Estamos passando por um período de mudanças, tanto tecnológicas quanto culturais, que atingem todos os setores, inclusive a Contabilidade. Com isso, há novos desafios a serem enfrentados – e vencidos – diariamente, seja no escritório, enquanto um prestador de serviços, ou mesmo como funcionário de uma empresa. Para entender melhor o que o mercado hoje nos exige, podemos analisar cases de outras empresas, até mesmo traçando um paralelo sobre a evolução na prestação de serviços com o surgimento de novas tecnologias, observando empresas que oferecem serviços de transporte, Streaming e bancos online como pontos de referência.
Hoje, grandes marcas ligadas à tecnologia modificaram a forma como o cliente interage com a oferta do serviço, oferecendo atendimento mais rápido e eficiente, muitas vezes resolvendo problemas por meio do smartphone do cliente. Por isso, é preciso se desapegar de modelos tradicionais e focar na dor de quem está na ponta.
Essa nova geração é completamente diferente da de suas predecessoras. Estas pessoas trabalham no momento que se sentem mais produtivos, são extremamente exigentes com os serviços que utilizam e com os empregos nos quais trabalham. Para estes jovens, esse modelo de trabalhar das 8h às 18h não cabe mais. Inclusive, o que antes era considerado sinônimo de sucesso, como trabalhar muitos anos na mesma empresa, ganhou uma nova conotação: comodismo.
Diante deste cenário, os novos desafios dos contadores vão desde ao fato de os clientes serem mais organizados através da tecnologia; passando pela necessidade de aumentar a eficiência nas rotinas da empresa contábil e ter mais tempo para estar próximo ao cliente; até a obrigatoriedade de aumentar a satisfação e chance de sucesso dos clientes, para não ser engolido pelo mar da concorrência.
Entre os quatro maiores problemas enfrentados pelos empreendedores brasileiros, três estão ligados à falta de conhecimento: seja em gestão de pessoas, em fluxo de caixa, ou em como administrar um negócio. É nesse momento que o contador deve ser o diferencial entre sucesso e fracasso, agindo como um orientador, um verdadeiro consultor do negócio, apresentando soluções e caminhos pelos quais seguir.
Mas para isso o Contador também deve se atualizar, adequando-se para atender às necessidades deste novo público, que é empreendedor e criativo, o que significa que não quer perder tempo. Isso modifica também a forma como o repasse de informações ao contador deve ser feito pelo empresário, fazendo da tecnologia uma grande aliada neste processo, tornando mais fácil, inclusive, a atualização quase em tempo real, que é exigida pelos fiscos.
O tema “Desafios e Oportunidades que a Tecnologia Impõe às Organizações Contábeis” foi abordado em uma palestra ministrada pelo especialista em Estratégias Digitais, Redes e Mídias Sociais pela Sustentare Business School, Gabriel Manes, no dia 19 de junho , durante o Congresso Online Brasileiro de Contabilidade – Conbcon em 2017, do qual a Certisign também foi participante, com a palestra Novas Tendências na Contabilidade projetadas pelas últimas novidades no Marketing Digital e Startup´s, apresentada pelo gerente de Mídias Digitais, Murilo Trevisan.
Por isso, fica a dica: não adianta nadar contra a corrente. Adapte-se a ela. Entre em um barco ou em uma canoa se for necessário, mas não fique para trás, porque já há no mercado quem optou por surfar nesta onda tecnológica.
Você pode gostar de: Tudo o que você precisa saber sobre a e-Financeira
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!
Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…
Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…
Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…
Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…
A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…
Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…