Categorias: Notícias Contábeis

Papel: boas recordações que devem ficar no passado

O processo de globalização pelo qual passa o mundo e, claro, o Brasil, avança rapidamente e hoje a informação está quase que 100% digitalizada em todas as áreas. Basta olhar ao redor e ver que houve redução do uso do dinheiro em papel; que a maioria das transações bancárias está sendo feita por sistemas eletrônicos; e que os jornais impressos são lidos por um número menor de pessoas.

Na área contábil não é diferente. A profissão tem sofrido constantes mutações, não apenas legais, mas também de ordem prática, já que o mercado necessita de informações econômico-financeiras com maior rapidez, precisão e detalhes para a correta tomada de decisões.

As montanhas de papel, responsáveis pela aparente desorganização nas mesas dos contadores, está se tornando coisa do passado. A tendência, na Contabilidade brasileira, é ser totalmente digital, principalmente com o advento do Sistema Público de Escrituração Digital – Sped e seus subprojetos como Escrituração Contábil Digital- ECD, Nota Fiscal Eletrônica, eSocial, entre outros. Apesar desta realidade, não é raro ver contadores que, por acreditar que é mais prático ou cômodo, ainda optam pelo papel.

Vale lembrar que a tecnologia traz muitas vantagens para esses profissionais, entre elas a redução de equívocos. Na época em que só era possível cumprir com as obrigações acessórias manualmente, a possibilidade de erros era bem maior, como explica o profissional da Contabilidade Domingos Orestes Chiomento: “Declarar a mão podia acarretar em uma série de problemas. O cuidado tinha de ser redobrado. Com o Imposto de Renda, por exemplo, além de demorar mais tempo para ser preenchido, não eram raros os erros na hora de escrever ou digitar números”.

Hoje a tecnologia aprimorou o processo de prestação de contas e todo o sistema de cruzamento das informações de pessoas físicas e jurídicas é feito pelo computador. Não tem mais volta: “Quem não se adaptar às novas tecnologias estará fora do mercado”, garante Chiomento.

Portanto, amigo contador, se você é adepto do formato papel, do qual não abre mão por nada, a orientação é começar a se adaptar às novas tecnologias, como um pouco de dedicação você verá que sua vida pode se tornar muito mais fácil. Um exemplo é a assinatura digital com validade jurídica abaixo.

Contador, como você gerencia a documentação física dos seus clientes? Dê adeus às planilhas e papéis. Conheça o CertiFlow e automatize esse processo. Saiba mais!

Esse conteúdo foi útil?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Posts recentes

CIO Brasil 2022: soluções de identificação digital e redução de fraudes serão mostradas em evento

Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…

22 de março de 2022

Digitalização, segurança e confiança no ensino híbrido é tema de palestra em congresso promovido pela ABED

Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…

21 de março de 2022

Acesso ao portal e-CAC exige biometria ou certificado digital

Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…

17 de março de 2022

Certificado digital já pode ser usado no Windows 11

Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…

16 de março de 2022

ALERTA: a CertiSign não realiza empréstimos mediante a compra do certificado digital

A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…

15 de março de 2022

Como fugir dos golpes durante as compras on-line na semana do consumidor

Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…

15 de março de 2022