Invejado por muitos, a verdade é que a vida do agente fiscal não é fácil. No Brasil, os agentes fiscais da Receita Federal do Brasil – RFB comemoram o seu dia em 27 de fevereiro (enquanto o Dia do Agente Fiscal é celebrado no dia 2 do mesmo mês). Vamos entender um pouco mais sobre estes profissionais, que são parceiros dos Contadores?
O que faz um agente fiscal?
O Agente Fiscal da RFB trabalha especificamente sob os cuidados da Receita Federal, representando e aplicando a lei de fiscalização da cobrança de impostos, dando suporte às ações governamentais e detectando prováveis tentativas de fraudes ou sonegações fiscais.
Ou seja: os agentes fiscais são os grandes parceiros dos contadores, principalmente no tocante à arrecadação de tributos. Tudo porque, nas diferentes esferas de poder, o governo solicita que o profissional da Contabilidade atue como “agente fiscal” nas questões tributárias.
Contabilidade fiscal
A Contabilidade fiscal é imprescindível para qualquer empresa, pois sem ela não será possível, para o empreendedor, elaborar os cálculos e fazer o recolhimento dos tributos, avaliar corretamente a carga tributária que incide sobre a empresa e as obrigações legais de cada dia.
Unindo o útil ao agradável – ou seja, o trabalho do agente fiscal ao do Contador –, o resultado são empresas cada vez mais organizadas, redução de gastos com tributos que muitas vezes são recolhidos sem necessidade, e análise de possibilidades de modificações nos regimes tributários.
Para ser agente fiscal é preciso ser Contador?
Um detalhe causa muitos questionamentos na classe contábil: para ser agente fiscal não é preciso ser, de fato, Contador? O Estado justifica afirmando que para passar nos concursos o candidato precisa conhecer bem as rotinas contábeis e suas aplicações, mas também ter outros conhecimentos que são necessários ao exercício da profissão. Por exemplo: tanto o fisco federal quanto os estaduais e municipais exigem que os candidatos tenham conhecimentos diversos para que a fiscalização seja o mais justa e efetiva possível.
Salários dos Agentes Fiscais
Os salários são bons e podem chegar até R$ 17 mil (Segundo lovemondays/Dez-2016), por isso a procura por concursos é tão grande, inflando a concorrência nas provas. Diversos cursinhos inclusive se aproveitam disso para lotar os bancos das salas de aula de pessoas em busca de uma “vida melhor”.
Mas nem tudo são flores. A necessidade de atualização constante também se aplica a estes profissionais, assim como as longas horas extras e montanhas de documentos a serem analisados em pouco tempo.
Neste 27 de fevereiro, transmitimos os nossos cumprimentos ao agente fiscal que, juntamente com o contador, trabalha para intensificar a responsabilidade no cumprimento das normas legais e, com isso, contribui para empresas mais saudável, maior justiça tributária e uma sustentável geração de emprego e renda. E, quando precisar do Certificado Digital – seja o contador, seu cliente ou o próprio agente fiscal –, vale lembrar de que a Certisign é a maior Autoridade Certificadora e está sempre ao lado do profissional.
Você também pode gostar de:
- Analista tributário: uma carreira mais que promissora
- Contador Público: estabilidade, boa remuneração e amor à Pátria.
- O que faz o empresário de um escritório de contabilidade
- Controller: um profissional solicitado em época de crise
- Carreira: diferença entre auditoria e perícia contábil
- A importância e o valor do Professor de Ciências Contábeis
Esse conteúdo foi útil?
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!