O que precisa para doar sangue?

Hoje é o dia mundial do Doador De Sangue, porém, por mais importante que a data seja, trata-se de uma atitude que deve ser praticada o ano todo. Atualmente, apenas 1,8% da população brasileira doa sangue regularmente, índice que está dentro dos padrões recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) mas que o Ministério da Saúde se dedica constantemente em aumentar.

Caso você nunca tenha doado sangue, mas tem a intenção de começar, lembre-se que não basta chegar no primeiro posto de doação e arregaçar as mangas. É preciso observar algumas condições, previamente, para não correr o risco de perder a viagem.

O que precisa para doar sangue?

  • Para doar sangue é necessário ter entre 16 e 65 anos e pesar mais de 50 Kg. Caso você tenha feito uma tatuagem, recomenda-se aguardar entre 6 a 12 meses para certificar-se de que não foi contaminado com nenhum tipo de hepatite e, se você já contraiu alguma DST, é preciso aguardar um ano após a cura. Pessoas que já usaram drogas ilícitas injetáveis não podem doar sangue.
  • Homens podem doar sangue uma vez a cada 2 meses e no máximo 4 vezes por ano. Já as mulheres, uma vez a cada 3 meses, no máximo 3 vezes por ano.
  • No dia da doação, evite ingerir alimentos gordurosos 4 horas antes e, no caso dos fumantes, evite o cigarro por 2 horas após a doação para evitar desmaios. Lembre-se de que é possível pedir licença do trabalho nesse dia, uma vez por ano, sem ter seu salário descontado.
  • Cada doação demora cerca de meia hora. A quantidade de sangue retirada não chega a meio litro e o organismo logo recompõe essa perda. Sentir um pouco de fraqueza e tontura é normal e muitos locais oferecem um lanche para repor as energias.
  • O procedimento é 100% seguro, pois os postos de doação seguem todas as normas nacionais e internacionais de segurança do sangue, aprovadas pelo Ministério da Saúde, pela Associação Americana e do Conselho Europeu de Bancos de Sangue.

E como não poderia deixar de ser, a tecnologia também tem feito sua parte em ajudar e facilitar a coleta de sangue.

Confira alguns aplicativos de doação de sangue que têm simplificado e ajudado a salvar muitas vidas:

Blooder

Desenvolvido pelos alunos da graduação em Administração e Ciências Econômicas do Insper, o aplicativo tem como objetivo facilitar o processo de doação para o usuário, unificando pedidos de pessoas que precisam de sangue e informações dos bancos de sangue nas regiões de São Paulo e Rio de Janeiro. Basta preencher um breve cadastro e escolher se você deseja fazer um pedido ou se pretende doar. O app é gratuito e está disponível para iOS e Android.

Projeto Hemoliga

Projeto que conta com uma plataforma web em que os hemocentros podem divulgar diariamente o nível de seus estoques por tipo sanguíneo. Com o software, o interessado poderá acompanhar o estoque atual dos hemocentros parceiros, solicitar campanha para doação e visualizar as campanhas em curso, além de outras funções. Disponível para iOS, Android, Windows Phone e web.

Positive Drop

Esse app parte do princípio de que as pessoas são mais propensas a fazer uma doação de sangue quando é alguém próximo que está precisando. Para isso, ele oferece uma maneira simples e ágil de avisar amigos e parentes caso algum deles precise de doadores.

DoaSangue

Permite que as pessoas procurem os hospitais mais próximos de sua localização geográfica atual, simplificando o deslocamento e ganhando tempo. Também disponibiliza informações importantes, como telefone, e-mail e o local dentro do hospital onde a coleta do sangue é realizada.

Com essas informações, doar sangue fica quase tão simples quanto assinar contratos e documentos digitais com o Certificado Digital Certisign.

Não importa se é pessoa física ou jurídica, seja sempre você mesmo! Se você ainda não possui o seu Certificado Digital clique aqui e seja uma pessoa segura.

Esse conteúdo foi útil?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Posts recentes

CIO Brasil 2022: soluções de identificação digital e redução de fraudes serão mostradas em evento

Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…

22 de março de 2022

Digitalização, segurança e confiança no ensino híbrido é tema de palestra em congresso promovido pela ABED

Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…

21 de março de 2022

Acesso ao portal e-CAC exige biometria ou certificado digital

Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…

17 de março de 2022

Certificado digital já pode ser usado no Windows 11

Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…

16 de março de 2022

ALERTA: a CertiSign não realiza empréstimos mediante a compra do certificado digital

A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…

15 de março de 2022

Como fugir dos golpes durante as compras on-line na semana do consumidor

Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…

15 de março de 2022