Dia do Cinema Brasileiro! Quando você convida alguém para assistir a um filme nacional, normalmente, a reação não é das mais animadas. Afinal, a maioria das pessoas considera o cinema brasileiro ou “popular demais” ou “cabeça demais”, com raros longas que conseguem o meio-termo, ou seja conciliam qualidade com apelo popular. No entanto, o cinema brasileiro vem melhorando e, hoje, traz um número cada vez maior de bons filmes. Mas, aí, o problema passa a ser outro: achar locais que exibam as obras nacionais. Isso porque os longas norte-americanos predominam na maior parte das salas de cinema Brasil afora.
Mas existem boas salas disponíveis para exibir o cinema nacional. São locais confortáveis, bem localizados, baratos (em boa parte das vezes) e que, além de filmes brasileiros, exibem também longas de outros países. E para comemorar o Dia do Cinema Brasileiro, vamos mostrar quais são. Confira!
Este é um dos mais legais (e subestimados) lugares para conhecer melhor o cinema nacional. A Cinemateca Brasileira é a instituição responsável pela preservação da produção audiovisual brasileira. Desde 1940, desenvolve atividades em torno da divulgação e da restauração de seu acervo, com cerca de 200 mil rolos de filmes.
A Cinemateca Brasileira é um dos maiores acervos de “imagem em movimento” da América Latina e mantém grande parte do conteúdo cinematográfico nacional, abrigando a maior difusão do cinema brasileiro. Conta com mais de dois mil rolos de filmes, os quais correspondem a 30 mil títulos entre as obra estrangeiras produzidas desde mil oitocentos e noventa e cinco (1895). Seu acervo é formado por, aproximadamente, 4.700 documentos como certificados de censura, convites e também uma enorme coleção com cerca três mil roteiros e outros oito mil cartazes de filmes, dos quais 2,6 mil estão relacionados ao cinema nacional.
Para completar, possui também um amplo acervo de documentos dos quais fazem parte livros, revistas, roteiros originais, fotografia e cartazes. E sua base de dados oferece a possibilidade de acesso online através do site. Mas o que vale mesmo é ir até o local para passar longas horas (ou dias) visitando seu acervo.
Onde: Largo Senador Raul Cardoso, 207
Tradicional espaço dedicado ao cinema de arte de São Paulo, o Cine Sesc atrai muitos amantes da sétima arte, principalmente os fãs de filmes mais alternativos e que passam em branco nas grandes redes. Além das sessões de cinema, o CineSESC promove também exposições relacionadas ao mundo do cinema, além de mostras, exibições especiais e bate-papos sobre o assunto.
Onde: Rua Augusta, 2.075
O Cinesala talvez seja o mais charmoso cinema de São Paulo. Localizado em Pinheiros, conta com apenas uma sala, onde exibe sessões de dois a três filmes diferentes por semana, e sempre com uma obra nacional. Além disso, a pipoca tem um preço honesto!
Onde: Rua Fradique Coutinho, 391
Localizado no coração da Avenida Paulista, o Reserva Cultural conta com quatro salas e sempre com uma delas exibindo um filme nacional. Além disso, conta com um ótimo restaurante e uma loja de souvenirs que agradará em cheio aos fãs de cinema.
Onde: Avenida Paulista, 900.
Localizado na icônica esquina da Avenida Paulista com a Rua da Consolação, o Caixa Belas Artes é um dos mais tradicionais cinemas de São Paulo. Tem seis salas que privilegiam o cinema mais, digamos, “cabeça” e sempre tem uma sugestão bacana de cinema nacional. Além disso, é colado no metrô e tem um bom café expresso.
Onde: Rua da Consolação, 2.423
Localizado em diversos pontos de São Paulo, o Espaço Itaú também privilegia o circuito alternativo de cinema, mas também tem espaço para os filmes mais, digamos, “pipoca”. Os filmes nacionais podem ser encontrados nas salas mais centrais da rede, normalmente na rua Augusta e no Shopping Frei Caneca.
Onde: Rua Augusta, 1.475 / Rua Frei Caneca, 569
O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) é sempre uma ótima opção para quem quer conhecer mais do cinema nacional. O local promove mostras mensais de cinema, com diversos filmes brasileiros que não teriam espaço nas grandes redes. Além disso, você pode conferir também peças de teatro e exposições de arte e música.
Onde: Rua Álvares Penteado, 112
A rede Cinemark promove anualmente o Projeta Brasil Cinemark, onde exibe filmes nacionais a preços bastante camaradas. Além disso, quem tem o Certificado Digital da Certisign tem acesso ao nosso Clube de Vantagens, que oferece descontos de até 50% nos ingressos para qualquer sala do Cinemark. Saiba mais e boa diversão.
Você também pode gostar: Passo a passo de como acessar o Clube de vantagens Certisign
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!
Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…
Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…
Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…
Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…
A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…
Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…