Renovar o Certificado Digital? Para tornar simples e rápida a renovação do seu Certificado Digital e-CPF, e-CNPJ ou NF-e, desenvolvemos este manual. Ele já ajudou milhares de clientes e você pode ser o próximo.
Mas antes de renovar, ao final desse tutorial, confira as perguntas mais frequentes sobre como Renovar o Certificado Digital e aproveite para receber a nossa oferta especial.
Renovar Certificado Digital
Primeiro acesse o site exclusivo que criamos para você, acessando o link: renoveoseucertificadodigital.
1 – Clique na opção “Login com Certificado Digital”
2 – Selecione o certificado que deseja renovar e clique em “OK”
3 – Se o certificado for do tipo A3 armazenado em hardware criptográfico, você deve digitar a senha da mídia ( Token ou Cartão Inteligente )
4 – Preencha os dados solicitados, de acordo com o titular do certificado e clique em “Avançar”
5 – Clique em “Selecione o Certificado para renovar”
6 – Selecione o certificado que será renovado e clique em “Autenticar”
7 – Selecione o produto, e clique em “avançar”
8 – Nesse passo, você terá a opção de cadastrar um novo e-mail. Ele constará em seu novo Certificado Digital e também servirá para o recebimento das comunicações da Certisign.
- Se não desejar alterar, clique em “Avançar”
- Se deseja alterar, digite e confirme o novo e-mail e clique em “Avançar”
9 – Será mostrada uma mensagem informando a data que o certificado irá expirar, para prosseguir a renovação clique em “Confirmar”
10 – Após ler o termo de titularidade do certificado, clique em “avançar”
11 – O termo de titularidade é encaminhado automaticamente no e-mail que foi cadastrado
12 – Será mostrado o tipo de produto que está renovando e o valor, clique em “Avançar para pagamento”.
13 – Se você já tiver cadastro no site, preencha o seu e-mail e a senha de acesso e clique em “Avançar” ou clique em esqueci a minha senha. Se você ainda não tiver o cadastro, preencha seu CPF e o e-mail no segundo campo e clicar em “Criar Cadastro”
14 – Você será direcionado para a tela cadastro do meio de pagamento, preencha os dados e clique em avançar. (Essa senha deve ser guardada, pois será usada se for necessário retirar a 2ª via de boleto, ou a 2ª via da nota fiscal, através do site.)
15 – Escolha a opção de faturamento do pedido (Estes são os dados que constarão na nota fiscal ) e clique em “Avançar
- Escolha se o faturamento será como pessoa física ou pessoa jurídica, é importante que você saiba que essa informação não poderá ser alterada depois da emissão da nota fiscal.
16 – Em seguida escolhida a forma de pagamento entre boleto ( Itaú ou Bradesco), cartão (Visa, Mastercard, American Express, Elo, Diners e Hipercard) e Voucher e clique em “Confirmar pagamento”
17 – Após escolher a forma de pagamento, o processo de renovação será finalizado, gerando o número do pedido
18 – e para completar você receberá um e-mail de confirmação da solicitação de renovação do certificado bem como as orientações para a emissão.
Principais dúvidas sobre como renovar
1. Qual é o período de vigência do meu Certificado Digital?
A data de validade do seu Certificado Digital pode ser verificada na Central de Testes da Certisign, desde que o certificado esteja conectado/instalado no computador.
2. É necessário Renovar meu Certificado? Se sim, como?
Sim, o Certificado Digital é um documento eletrônico que possui validade, assim como a Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Identidade, Passaporte etc.
3. Solicitei a renovação do meu Certificado Digital de forma on-line. Há um prazo para realizar a emissão?
Sim. Tanto para solicitar a renovação, quanto para emitir o Certificado Digital a ser renovado, o prazo é a data limite da validade do Certificado em questão. Tenha atenção aos prazos. Lembre-se: o processo de renovação somente é concluído após a emissão do Certificado Digital.
4. Solicitei a renovação do meu Certificado Digital, efetuei o pagamento, mas não realizei a emissão dentro do prazo limite estipulado no e-mail. Como proceder?
Neste caso, será necessário realizar o procedimento de uma nova solicitação (sem custos). Entre em contato com o nosso Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) para ter acesso ao passo a passo.
5. Posso solicitar a renovação do meu Certificado Digital utilizando o sistema operacional Mac OS?
Não. O sistema Mac OS não é compatível com o processo de solicitação de renovação. Se este é o seu sistema operacional, você deve plugar o seu Certificado Digital em um computador com sistema operacional Windows para solicitar a renovação do seu Certificado Digital. Depois de emitido, o Certificado Digital pode ser utilizado no seu MAC OS.
6. Sempre que o meu Certificado Digital estiver prestes a expirar posso realizar a renovação com validação eletrônica?
Não. A renovação com validação eletrônica é limitada a uma ocorrência precedida por uma validação presencial para a emissão do Certificado Digital.
7. Posso alterar os dados do meu Certificado Digital durante a solicitação de renovação?
Renovação com validação eletrônica:
Você poderá alterar seu e-mail e o optar por um novo tipo de mídia (Cartão/Token). Qualquer outra alteração não será considerada como renovação, mas, sim, a compra de um novo Certificado Digital.
Renovação com validação presencial:
Você poderá alterar todos os dados cadastrais e optar pelo tipo A1 ou A3, escolher uma nova mídia criptográfica e definir a validade para o seu Certificado Digital.
8. Erro 604: O que devo fazer?
Este erro é causado porque já existe um pedido de renovação com o pagamento em aberto. Para ter acesso à segunda via do boleto, clique aqui.
9. Erro 400 – Acesso Negado: O que significa e o que devo fazer?
Este erro significa que você está tentando renovar o Certificado Digital sem tê-lo instalado no computador. Verifique se o Certificado Digital está instalado corretamente.
10. Posso solicitar a renovação em qualquer navegador?
Para realizar a renovação é necessário que você utilize um dos seguintes navegadores: Internet Explorer 6, Internet Explorer 7, Internet Explorer 8, Chrome ou Firefox, desde que seja no sistema operacional Windows.
O sistema Mac OS não é compatível com o processo de solicitação de renovação. Se este é o seu sistema operacional, você deve plugar o seu Certificado Digital em um computador com sistema operacional Windows para solicitar a renovação do seu Certificado Digital. Depois de emitido, o Certificado Digital pode ser utilizado no seu MAC OS.
11. Quando tenho que Renovar meu Certificado?
Recomendamos que o Certificado Digital seja renovado 45 dias antes do vencimento. Se você não é o titular do Certificado Digital e tem a responsabilidade do controle dos prazos de expiração, atenção redobrada quanto às datas, pois a validação presencial exige que o titular esteja presente. Atenção a férias e compromissos que possam dificultar este processo.
12. Quer renovar e não está com o seu Certificado Digital na máquina?
Não está com o seu certificado Digital agora, mas quer renovar com as vantagens exclusivas sem perder o prazo? Clique aqui.
13. Por que renovar o seu Certificado Digital com a CERTISIGN?
A Certisign é a Autoridade Certificadora líder da América Latina e especialista em Identificação Digital. Com mais de 2.200 Locais de Atendimento por todo o Brasil, ao longo dos seus 20 anos, já emitiu mais de 10 milhões de Certificados Digitais, possui em seu portfólio de clientes as companhias mais representativas do País e está entre as empresas mais inovadoras do Brasil, de acordo com as pesquisas “Inovação Brasil 2016”, da Strategy & Consultoria Estratégica do Network PwC, e “50 Empresas Mais Inovadoras do País”, da DOM StrategyPartners.
Agora que você já possui as informações necessárias para prosseguir com a renovação ;D. Acesse o nosso site e renove o seu Certificado Digital.
Você pode gostar de: Passo a passo de como acessar o Clube de vantagens Certisign
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Marcio
Isso tudo balela, tem uns 15 dias que estou tentando renovar o meu e-cnpje sempre da erro, falo com o suporte e eles apenas cancelam o pedido e falam para tentar de novo apos 24 horas. Vou ter que comprar outro e fazer aquela babaquice da validacao presencial
admin
Márcio,
Tentamos contato por meio do email disponibilizado, porém sem sucesso. Precisamos dos seus dados para realizar o atendimento, pois apenas pelo comentário não conseguimos identificar o erro que está ocorrendo na renovação do seu certificado.
Obrigado!
robervania
Gostaria de saber como sei a data de renovação do certificado , onde o mesmo foi implantado na empresa e eu ainda não fazia parte do quadro de colaboradores , pra não correr o risco de perder e não renovar.
admin
Robervania,
Para que o cliente possa verificar a validade do seu certificado e necessário que o mesmo faça contato com o SAC Certisign através dos telefones abaixo, tendo em mãos o CPF (certificado de pessoa física) ou CNPJ (certificado de pessoa jurídica) ou o número do pedido relativo a compra do produto. Informados esses dados o atendente fará a identificação do cliente no sistema e o tipo de produto que adquiriu.
SAC: (11) 3478-9444 (SP) | 0300 789 2378 (Outros locais).
Horário de atendimento: Seg à Sex das 08hs às 20hs (exceto feriados nacionais).
Obrigado!
Adriana Maciel
Estou tentando realizar a renovação do meu certificado porem esta dando um erro quando mando continuar e o meu certificado ja se vencera daqui a 5 dias, preciso de um retorno urgente de vocês, obrigada!
admin
Adriana Maciel,
Para que possamos responder a seu questionamento com precisão, solicitamos gentilmente que entre em contato com nosso serviço de atendimento ao cliente Certisign: http://www11.directtalk.com.br/clientes/custom/certisign/index_sac.htm, e-mail: sac@certisign.com.br ou telefone:
(11) 3478-9444 para São Paulo. Demais localidades, 0300-789-2378.
Horário de atendimento: segunda à sexta-feira, das 8h00 às 20h (exceto feriados nacionais)
Obrigado!
lúcia
Estou renovando o meu certifiacdo digital pela primeira vez, este cerficado teve validade por um ano, e está sendo vencido dia 03/07/2012, neste processo posso passar a validade do mesmo para 3 anos.
admin
Lúcia,
Estamos levantando as informações e em breve entramos em contato.
Obrigado!
admin
Lúcia,
A renovação somente poderá ser realizada pelo mesmo período de tempo do certificado anterior. Neste caso, você pode optar por uma nova aquisição de um certificado com validade de 3 anos, mas será preciso comparecer ao posto de atendimento para a validação presencial.
Obrigado!
Alexandre
Gostaria de saber se quando vencer o certificado que esta em uso (faltam menos de 15 dias) tenho que fazer alguma alteraçao para que seja reconhecido o novo certificado instalado. Eu uso para emissão de NFe.
admin
Alexandre,
Estamos levantando as informações e em breve entramos em contato.
Obrigado!
admin
Alexandre,
Como você utiliza uma aplicação que não é de propriedade da Certisign, solicitamos gentilmente, que verifique com os responsáveis pela aplicação.
Salientamos, que para utilização do certificado não é necessária nenhuma alteração, a não ser, que seja solicitada pela aplicação.
Obrigado!
RUTHNEY
Estou tentando renovar o meu certificado tem mais de 20 dias e não consigo, fica na tela verificando posição e disso não passa. ja liguei para o suporte e a resposta e que o site esta em manutenção. que porcaria de site voces tem que precisa de tanto tempo para conserto. vou esquecer esta certisgne e comprar outro certificado de uma certificadora responsavel.
Sidney
Perdi a minha senha privada. Terei que comprar um novo certificado ou basta renovar o meu certificado?
Att,
Sidney
admin
Sidney,
No momento da validação presencial é solicitado ao titular do certificado que altere a senha da mídia (cartão ou token). Esta senha é gravada diretamente no chip da mídia, ou seja, a Certisign não mantém nenhum registro desta senha em seus bancos de dados ou possui meios de recuperá-la. Lembramos também que esta senha é de responsabilidade total do titular do certificado.
Para que possamos analisar melhor a sua situação, solicitamos gentilmente, que entre em contato com nosso serviço de atendimento ao cliente Certisign. Nosso atendimento é de segunda a sexta-feira das 8:00 às 20:00 horas. (11) 34789444 / (0300) 789 2378.
Obrigado!
admin
Ruthney,
Prezado cliente, por gentileza, entrar em contato com nosso Serviço de Atendimento ao Cliente para esclarecer suas dúvidas. Nosso atendimento é de segunda a sexta-feira das 8:00 às 20:00 horas. (11) 34789444 / (0300) 789 2378.
Obrigado!
Sacha
Eu estou provando de fazer a renovação on-line de meu e-cnpj e no final depois da declaração de responsabilidade da erro 400
Assinatura inválida!
Meu certidão vai expirar dia 23 de agosto.
Qual e o problema ?
admin
Sacha,
Para que possamos responder seu questionamento com precisão, solicitamos gentilmente que entre em contato com nosso Serviço de Atendimento ao Cliente: (11) 34789444 / (0300) 789 2378. Nosso atendimento é de segunda a sexta-feira das 8:00 às 20:00 horas.
Obrigado!
Reinaldo
Reportando ao problema encontrado pelo Sacha, também obtive o mesmo problema e há 2 dias venho tentando renovar meu e-CNPJ sem sucesso. Acontece o mesmo problema na Declaração de Responsabilidade, com erro 400. Meu sistema operacional é o Windows 7, IE 9, mas o suporte já me solicitou para refazer utilizando o Mozila, Chrome, IE 8, mas nada funcionou até agora.
Tentei várias vezes falar com o suporte nível 2, sem sucesso, pois ninguém atendeu. E cada tentativa em falar com o suporte, perco cerca de 1 hora. Muito dificil!.
Acredito que só haverá uma coisa a fazer: Procurar outra certificadora.
Estou indignado!
Reinaldo
admin
Reinaldo,
Seu caso já foi encaminhado para o setor responsável, assim que obtivermos informações para a resolução de seu problema entramos em contato.
Obrigado!
rita
eu comprei um netbook na mpx
ele chegou mais quando vo abrir o navegador
diz que o certificado venceu
o que eu faço
ele e windows ce
ajuda ai
admin
Rita,
Aparentemente, pelo seu comentário, o problema ocorrido pode ter como procedência as configurações de seu computador e não o uso de um Certificado Digital ICP-Brasil (assunto tratado pelo blog). Orientamos que você entre em contato com a empresa na qual ele foi comprado ou a própria Microsoft.
Obrigado!
Diego
Olá, no processo de fazer a renovação do meu certificado A1 onde eu compro essa certificação ?
admin
Diego,
Você pode adquirir a Certificação Digital em nosso site.
Obrigado!
Marcos
A minha empresa trabalhar com leitora de cartão digital, CERTISIGN. Como eu faço para o certificado reconhecer pelo o pen drive. Muito obrigado pela atenção.
rita
eu tenho um netbook windows ce como renovar o certificado dele
admin
Marcos,
Para que possamos responder seu questionamento com precisão, solicitamos gentilmente que entre em contato com nosso Serviço de Atendimento ao Cliente: (11) 34789444 / (0300) 789 2378. Nosso atendimento é de segunda a sexta-feira das 8:00 às 20:00 horas.
Obrigado!
admin
Rita,
Para que possamos responder seu questionamento com precisão, solicitamos gentilmente que entre em contato com nosso Serviço de Atendimento ao Cliente: (11) 34789444 / (0300) 789 2378. Nosso atendimento é de segunda a sexta-feira das 8:00 às 20:00 horas.
Obrigado!
eldevaner
não consigo concluir a 1a. renoção de meu certificado cnpj. quando chega no final para confirmar aparece a mensagem: chave inacessível ou senha de acesso invalida. estou fazendo pela certifique online, pois no site da certisign não passa pela promeira fase que é a verificação. estou tentando a mais de 15 dias. tá difícil hein? ja liquei para suporte, ja baixei varios programas….
admin
Eldevaner,
Para que possamos verificar a dificuldade encontrada na utilização de seu certificado, solicitamos gentilmente que entre em contato com nosso Serviço de Atendimento ao Cliente para que possamos esclarecer as suas dúvidas. Nosso atendimento é de segunda a sexta-feira das 8:00 às 20:00 horas. (11) 34789444 / (0300) 789 2378.
Obrigado!
Liza Mantovanelli
Renovei meu certificado com a sua empresa. Abri o prot 4330294464 e disse que quando tento fazer a NF fala que p certioficado expirou. A moça foi na pagina da prefeitura e viu que meu certificado esta ativo mas ainda nao funciona. ela disse que teria que retirar o cadastro antigo e colocar um novo. onde faço isso? nunca fiz isso na vida. nunca teve um primeiro cadastro e sempre funcionou. ela me disse que tenho que falar com quem emite a nfe que é receita que eu ligo no 0800 e ta com problema. assim fica dificil um empurra para o outro. não daria para fornecer o caminho das pedras?
admin
Liza Mantovanelli,
Para que possamos verificar a dificuldade encontrada na utilização de seu certificado, solicitamos gentilmente que entre em contato com nosso Serviço de Atendimento ao Cliente para que possamos esclarecer as suas dúvidas. Nosso atendimento é de segunda a sexta-feira das 8:00 às 20:00 horas. (11) 34789444 / (0300) 789 2378.
Obrigado!
Maria Aparecida
Renovei certificado, já recebi confirmação mas não consigo concluir . Mensagem: “O dispositivo criptográfico não suporta par de chaves 2048 bits”. E agora, faço o que? Certificado vence 09/05/2013.
admin
Maria Aparecida,
Para que possamos verificar a dificuldade encontrada, solicitamos gentilmente que entre em contato com nosso Serviço de Atendimento ao Cliente para que possamos esclarecer as suas dúvidas. Nosso atendimento é de segunda a sexta-feira das 8:00 às 20:00 horas. (11) 34789444 / (0300) 789 2378.
Obrigado!
EDUARDO LIMA
BOA TARDE.
FIZ A RENOVAÇÃO, GEREI O BOLETO.
A PERGUNTA É UM POUCO OBVIA, MAS COMO É MINHA PRIMEIRA VEZ.
É SOMENTE APÓS O PAGTO. DO BOLETO QUE VEREI O PRAZO ESTENDIDO NOS DETALHES DO CERTIFICADO???
admin
Eduardo Lima,
Estamos levantando as informações e em breve entramos em contato.
Obrigado!
Maria Helena
Estou tentando renovar o certificado digital e-CNPJ porém não consigo concluir aparece a mensagem de “Erro 400” – Acesso Negado.
Fiz o “teste de verificação” sugerido pelo site porque meu token foi adquirido em 2011. O resultado foi que a renovação serial possível.
Peço orientação URGENTE pois meu certificado expira em 06/06/2013.
admin
Eduardo Lima,
A validade começa a contar a partir do momento em que o certificado é emitido, mesmo no caso de renovação. Assim que você realizar a emissão é que começará a contar a validade.
Obrigado!
admin
Maria Helena,
Para que possamos verificar a dificuldade encontrada, solicitamos gentilmente que entre em contato com nosso Serviço de Atendimento ao Cliente para que possamos esclarecer as suas dúvidas. Nosso atendimento é de segunda a sexta-feira das 8:00 às 20:00 horas. (11) 34789444 / (0300) 789 2378.
Obrigado!
ROSALIA ERNANDES NECES
ESTOU TENTANTO RENOVAR ALGUNS CERTIFICADOS CPF A3 ADQUIRIDOS EM 2010, E NÃO CONSIGO. DÁ A MENSAGEM QUE APARTIR 01/01/2012 HOUVE MUDANÇA NAS CHAVES.
TENHO QUE ADQUIRIR OUTROS.
AGUARDO RESPOSTA.
admin
Rosalia Ernandes Neces,
Para que possamos verificar a dificuldade encontrada, solicitamos gentilmente que entre em contato com nosso Serviço de Atendimento ao Cliente para que possamos esclarecer as suas dúvidas. Nosso atendimento é de segunda a sexta-feira das 8:00 às 20:00 horas. (11) 34789444 / (0300) 789 2378.
Obrigado!
Misael Reis
Para que serve o blog ? já que todas as perguntas tem a mesma resposta: “para que possamos verificar…entre em contato…”
Estou tentando renovar certificado e também com problema…hora erro 404 hora senha inválida…hora tente mais tarde…e assim não anda. Deveria ser mais prático essa renovação.
Misael Reis
admin
Misael,
Nós tentamos ajudar todos os leitores aqui no blog, porém alguns procedimentos são mais complexos, precisam de dados pessoais do cliente e também da interação com um atendente. Pedimos, por gentileza, que você tente um novo contato com o nosso Serviço de Atendimento ao Cliente para que possamos resolver a sua solicitação. Nosso atendimento é de segunda a sexta-feira das 8:00 às 20:00 horas. (11) 34789444 / (0300) 789 2378.
Obrigado!
Dennis
Renovei o certificado digital e ao acessar a conectividade social, abre uma aba de ´´solicitação de escolha do certificado´´ que trava a maquina inteira.
Certisign Explica
Dennis, apenas com estas informações não conseguimos resolver o seu problema. Desta forma, por favor, entre em contato com o nosso Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC).
SAC: (11) 3478-9444 (SP) | 0300 789 2378 (Outros locais)
Atendimento: Seg a Sex das 8hs às 20hs (exceto feriados nacionais)
Marcelle
Estou com o mesmo problema do Dennis. Renovei um certificado digital tipo A3 em token. O certificado funciona para acessar a Receita Federal. Contudo na hora de acessar o conectidade Social atraves do IE 11 o site pede para renovar o registro e daí a maquina congela. Tenho Windows 7 64 bits, já atualizei o Java e nada… O problema não é do conectividade pois tenho o certificado A1 de vários clientes e todos estão funcionando. Somente o meu que é oriundo de uma renovação A3 não está funcionando…. Eu e o técnico de informatica não sabemos mais o que fazer. Já ligamos para o suporte da Caixa e nada!
Certisign Explica
Olá, Marcelle!
Apenas com estas informações não conseguimos resolver o seu problema. Desta forma, por favor, entre em contato com o nosso Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC).
SAC: (11) 3478-9444 (SP) | 0300 789 2378 (Outros locais) | Atendimento: Seg a Sex das 8hs às 20hs (exceto feriados nacionais).
paulo
menos de 18 anos pode renova ??
GUILHERME
bom dia fiz a renovação do meu certificado mas to tentando emitir uma nota e tá dando erro (certificado expirou oque eu fasso ?) ja fiz a renovação .
Certisign Explica
É possível realizar a renovação desde que você seja o titular do Certificado Digital e o Certificado esteja válido. Ou seja: não esteja vencido. Para mais informações sobre o processo de renovação, acesse http://www.renoveseucertificado.com.br
Certisign Explica
Olá, por favor, entre em contato com o nosso Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC).
SAC: (11) 3478-9444 (SP) | 0300 789 2378 (Outros locais) | Atendimento: Seg a Sex das 8hs às 20hs (exceto feriados nacionais).
Leonardo
Olá, estou com uma dúvida que meu TI não soube me responder. Pode me ajudar?
Fiz a renovação do certificado, instalei e está funcionando normalmente, porém agora em meu navegador(IE) possuo dois certificados idênticos, mesmo CNPJ, mesmo nome, mas com duas datas de validades diferentes.
Uma consta como vencida, enquanto a outra está com a data correta.
Fiz a exclusão manualmente através do navegador porém, caso o certificado seja removido por qualquer motivo ou a máquina onde ele está seja reiniciada, os dois voltam a aparecer.
Há alguma forma de deixar apenas o certificado que é válido(Dentro da data de validade) aparecendo permanentemente?
Obrigado.
Jeferson
Bom dia, meu certificado vence em 2017, mas desde que instalei o novo programa de NF-e, não consegui realizar uma emissão de Nota, quando vou assinar aparece a mensagem que o certificado está vencido, o que eu faço?
Certisign
Olá Leonardo,
Primeiramente, desculpe a demora. Preciso, por favor, que indique o número do CPF do responsável na Receita Federal pelo Certificado. Com essa informação, vamos buscar no sistema o seu pedido e direcioná-lo ao suporte.
No aguardo e à disposição.
Equipe Certisign Explica
Certisign
Isaac,
Desculpe a demora em responder.
Caso ainda não tenha solucionado o seu problema, peço, por favor, que me encaminhe o seu CPF e telefone para contato.
Obrigada!
Equipe Certisign Explica
Certisign
Olá Gilmar,
Desculpe a demora em responder.
Caso ainda não tenha solucionado o seu problema, peço, por favor, que me encaminhe o seu CPF e telefone para contato.
Obrigada!
Equipe Certisign Explica
Certisign
Bom dia, Arlete.
Caso ainda tenha essa dúvida, por favor, me responda a mensagem informando o seu telefone e cpf para contato.
Obrigada
Equipe Certisign Explica
Certisign
Olá Jeferson, tudo bem? Bom dia!
Por gentileza, informe o seu telefone e CPF para que possamos verificar o seu caso.
Obrigada,
Equipe Certisign Explica