Nesta semana, mais um importante passo em relação aos Direitos Humanos foi dado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB): o Conselho Pleno da instituição decidiu, por unanimidade, tornar os casos de agressões e violência contra pessoas LGBTI+ fatores impeditivos para se inscrever na Ordem.
De acordo com a assessoria de imprensa da OAB, a matéria foi apresentada pelo conselheiro Federal Hélio Leitão (CE), presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos. Além disso, a consulta original foi realizada por Anderson Cavichioli, secretário-geral da Rede Nacional de Operadores de Segurança Pública LGBTI+ (Renosp LGBTI+).
A OAB já vem há algum tempo tomando medidas neste sentido. Esta decisão segue o mesmo padrão de outras já tomadas pela instituição no que diz respeito a agressores de mulheres, crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência física ou mental.
Com estas atitudes, a OAB sinaliza aos bacharéis de Direito o que considera fundamental aos Advogados: uma postura ética, transparente e de respeito não somente no exercício da advocacia, mas no convívio diário com o próximo.
Pesquisas têm apontado que o Brasil é um País violento para as pessoas LGBTI+ em comparação a diversos outros.
De acordo com a ONG “Transgender Europe”, um levantamento realizado em 72 países entre os anos de 2017 e 2018 indica que no Brasil é o local onde ocorre o maior número de assassinatos de transexuais no mundo, com alarmantes 167 mortes registradas no período pesquisado. Já o “Atlas da Violência 2019”, divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), mostra um aumento de 127% da violência contra indivíduos LGTBI+ entre 2012 e 2017.
Dentro deste cenário triste e delicado, destaca-se a importância do papel das instituições que têm o poder de tomar decisões dentro dos seus limites e se posicionarem de alguma forma. Assim, existem mais chances de que esse cenário se transforme.
No último dia 10 de junho, aconteceu a apreciação do pedido de inclusão da medida, denominada de Súmula 11, como um dos requisitos para a inscrição na OAB. Sendo assim, a medida deve passar a valer já nos próximos dias
O Portal de Assinaturas Certisign é uma ferramenta que possibilita a assinatura de documentos digitalmente e, portanto, auxilia no desenvolvimento das atividades de todos os Advogados, sobretudo do Advogado empresarialista, haja vista a dinâmica do seu dia a dia.
Com o Portal de Assinaturas Certisign o Advogado poderá assinar notificações, contratos, memorandos, pareceres, e demais documentos, com a devida validade jurídica, porém, de forma mais rápida e econômica.
Saiba mais no vídeo abaixo:
Você pode gostar de: Benefícios e Desafios em iniciar a carreira de Advogado em grandes escritórios
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!
Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…
Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…
Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…
Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…
A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…
Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…