmente são as razões apresentadas por quem deseja abrir o seu próprio negócio.

Além do crescimento pessoal e profissional que uma experiência como esta pode proporcionar. Por isso, o Clube do Contador Certisign esclarece como funciona na prática este sonho que ronda as mentes de milhares de Contadores.

Como funciona um escritório de contabilidade?

Nem sempre é fácil abrir o próprio negócio. Seja por necessidade de capital ou mesmo para dar conta da mão de obra, 89% dos empresários contábeis tem até dois sócios e no máximo 150 clientes. Esses dados foram apurados em pesquisa recente conduzida pelo Vox Populi a pedido do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo – Sescon-SP.

Isso quer dizer que as empresa contábeis de modo geral são: 75% de pequeno porte, com receita mensal média de R$ 60 mil. Mas é preciso lembrar que não aumentar o faturamento pode até mesmo ser uma escolha do empresário, seja para não se desenquadrar do Simples Nacional – e com isso ter de pagar impostos mais altos – ou pelo fato de em uma empresa menor ser mais fácil acompanhar os processos de perto.

Sejamos honestos: nem sempre o preço do serviço é o que o profissional desejaria cobrar por sua mão de obra, mas, com às vezes é preciso ter jogo de cintura para não perder o cliente. Veja um exemplo: o estudo aponta que 64% das empresas não cobram o eSocial separadamente da mensalidade ou dos honorários.

Ser empresário não significa trabalhar menos, mas apesar das “horas extras não remuneradas”, fica a sensação de estar trabalhando em algo que é seu, vivenciando o seu sonho profissional e até mesmo deixando um legado para os seus filhos, caso eles optem por atuar neste segmento também.

Por isso, mesmo com certas desvantagens, quem sonha em ter seu próprio negócio não deve desistir por causa das dificuldades, mas sim pensar na oportunidade de crescimento que essas pedras no caminho podem lhe proporcionar, além de lembrar que, ao assumir um papel como este, você estará gerando fonte de renda para outras famílias, simplesmente contratando um colaborador para auxiliá-lo no trabalho do dia a dia. Só alcança o sucesso quem se arrisca.

Faça parte do nosso grupo de Contadores com descontos em Graduação e Pós para você e seus filhos. Cadastre-se agora no Clube do Contador Certisign, vantagens que irão te surpreender!

Esse conteúdo foi útil?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Posts recentes

CIO Brasil 2022: soluções de identificação digital e redução de fraudes serão mostradas em evento

Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…

22 de março de 2022

Digitalização, segurança e confiança no ensino híbrido é tema de palestra em congresso promovido pela ABED

Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…

21 de março de 2022

Acesso ao portal e-CAC exige biometria ou certificado digital

Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…

17 de março de 2022

Certificado digital já pode ser usado no Windows 11

Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…

16 de março de 2022

ALERTA: a CertiSign não realiza empréstimos mediante a compra do certificado digital

A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…

15 de março de 2022

Como fugir dos golpes durante as compras on-line na semana do consumidor

Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…

15 de março de 2022