Categorias: Dicas

Partiu Rússia: confira dicas para assistir à Copa do Mundo 2018

Chegou a hora de planejar a viagem para acompanhar de perto os jogos do mundial. Se você já sentiu de perto a adrenalina de ter uma Copa do Mundo em nosso país, imagine só como será ver na Rússia o Brasil em busca do hexacampeonato. Mas conhecer um novo país , exige cuidados, seja por causa do idioma, seja por causa dos hábitos da população local que, claro, tem suas particularidades e que precisam ser observadas e respeitadas. Logo, confira algumas dicas de como chegar na Rússia para assistir à Copa e também como se virar por lá.

Confira dicas para assistir à Copa do Mundo 2018

Passagens aéreas

Você ainda não comprou? Se planeja ir para a Rússia, não perca tempo e compre já suas passagens. Como a tendência é de alta dos preços ao passo em que o Mundial se aproxima, é importante fazê-lo o quanto antes. Mas sem desespero: as variações no custo dos voos podem chegar a até R$ 500 de um dia para o outro. Por isso, uma das melhores formas de conseguir as passagens mais em conta para a Rússia na época da Copa é criar um alerta de preços no Skyscanner ou no Decolar.com, selecionando o destino e as datas e aguardar e-mails diários com a atualização dos valores.

Passaporte e Visto

Os brasileiros não precisam mais de visto para ir para a Rússia, a não ser que a permanência no país seja de mais de 90 dias. No entanto, vale lembrar que é preciso ter o passaporte com validade mínima de 6 meses, a contar da data de saída da Rússia. Além disso, durante a Copa do Mundo, a exigência de vistos até para cidadãos de outros países deve ser derrubada, já que o presidente Vladimir Putin assinou uma lei em 2016 que isenta da necessidade do documento de todos os turistas com ingressos para os jogos. Por isso, cheque se o passaporte está na validade e, caso não esteja, faça a renovação o quanto antes. A burocracia da Polícia Federal para emissão de novos passaportes pode fazer com que você fique na fila de espera por pelo menos dois meses. E ninguém quer ter sustos nessa hora, não é mesmo?

Pacote com ingressos

Fique atento: apenas no site da Fifa é possível comprar ingressos oficiais para a Copa. A terceira fase de vendas já foi aberta em 18 de abril com prazo final 15 de Julho. Por isso, é importante ficar atento para não ficar de fora. As agências de viagem não estão autorizadas a negociar ingressos. O próprio viajante deve garantir suas entradas para os jogos. Alguns pacotes VIP foram permitidos pela Federação e estão sendo comercializados por apenas cinco agências brasileiras credenciadas: Agaxtur, Ambiental, Honour, MMT Gapnet e Stella Barros. Muita atenção para não cair sem sites falsos.

Quero ir de uma cidade a outra. Como faço?

A a melhor opção para se deslocar de uma cidade-sede a outra na Rússia é o trem. A estrutura ferroviária da Rússia é estupenda e há opções para todos os orçamentos, desde os econômicos até os mais confortáveis. São viagens relativamente rápidas e com muitas opções de horários e destinos. É possível inclusive verificar essas opções através do site em inglês, com possibilidade de compra antecipada dos tickets.

E na cidade: ônibus, metrô ou táxi?

Das 11 cidades-sede da Copa, seis têm metrô, o meio de transporte mais recomendado e de fácil acesso: Moscou, São Petersburgo, Kazan, Nizhny Novgorod, Samara e Ekaterimburgo. Já para quem prefere táxis, a sugestão é a utilização de aplicativos, já que a maioria dos que param na rua não têm taxímetro e o preço é discutido diretamente com o motorista. Como poucos russos falam inglês, fica mais complicada essa argumentação ao vivo. Para quem é fã dos aplicativos alternativos de transporte individual, o Uber é uma opção válida. Além dele, é possível chamar carros através do principal concorrente: o Yandex.

Como lidar com o frio russo?

Se você está com medo (ou ansioso por) ver um metro de neve na porta do hotel e as ruas totalmente paralisadas, pode mudar seu pensamento. A Copa do Mundo será no verão russo, e costuma fazer calor nessa época do ano. Dentre as sedes da Copa, a única que deve ter um tempo menos favorável aos adeptos do calor é São Petesburgo.

Eu não entendo “patavinas” de russo. Como vou me virar por lá?

Tendo como base o cirílico, o alfabeto russo, de fato, é impossível de ser compreendido, a não ser que você tenha sido criado por lá, claro, ou dedicou um bom tempo estudando o idioma. Mas existem aplicativos de tradução simultânea que você pode instalar no seu smartphone e usar sempre que a língua se apresentar como uma barreira intransponível. Ainda que seja muito provável que todas as cidades-sede estejam preparadas, com sinalizações em diversos idiomas. Logo, opte por apps confiáveis de tradução. Entre eles, está:

  • Google Tradutor
  • iTranslate
  • Takeasy
  • Reverso.

Todos possuem versões para Android e iPhone.

Todo cuidado com suas informações digitais é pouco

Em tempos em que hackers e crackers e uma série de crimes virtuais – e até mesmo de influenciarem as eleições norte-americanas – todo cuidado com suas informações digitais é pouco. Logo, redobre seus cuidados ao acessar suas informações, principalmente ao se conectar em redes Wi-Fi públicas. Além disso, evite links suspeitos, apague e-mails de origem desconhecida e quando você tiver que visitar um banco online ou uma loja de varejo, digite manualmente a URL.

Também não autorize as notificações em qualquer website, mesmo que a pergunta não seja relacionada a isso. Revise sempre as configurações avançadas no seu navegador, seja no desktop ou smartphone e remova os sites desconhecidos que estão autorizados a emitir notificações.

Para completar, tenha uma solução de segurança robusta no seu celular e outros dispositivos. É recomendável sempre usar um software – como o PSafe, Avast ou Kaspersky Internet Security – que irá bloquear o acesso aos sites maliciosos e malwares e outros códigos suspeitos que tentam invadir seu smartphone, tablete ou notebook. Dessa forma, você terá uma navegação mais tranquila e evitará a ação de criminosos virtuais.

Concorra a 11 viagens para a Rússia

Adquirindo ou renovando qualquer Certificado Digital no período de 23/03/2018 às 00h00 até 12/06/2018 às 23h59 (horário de Brasília) Você concorre a 11 viagens para a Rússia. Saiba como participar.

Khoroshaya poyezdka i Braziliya! (tradução: Boa Viagem e vai Brasil!)

Esse conteúdo foi útil?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Posts recentes

CIO Brasil 2022: soluções de identificação digital e redução de fraudes serão mostradas em evento

Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…

22 de março de 2022

Digitalização, segurança e confiança no ensino híbrido é tema de palestra em congresso promovido pela ABED

Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…

21 de março de 2022

Acesso ao portal e-CAC exige biometria ou certificado digital

Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…

17 de março de 2022

Certificado digital já pode ser usado no Windows 11

Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…

16 de março de 2022

ALERTA: a CertiSign não realiza empréstimos mediante a compra do certificado digital

A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…

15 de março de 2022

Como fugir dos golpes durante as compras on-line na semana do consumidor

Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…

15 de março de 2022