• Identificação Digital
    • Certificação Digital
    • Assinatura Digital
    • Assinatura Eletrônica
    • Biometria
    • Soluções Corporativas
    • mobileID
  • Certificado Digital
  • Novas Tecnologias
    • Curiosidades do Mundo Digital
    • Segurança da Informação
    • Diversão e Entretenimento
    • Dicas
  • Empreendedor & Profissional Liberal
    • Empreendedor
    • Contador
    • Advogado
    • Médico
  • Aumente as vendas
    • Compra Segura
    • Para o seu e-commerce
Categorias: Benefícios e Aplicações

Os benefícios do Certificado Digital na área de saúde

A tecnologia na saúde já ajudou a salvar milhões de vidas mundo afora, mas ela também pode ser essencial para tornar os hospitais mais ágeis e organizados. O Certificado Digital consegue gerar economia e eficiência em uma série de processos. Mas ele também vem ajudando a revolucionar diversas áreas de empresas e instituições. Uma delas é a de Saúde.

Certificado Digital na área de saúde

Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP)

Funciona basicamente a partir de três letras: PEP ou, se preferir, Prontuário Eletrônico do Paciente. A certificação digital permite a migração de 100% dos processos físicos para o digital a partir desse recurso. Com isso, no PEP são armazenados dados, histórico de consultas do próprio paciente, além de permitir a troca de informações entre profissionais, acesso a informações sobre medicamentos já ministrados e tratamentos e seus andamentos. Além disso, há a possibilidade de inserção de informações referentes aos planos de saúde ou atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Além de toda integração de dados essenciais ao tratamento do paciente, o PEP elimina o uso de fichas em papéis, que exigem a guarda, arquivamento, espaços físicos e com muita frequência se perdem ou se extraviam. A partir do certificado digital, os profissionais da saúde podem até mesmo usar o smartphone para acessar seus certificados, o que garante agilidade na tomada de decisões.

Como funciona?

O uso do Certificado Digital na área de saúde confere outra vantagem importante: sendo um meio eletrônico, ele sempre poderá ser acessado, visto e revisto sem nenhum problema relacionado à interpretação, reduzindo as chances de erros. O Certificado Digital assegura a médicos, enfermeiros e pacientes o acesso completo ao histórico e a confiança total em relação à interpretação dos tratamentos.

Além disso, o Prontuário Eletrônico do Paciente tem um caráter de sustentabilidade, na medida em que elimina o uso de papel. Todas as assinaturas são possíveis em meio eletrônico, assim como anotações e apontamentos, com todo o valor jurídico e segurança.

E já existem hospitais usando a Certificação Digital e o PEP?

Sem dúvida. Algumas das mais conceituadas instituições de saúde já fazem uso desta tecnologia para aumentar a eficiência em seus procedimentos. Um deles é o Hospital Samaritano, em São Paulo, que adotou a Certificação Digital Certisign em seu Prontuário Eletrônico do Paciente. Mais de 2.500 funcionários receberam um Certificado Digital e-CPF Certisign e, agora, todos os documentos relacionados aos pacientes são criados, assinados e armazenados digitalmente com validade jurídica.

Entre os resultados obtidos com a prática, está a redução de custos, já que mais de 500 mil folhas de papel deixam de ser impressas por mês. Além disso, há a segurança para profissionais e pacientes: foram minimizados os riscos de incompreensão da grafia nas documentações e laudos médicos, porque agora os arquivos são eletrônicos. Para completar, houve a melhora da eficiência operacional: com a automatização e digitalização dos processos, a consulta ao histórico do paciente é facilitada. Consequentemente, o atendimento se tornou mais assertivo e qualificado.

Outro exemplo da eficiência do uso da Certificação Digital é o Hospital Infantil Sabará, que integrou a Certificação Digital Certisign em seus sistemas para assinar documentos médicos e administrativos. O processo de digitalização do hospital foi iniciado pelo pronto-socorro, que atende uma média de 500 crianças por dia, em períodos mais aquecidos, gerando um grande volume de prontuários e outras guias que consomem boa parte das mais de 500 mil folhas de papel impressas mensalmente por esse hospital.

Com o uso do Certificado Digital para assinar os prontuários e demais documentos, o consumo de papel foi reduzido, assim como os custos relacionados à compra, à impressão, ao manuseio e armazenamento de documentos.

Por fim, o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP), integrou gradualmente a Certificação Digital Certisign ao Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP). Com isso, se tornou o primeiro hospital da rede pública no País a possuir 100% do seu quadro de profissionais capacitados a utilizar o Certificado Digital para assinar os documentos dos pacientes.

Entre os resultados obtidos está uma maior segurança para profissionais e pacientes, já que o uso do Certificado Digital para assinar a documentação garante a autoria de quem anotou, prescreveu ou autorizou determinada ação.  Além disso, antes da integração da tecnologia, eram utilizadas, em média, 800 mil folhas por mês e ocupado cerca de ¼ de um andar para guardá-las durante o período solicitado pela legislação brasileira. Com o PEP, houve uma redução de custos no consumo de papel, gastos de impressão e armazenamento físico. E o ‘kit cirúrgico’ passou de 6 páginas para uma tela de computador.

Para saber mais sobre as vantagens da adoção da Certificação Digital e o PEP, clique no Portal CFM.

Você pode gostar: O que os profissionais da saúde podem aprender com a série Grey’s Anatomy?

Esse conteúdo foi útil?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Obrigado pelo seu feedback!

PróximoConfira o que rolou nos dois congressos de contabilidade CONCERJ E PROLATINO »
Anterior « Dia das Crianças: como foi a Contabilidade da sua infância?
Deixe um comentário
Tags: Benefícios e Promoções

    Posts relacionados

  • Prouni: Renovação semestral de bolsas serão solicitadas com Certificado Digital
  • Na dúvida se seus dados foram vazados? Consulte o Registrato
  • Divórcio on-line com Certificado Digital: saiba como solicitar

Posts recentes

  • Eventos

CIO Brasil 2022: soluções de identificação digital e redução de fraudes serão mostradas em evento

Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…

22 de março de 2022
  • Eventos

Digitalização, segurança e confiança no ensino híbrido é tema de palestra em congresso promovido pela ABED

Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…

21 de março de 2022
  • CERTIFICAÇÃO DIGITAL

Acesso ao portal e-CAC exige biometria ou certificado digital

Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…

17 de março de 2022
  • CERTIFICAÇÃO DIGITAL

Certificado digital já pode ser usado no Windows 11

Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…

16 de março de 2022
  • CERTIFICAÇÃO DIGITAL

ALERTA: a CertiSign não realiza empréstimos mediante a compra do certificado digital

A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…

15 de março de 2022
  • Compra Segura

Como fugir dos golpes durante as compras on-line na semana do consumidor

Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…

15 de março de 2022
Todos direitos reservadosVisualizar versão padrão