O empreendedorismo não existe apenas nos setores de indústria e comércio. Na área de serviços, o número de profissionais que abrem seus próprios negócios e encaram os desafios da vida não para de crescer. E os advogados fazem parte dessas estatísticas. Abrir o próprio escritório jurídico pode ser o sonho de vários profissionais do Direito ou mesmo a forma de alcançarem seus objetivos. A questão é que, antes de dar este importante passo, é preciso que o novo empreendedor saiba o que poderá encontrar pela frente.
Desafios para abrir o próprio escritório jurídico
Para mostrar a realidade do mercado, entrevistamos o advogado João Paulo Martinelli, sócio do Urbano Vitalino Advogados, que nos conta quais são os principais desafios a serem enfrentados por quem decide empreender no Direito.
Quais motivos levam um advogado a abrir seu próprio escritório?
Normalmente, são dois os motivos: não estar submetido à autoridade de um chefe ou aumentar seus rendimentos. No primeiro caso, o advogado deseja fazer seu próprio horário de trabalho para desenvolver outras atividades, como cursar pós-graduação, lecionar em faculdades ou ter mais tempo para si mesmo.
No segundo, a partir do momento em que o advogado tem sua carteira de clientes, percebe que os rendimentos serão maiores numa estrutura própria, pois não receberá apenas um percentual do escritório.
Quais são as dificuldades deste empreendedor?
As maiores dificuldades são a administração, a prospecção e o gerenciamento de pessoas. Quando um advogado trabalha em uma estrutura pronta, não precisa se preocupar com questões administrativas, como pagamento de contas, manutenção, contabilidade, entre outras. Já na sua própria estrutura, cabe a ele administrar tudo ou contratar um administrador. A prospecção é outro desafio, pois os clientes não chegarão do nada. É necessário dedicar parte do tempo à prospecção e, com isso, ficar fora do escritório.
Por fim, quando se é chefe, é necessário gerenciar as pessoas que estão sob seu comando, o que demanda aprendizado.
É possível a este profissional saber se está pronto para esta empreitada antes de se arriscar?
Acredito que sim. Primeiro, o advogado precisa ter a vontade de possuir seu próprio escritório. Se tiver, cabe a ele verificar o momento certo de iniciar o projeto. Normalmente, esse momento fica evidente quando seus clientes são resultado de sua própria prospecção. Quer dizer, aquela estrutura já não faz tanta diferença, pois os clientes foram atraídos por seu esforço. Conseguindo fidelizar essa clientela, ao abrir seu escritório próprio, o caminho natural é que os clientes o acompanhem.
Cite alguns pré-requisitos para um advogado abrir seu próprio escritório, como tempo de atuação ou capacitações.
O primeiro requisito é querer ter seu próprio escritório. Há advogados que preferem trabalhar na estrutura de outro porque não possuem o perfil de empreendedor. O próximo passo é o planejamento. O advogado precisa avaliar se os clientes que irão com ele conseguem sustentar uma nova estrutura ou, se for o caso, juntar-se com outros sócios. Por isso é importante ter uma boa rede de relacionamentos, pois as possibilidades de sociedade surgem daí.
É necessário estabelecer um plano de atuação e de administração, que nem sempre é fácil. Hoje existem consultores especializados no mercado jurídico que podem dar o melhor caminho. Em relação à capacitação, isso é relativo.
A atualização sempre é importante, independentemente de onde esteja trabalhando. Buscar uma área bem específica do direito, com pouca oferta no mercado, é um caminho saudável, pois é isso que os clientes buscam em pequenas estruturas.
É possível que durante a trajetória surja a vontade de desistir. Qual conselho você daria para um advogado que se encontra nesta situação?
Tenha paciência. O início é difícil e todos os advogados bem sucedidos passaram por dificuldades. Se o advogado acha que está demorando para seu escritório dar certo, o ideal é refletir sobre as estratégias e repensar os rumos. Conversar com advogados mais experientes ou consultores especializados é um conselho sempre válido.
Se você, Advogado(a), tem o sonho de gerir seu próprio escritório, fazendo o seu trabalho da forma que acha correto, a dica do Advocacia Digital é: busque capacitação e experiência antes de fazê-lo, para que suas chances de sucesso sejam ainda maiores!
Você pode gostar de: Graduação Sanduíche: uma oportunidade para estudantes de direito
Esse conteúdo foi útil?
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!