Categorias: CONTADOR

O que fazer quando o cliente diz: tá caro?

Spedito é Contador e proprietário do escritório Barato Contabilidade já há alguns anos. Mas, desde 2015, quando teve início a crise política e econômica que está assolando o País, sua empresa vem perdendo clientes. Como se isso não bastasse, porque perda de cliente significa também perda de faturamento, um de seus principais desafios é enfrentar o cliente que diz: “Seu serviço está caro!”, seguido de: “Quero desconto”, “No concorrente está mais barato”, “Desse jeito não teremos como fechar negócio”.

Como um dos grandes dilemas do empresário contábil é precificar o valor do seu trabalho, a primeira orientação que o Clube do Contador Certisign dá é fazer uma autoanálise: ”O meu serviço é realmente bom? O preço que estou cobrando é justo, considerando aquilo que eu de fato posso entregar para o meu cliente?” Se a resposta for não, é preciso fazer ajustes. Melhorar a sua mão de obra e até mesmo rever o valor cobrado. Mas se a conclusão for positiva, valorize o seu trabalho.
Para se certificar das reais possibilidades do cliente pergunte a ele: “Como assim, caro?”. Escute os argumentos apresentados por ele e verifique se têm fundamento. É preciso definir o que significa “caro” e “barato”.

Com o propósito de incrementar o seu negócio, Spedito decidiu fazer um curso focado em como atrair clientes. Lá ficou sabendo que não é possível vender o serviço pelo menor preço, só para agradar ao cliente, porque não haverá lucro e a empresa corre o risco de quebrar. “Por outro lado, não se deve vender o trabalho por um preço tão alto que o cliente não consiga pagar. E ainda dirá: tá caro”.

Durante o curso, Spedito descobriu que a melhor [e única] saída é identificar o preço máximo satisfeito. Ou seja: o valor que o cliente aceita pagar. Uma dica é verificar a concorrência: qual preço eles praticam? O que eles oferecem? É importante ainda vender o produto ou serviço igual ao concorrente, mas sempre oferecer uma solução ou uma oferta diferenciada. Isso significa agregar mais valor a seu serviço!

Outra lição aprendida é nunca dizer o preço antes de ter a total certeza de que o cliente gostou do serviço ou produto. “O cliente sempre terá a percepção de que receberá muito mais coisa do que vai pagar”. Além disso, nunca, jamais dizer “meu preço é baratinho”. “Uma coisa só é cara quando recebemos pouco retorno por aquilo que pagamos.”

Um exemplo: uma empresa está em busca de um escritório que entregue ao fisco sua Escrituração Contábil Digital – ECD. Em um lugar é cobrado R$ 1 mil pelo serviço, mas é importante ressaltar que lá eles só preencherão e entregarão a ECD, nada mais; em outro escritório, além da transmissão da ECD, toda a documentação da empresa será organizada, eles serão responsáveis pela administração das contas dessa pessoa jurídica; registrarão os históricos para que se possa rever atitudes e definir prioridades para o futuro; será feito um planejamento tributário, e muito mais. Tudo por R$ 1.500,00. Qual das duas opções você escolheria?

Portanto, apresente ao seu cliente a realidade do seu serviço, o que realmente precisará ser feito e diga a ele que a Contabilidade funciona como uma parceria entre empresário e Contador. Inclusive, a partir dos dados contábeis, é possível aperfeiçoar produções e gastos, cortar o que não é necessário para investir no que de fato aumentará o lucro da empresa.

Um portfólio e cases de sucesso podem ser diferenciais importantes para demonstrar o sucesso do seu trabalho. Tenha planos de negócios alternativos. Por exemplo, se a sua empresa é responsável pela folha de pagamento e pelo pagamento de tributos em geral do cliente, apresente um preço alternativo, retirando um dos serviços prestados e mostrando as consequências desta alteração contratual.
Por fim Spedito chegou à seguinte conclusão: não é o preço baixo que faz o cliente comprar. Muito menos descontos e promoções. O que faz um cliente comprar é ele perceber que terá muito mais serviço ou produto do que vai pagar!

Assim, como fez Spedito ajuste o seu foco e conquiste muitos clientes, sempre lembrando que crise é sinônimo de oportunidade, como dizem os chineses.

Se o seu cliente ainda não tem um Certificado Digital, indique esse produto no Clube do Contador Certisign, além da comissão por indicação, o programa de relacionamento do Clube do Contador Certisign oferece prêmios todos os meses. Cadastre-se já.

Esse conteúdo foi útil?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Posts recentes

CIO Brasil 2022: soluções de identificação digital e redução de fraudes serão mostradas em evento

Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…

22 de março de 2022

Digitalização, segurança e confiança no ensino híbrido é tema de palestra em congresso promovido pela ABED

Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…

21 de março de 2022

Acesso ao portal e-CAC exige biometria ou certificado digital

Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…

17 de março de 2022

Certificado digital já pode ser usado no Windows 11

Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…

16 de março de 2022

ALERTA: a CertiSign não realiza empréstimos mediante a compra do certificado digital

A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…

15 de março de 2022

Como fugir dos golpes durante as compras on-line na semana do consumidor

Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…

15 de março de 2022