Categorias: Notícias Contábeis

Partidos e candidatos deverão prestar contas das campanhas a cada 72 horas

Os profissionais da Contabilidade terão participação definitiva nas eleições municipais de 2016, uma vez que a Lei nº 13.165/2015 determina que as campanhas disponibilizem à Justiça Eleitoral as receitas e despesas a cada 72 horas. A mesma lei exige que os bancos disponibilizem os extratos bancários das campanhas no mesmo período.

Apesar de a Justiça Eleitoral determinar que as campanhas prestem contas desde 2002, foi a partir de 2012 que estas contas passaram a ser examinadas e assinadas obrigatoriamente por um profissional da Contabilidade. E, agora, a resolução que regulamenta as Eleições de 2016 estabelece que, desde o planejamento das campanhas até o seu encerramento, elas sejam acompanhadas pelos Contadores.

“Este ano promoveremos a qualificação e a capacitação de profissionais contábeis por todo o Brasil para evitar divergência de interpretações das normas”, disse o vice-presidente de Política Institucional do CFC, Joaquim Bezerra, afirmando que a entidade pretende capacitar 30 mil profissionais para o pleito de 2016.

O chefe da Assessoria de Exame de Contas Eleitorais e Partidárias (Asepa) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Eron Pessoa, afirmou que a parceria com a classe contábil faz parte de uma iniciativa da Justiça Eleitoral de buscar auxílio para fiscalizar o processo eletivo. “Com essa iniciativa ganha a Justiça Eleitoral, que recebe prestações de contas melhor elaboradas; ganha o profissional da Contabilidade, que tem um mercado grande para atuar; e ganha o candidato, que está sendo corretamente assessorado. Enfim, ganha toda a sociedade”, afirmou.

O CFC instituiu uma comissão de trabalho que tratará da prestação de contas das eleições municipais 2016, formada por representantes do TSE, CFC e especialistas em Contabilidade eleitoral. A comissão atuará em três frentes: fiscalização, capacitação e normatização do processo eletivo. Para isso o Conselho Federal elaborou uma cartilha em parceria com o TSE publicada em 16 de junho, quando também foi realizado o seminário nacional sobre prestação de contas eleitorais. Mais informações www.cfc.org.br.

Contador, a Certisign te ouviu e acaba de lançar um programa com novas vantagens financeiras para você. Venha para o Clube do Contador ou ligue para (11) 3546 3800.

Esse conteúdo foi útil?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Posts recentes

CIO Brasil 2022: soluções de identificação digital e redução de fraudes serão mostradas em evento

Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…

22 de março de 2022

Digitalização, segurança e confiança no ensino híbrido é tema de palestra em congresso promovido pela ABED

Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…

21 de março de 2022

Acesso ao portal e-CAC exige biometria ou certificado digital

Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…

17 de março de 2022

Certificado digital já pode ser usado no Windows 11

Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…

16 de março de 2022

ALERTA: a CertiSign não realiza empréstimos mediante a compra do certificado digital

A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…

15 de março de 2022

Como fugir dos golpes durante as compras on-line na semana do consumidor

Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…

15 de março de 2022