O que o filme “Prenda-me se for Capaz” ensina sobre segurança e fraude nos dias de hoje.

Prenda-me se for Capaz” é um filme norte-americano de comédia dramática lançado em 2003 e foi feito baseado na vida de Frank Abagnale Jr., que antes dos 19 anos de idade tornou-se milionário dando golpes grandiosos de falsidade ideológica passando-se por médico, advogado e até por piloto de uma famosa companhia aérea.

Sinopse oficial: Frank Abagnale Jr. (Leonardo DiCaprio) já foi médico, advogado e copiloto, tudo isso com apenas 18 anos. Mestre na arte do disfarce, ele aproveita suas habilidades para viver a vida como quer e praticar golpes milionários, que fazem com que se torne o ladrão de banco mais bem-sucedido da história dos Estados Unidos com apenas 17 anos. Mas em seu encalço está o agente do FBI Carl Hanratty (Tom Hanks), que usa todos os meios que tem ao seu dispor para encontrá-lo e capturá-lo.

Como tantos golpes foram possíveis?

O longa-metragem não é apenas uma lição de como fazer um bom filme. A crítica especializada aclamou a trama e a película ainda rendeu indicações para o Oscar, Globo de Ouro e levou um BAFTA para casa (o BAFTA, ou British Academy Film Awards é uma premiação anual concedida pela Academia Britânica de Cinema e Televisão). A grandiosa lição do longa-metragem também está vinculada à segurança e fraude.

O personagem interpretado por Leonardo DiCaprio aplicou seu primeiro golpe emitindo e distribuindo pela praça cheques sem fundo. Isto porquê descobriu que este feito era possível quando foi forçado a fazer cheques com quantias superiores aos que tinha guardado em sua conta bancária, e mesmo assim estes pagamentos eram aceitos sem problemas. Isso, entretanto, funcionou até a hora em que o banco parou de emitir mais cheques, o que fez com que ele abrisse mais contas em bancos diferentes, e, eventualmente, criasse novas identidades para isso.

Confiante, começou a dar passos maiores e se passou por piloto de uma das maiores companhias aéreas do mundo, além de advogado com grande fama e médico cirurgião, tudo sem ter tito nenhum estudo acerca do assunto.

Isso foi possível pela genialidade de Abagnale, que conseguia persuadir a todos com sua autoconfiança e seu incrível poder de absorção de conteúdo e funções das mais diversas. Em cinco anos, Abagnale atuou sob 8 identidades, além de ter usado muitas outras para fraudar cheques, cujo volume de prejuízos passou de US$2,5 milhões em 26 países. O gênio em questão só realizou todas as fraudes porque o sistema de tecnologia de identificação era altamente falho.

Baseado em fatos reais

Como a intenção aqui não é dar grandes spoilers, não contaremos o fim dessa narrativa surpreendente, mas podemos falar da vida real. Abagnale é colaborador do FBI há 35 anos. Hoje ele é conselheiro da 41st Parameter, empresa do Grupo Experian, que é referência e líder de mercado no mundo em tecnologia de identificação de dispositivos e detecção de fraude na web.

Legenda: Frank Abagnale Jr – Imagem: Charleston Mercury

O filme já tem um tempinho, mas é uma boa dica. Já assistiu? Conta pra gente nos comentários o que achou.

#sejasemprevocêmesmo

Assinar documentos com apenas um toque na tela do celular ou tablet já é uma realidade ao alcance de todos. Conheça o mobileID e modernize o seu modo de assinar documentos.

Esse conteúdo foi útil?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Posts recentes

CIO Brasil 2022: soluções de identificação digital e redução de fraudes serão mostradas em evento

Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…

22 de março de 2022

Digitalização, segurança e confiança no ensino híbrido é tema de palestra em congresso promovido pela ABED

Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…

21 de março de 2022

Acesso ao portal e-CAC exige biometria ou certificado digital

Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…

17 de março de 2022

Certificado digital já pode ser usado no Windows 11

Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…

16 de março de 2022

ALERTA: a CertiSign não realiza empréstimos mediante a compra do certificado digital

A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…

15 de março de 2022

Como fugir dos golpes durante as compras on-line na semana do consumidor

Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…

15 de março de 2022