Categorias: Renovação

Renovar Certificado Digital – Passo a Passo

Renovar o Certificado Digital? Para tornar simples e rápida a renovação do seu Certificado Digital e-CPF, e-CNPJ ou NF-e, desenvolvemos este manual. Ele já ajudou milhares de clientes e você pode ser o próximo.

Mas antes de renovar, ao final desse tutorial, confira as perguntas mais frequentes sobre como Renovar o Certificado Digital e aproveite para receber a nossa oferta especial.

Renovar Certificado Digital

Primeiro acesse o site exclusivo que criamos para você, acessando o link: renoveoseucertificadodigital.

1 – Clique na opção “Login com Certificado Digital

2 – Selecione o certificado que deseja renovar e clique em “OK

3 – Se o certificado for do tipo A3 armazenado em hardware criptográfico, você deve digitar a senha da mídia ( Token ou Cartão Inteligente )

4 – Preencha os dados solicitados, de acordo com o titular do certificado e clique em “Avançar”

5 – Clique em “Selecione o Certificado para renovar

6 – Selecione o certificado que será renovado e clique em “Autenticar

7 – Selecione o produto, e clique em “avançar”

8 – Nesse passo, você terá a opção de cadastrar um novo e-mail. Ele constará em seu novo Certificado Digital e também servirá para o recebimento das comunicações da Certisign.

  • Se não desejar alterar, clique em “Avançar”
  • Se deseja alterar, digite e confirme o novo e-mail e clique em “Avançar”

9 – Será mostrada uma mensagem informando a data que o certificado irá expirar, para prosseguir a renovação clique em “Confirmar”

10 – Após ler o termo de titularidade do certificado, clique em “avançar”

11 – O termo de titularidade é encaminhado automaticamente no e-mail que foi cadastrado

12 – Será mostrado o tipo de produto que está renovando e o valor, clique em “Avançar para pagamento”.

13 – Se você já tiver cadastro no site, preencha o seu e-mail e a senha de acesso e clique em “Avançar” ou clique em esqueci a minha senha. Se você ainda não tiver o cadastro, preencha seu CPF e o e-mail no segundo campo e clicar em “Criar Cadastro

14 – Você será direcionado para a tela cadastro do meio de pagamento, preencha os dados e clique em avançar. (Essa senha deve ser guardada, pois será usada se for necessário retirar a 2ª via de boleto, ou a 2ª via da nota fiscal, através do site.)

15 – Escolha a opção de faturamento do pedido (Estes são os dados que constarão na nota fiscal ) e clique em “Avançar

  • Escolha se o faturamento será como pessoa física ou pessoa jurídica, é importante que você saiba que essa informação não poderá ser alterada depois da emissão da nota fiscal.

16 – Em seguida escolhida a forma de pagamento entre boleto ( Itaú ou Bradesco), cartão (Visa, Mastercard, American Express, Elo, Diners e Hipercard) e Voucher e clique em “Confirmar pagamento

17 –  Após escolher a forma de pagamento, o processo de renovação será finalizado, gerando o número do pedido

18 – e para completar você receberá um e-mail de confirmação da solicitação de renovação do certificado bem como as orientações para a emissão.

Principais dúvidas sobre como renovar

1. Qual é o período de vigência do meu Certificado Digital?

A data de validade do seu Certificado Digital pode ser verificada na Central de Testes da Certisign, desde que o certificado esteja conectado/instalado no computador.

2. É necessário Renovar meu Certificado? Se sim, como?

Sim, o Certificado Digital é um documento eletrônico que possui validade, assim como a Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Identidade, Passaporte etc.

3. Solicitei a renovação do meu Certificado Digital de forma on-line. Há um prazo para realizar a emissão?

Sim. Tanto para solicitar a renovação, quanto para emitir o Certificado Digital a ser renovado, o prazo é a data limite da validade do Certificado em questão. Tenha atenção aos prazos. Lembre-se: o processo de renovação somente é concluído após a emissão do Certificado Digital.

4. Solicitei a renovação do meu Certificado Digital, efetuei o pagamento, mas não realizei a emissão dentro do prazo limite estipulado no e-mail. Como proceder?

Neste caso, será necessário realizar o procedimento de uma nova solicitação (sem custos). Entre em contato com o nosso Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) para ter acesso ao passo a passo.

5. Posso solicitar a renovação do meu Certificado Digital utilizando o sistema operacional Mac OS?

Não. O sistema Mac OS não é compatível com o processo de solicitação de renovação. Se este é o seu sistema operacional, você deve plugar o seu Certificado Digital em um computador com sistema operacional Windows para solicitar a renovação do seu Certificado Digital. Depois de emitido, o Certificado Digital pode ser utilizado no seu MAC OS.

6. Sempre que o meu Certificado Digital estiver prestes a expirar posso realizar a renovação com validação eletrônica?

Não. A renovação com validação eletrônica é limitada a uma ocorrência precedida por uma validação presencial para a emissão do Certificado Digital.

7. Posso alterar os dados do meu Certificado Digital durante a solicitação de renovação?

Renovação com validação eletrônica:

Você poderá alterar seu e-mail e o optar por um novo tipo de mídia (Cartão/Token). Qualquer outra alteração não será considerada como renovação, mas, sim, a compra de um novo Certificado Digital.

Renovação com validação presencial:

Você poderá alterar todos os dados cadastrais e optar pelo tipo A1 ou A3, escolher uma nova mídia criptográfica e definir a validade para o seu Certificado Digital.

8. Erro 604: O que devo fazer?

Este erro é causado porque já existe um pedido de renovação com o pagamento em aberto. Para ter acesso à segunda via do boleto, clique aqui.

9. Erro 400 – Acesso Negado: O que significa e o que devo fazer?

Este erro significa que você está tentando renovar o Certificado Digital sem tê-lo instalado no computador. Verifique se o Certificado Digital está instalado corretamente.

10. Posso solicitar a renovação em qualquer navegador?

Para realizar a renovação é necessário que você utilize um dos seguintes navegadores: Internet Explorer 6, Internet Explorer 7, Internet Explorer 8, Chrome ou Firefox, desde que seja no sistema operacional Windows.

O sistema Mac OS não é compatível com o processo de solicitação de renovação. Se este é o seu sistema operacional, você deve plugar o seu Certificado Digital em um computador com sistema operacional Windows para solicitar a renovação do seu Certificado Digital. Depois de emitido, o Certificado Digital pode ser utilizado no seu MAC OS.

11. Quando tenho que Renovar meu Certificado?

Recomendamos que o Certificado Digital seja renovado 45 dias antes do vencimento. Se você não é o titular do Certificado Digital e tem a responsabilidade do controle dos prazos de expiração, atenção redobrada quanto às datas, pois a validação presencial exige que o titular esteja presente. Atenção a férias e compromissos que possam dificultar este processo.

12. Quer renovar e não está com o seu Certificado Digital na máquina?

Não está com o seu certificado Digital agora, mas quer renovar com as vantagens exclusivas sem perder o prazo? Clique aqui.

13. Por que renovar o seu Certificado Digital com a CERTISIGN?

A Certisign é a Autoridade Certificadora líder da América Latina e especialista em Identificação Digital. Com mais de 2.200 Locais de Atendimento por todo o Brasil, ao longo dos seus 20 anos, já emitiu mais de 10 milhões de Certificados Digitais, possui em seu portfólio de clientes as companhias mais representativas do País e está entre as empresas mais inovadoras do Brasil, de acordo com as pesquisas “Inovação Brasil 2016”, da Strategy & Consultoria Estratégica do Network PwC, e “50 Empresas Mais Inovadoras do País”, da DOM StrategyPartners.

Agora que você já possui as informações necessárias para prosseguir com a renovação ;D. Acesse o nosso site e renove o seu Certificado Digital.

Você pode gostar de: Passo a passo de como acessar o Clube de vantagens Certisign

Esse conteúdo foi útil?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Ver comentários

  • Isso tudo balela, tem uns 15 dias que estou tentando renovar o meu e-cnpje sempre da erro, falo com o suporte e eles apenas cancelam o pedido e falam para tentar de novo apos 24 horas. Vou ter que comprar outro e fazer aquela babaquice da validacao presencial

    • Márcio,

      Tentamos contato por meio do email disponibilizado, porém sem sucesso. Precisamos dos seus dados para realizar o atendimento, pois apenas pelo comentário não conseguimos identificar o erro que está ocorrendo na renovação do seu certificado.

      Obrigado!

  • Gostaria de saber como sei a data de renovação do certificado , onde o mesmo foi implantado na empresa e eu ainda não fazia parte do quadro de colaboradores , pra não correr o risco de perder e não renovar.

    • Robervania,

      Para que o cliente possa verificar a validade do seu certificado e necessário que o mesmo faça contato com o SAC Certisign através dos telefones abaixo, tendo em mãos o CPF (certificado de pessoa física) ou CNPJ (certificado de pessoa jurídica) ou o número do pedido relativo a compra do produto. Informados esses dados o atendente fará a identificação do cliente no sistema e o tipo de produto que adquiriu.

      SAC: (11) 3478-9444 (SP) | 0300 789 2378 (Outros locais).
      Horário de atendimento: Seg à Sex das 08hs às 20hs (exceto feriados nacionais).

      Obrigado!

  • Estou tentando realizar a renovação do meu certificado porem esta dando um erro quando mando continuar e o meu certificado ja se vencera daqui a 5 dias, preciso de um retorno urgente de vocês, obrigada!

  • Estou renovando o meu certifiacdo digital pela primeira vez, este cerficado teve validade por um ano, e está sendo vencido dia 03/07/2012, neste processo posso passar a validade do mesmo para 3 anos.

    • Lúcia,

      A renovação somente poderá ser realizada pelo mesmo período de tempo do certificado anterior. Neste caso, você pode optar por uma nova aquisição de um certificado com validade de 3 anos, mas será preciso comparecer ao posto de atendimento para a validação presencial.

      Obrigado!

  • Gostaria de saber se quando vencer o certificado que esta em uso (faltam menos de 15 dias) tenho que fazer alguma alteraçao para que seja reconhecido o novo certificado instalado. Eu uso para emissão de NFe.

    • Alexandre,

      Como você utiliza uma aplicação que não é de propriedade da Certisign, solicitamos gentilmente, que verifique com os responsáveis pela aplicação.

      Salientamos, que para utilização do certificado não é necessária nenhuma alteração, a não ser, que seja solicitada pela aplicação.

      Obrigado!

  • Estou tentando renovar o meu certificado tem mais de 20 dias e não consigo, fica na tela verificando posição e disso não passa. ja liguei para o suporte e a resposta e que o site esta em manutenção. que porcaria de site voces tem que precisa de tanto tempo para conserto. vou esquecer esta certisgne e comprar outro certificado de uma certificadora responsavel.

    • Ruthney,

      Prezado cliente, por gentileza, entrar em contato com nosso Serviço de Atendimento ao Cliente para esclarecer suas dúvidas. Nosso atendimento é de segunda a sexta-feira das 8:00 às 20:00 horas. (11) 34789444 / (0300) 789 2378.

      Obrigado!

    • Sidney,

      No momento da validação presencial é solicitado ao titular do certificado que altere a senha da mídia (cartão ou token). Esta senha é gravada diretamente no chip da mídia, ou seja, a Certisign não mantém nenhum registro desta senha em seus bancos de dados ou possui meios de recuperá-la. Lembramos também que esta senha é de responsabilidade total do titular do certificado.

      Para que possamos analisar melhor a sua situação, solicitamos gentilmente, que entre em contato com nosso serviço de atendimento ao cliente Certisign. Nosso atendimento é de segunda a sexta-feira das 8:00 às 20:00 horas. (11) 34789444 / (0300) 789 2378.

      Obrigado!

  • Eu estou provando de fazer a renovação on-line de meu e-cnpj e no final depois da declaração de responsabilidade da erro 400

    Assinatura inválida!

    Meu certidão vai expirar dia 23 de agosto.

    Qual e o problema ?

    • Sacha,

      Para que possamos responder seu questionamento com precisão, solicitamos gentilmente que entre em contato com nosso Serviço de Atendimento ao Cliente: (11) 34789444 / (0300) 789 2378. Nosso atendimento é de segunda a sexta-feira das 8:00 às 20:00 horas.

      Obrigado!

  • Reportando ao problema encontrado pelo Sacha, também obtive o mesmo problema e há 2 dias venho tentando renovar meu e-CNPJ sem sucesso. Acontece o mesmo problema na Declaração de Responsabilidade, com erro 400. Meu sistema operacional é o Windows 7, IE 9, mas o suporte já me solicitou para refazer utilizando o Mozila, Chrome, IE 8, mas nada funcionou até agora.

    Tentei várias vezes falar com o suporte nível 2, sem sucesso, pois ninguém atendeu. E cada tentativa em falar com o suporte, perco cerca de 1 hora. Muito dificil!.

    Acredito que só haverá uma coisa a fazer: Procurar outra certificadora.

    Estou indignado!

    Reinaldo

    • Reinaldo,

      Seu caso já foi encaminhado para o setor responsável, assim que obtivermos informações para a resolução de seu problema entramos em contato.

      Obrigado!

  • eu comprei um netbook na mpx
    ele chegou mais quando vo abrir o navegador
    diz que o certificado venceu
    o que eu faço
    ele e windows ce
    ajuda ai

    • Rita,

      Aparentemente, pelo seu comentário, o problema ocorrido pode ter como procedência as configurações de seu computador e não o uso de um Certificado Digital ICP-Brasil (assunto tratado pelo blog). Orientamos que você entre em contato com a empresa na qual ele foi comprado ou a própria Microsoft.

      Obrigado!

Posts recentes

CIO Brasil 2022: soluções de identificação digital e redução de fraudes serão mostradas em evento

Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…

22 de março de 2022

Digitalização, segurança e confiança no ensino híbrido é tema de palestra em congresso promovido pela ABED

Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…

21 de março de 2022

Acesso ao portal e-CAC exige biometria ou certificado digital

Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…

17 de março de 2022

Certificado digital já pode ser usado no Windows 11

Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…

16 de março de 2022

ALERTA: a CertiSign não realiza empréstimos mediante a compra do certificado digital

A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…

15 de março de 2022

Como fugir dos golpes durante as compras on-line na semana do consumidor

Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…

15 de março de 2022