Atualmente, de acordo com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o país já ultrapassou a marca de 1 milhão de Advogados. É um número impressionante e, mais do que isso, que deixa claro que não é fácil se destacar em um mercado com tantos profissionais disponíveis. Para fazer a diferença, não basta se graduar em Direito e passar no exame da OAB, é preciso “pensar fora da caixa” e estar atento às oportunidades de inovar como Advogado. Levantamos algumas sugestões para ajudar nesta desafiadora tarefa. Confira:
Faz parte da rotina do Advogado a leitura e o estudo, até mesmo para estar a par das novidades em termos de legislação e melhor orientar os clientes. No entanto, quando dizemos para estar aberto aos estudos, a ideia é que o profissional não deve restringir sua atualização somente ao conteúdo jurídico, mas sim buscar temas e cursos de outras áreas que podem ser complementares ou abrir novas portas:
• Empreendedorismo,
• Administração,
• Finanças,
• Gestão,
• Visual Law e
• Entre muitas que podem ser pertinentes.
Muitos temas novos surgiram nos últimos anos no Direito:
• Proteção de Dados,
• Startups,
• Direito da Moda,
• Inclusão das minorias e
• Entre outras.
Conforme a sociedade vai evoluindo e se modernizando, vão aparecendo novos nichos e tendências, muitas vezes ainda com pouca ou nenhuma regulação.
Estar de olho nessas oportunidades e se preparar desde o começo para atuar nestes novos campos pode ser um excelente caminho para se destacar no Direito.
O perfil de Empreendedores no Direito é muito valorizado nos dias de hoje. Profissionais dispostos a correr riscos, a arregaçar as mangas para construir algo do zero também pode dar espaço a trajetórias de carreiras muito mais atraentes.
Aqui, as possibilidades são variadas: desde abrir um escritório, ministrar cursos online, criar uma lawtech ou legaltech, entre outras opções, já que o espaço para o Empreendedorismo no Brasil ainda é muito grande e vai além do Advogar.
Independentemente da área e do empreendimento, é fundamental ter em mente que é preciso sempre contar com o que há de melhor em tecnologia para se atingir melhores resultados. Além disso, apesar de ainda não ser uma matéria abordada na maioria das faculdades de Direito, a gestão do negócio é imprescindível e não pode ser negligenciada.
Para estes dois pontos, é muito importante contar com parceiros que entendem a fundo estes temas e que possam traçar um plano estruturado além de oferecer boas soluções.
Muitos Advogados ainda têm receio de fazer qualquer ação devido às restrições do Código de ética e Disciplina da OAB. No entanto, é preciso quebrar este paradigma e entender tudo o que pode ser feito neste quesito, principalmente em relação ao Marketing Digital, que no geral tem baixo custo e traz excelentes resultados.
Outra sugestão é observar o que os escritórios dos Estados Unidos e Europa (onde há mais liberdade para os Advogados em relação ao Marketing) têm feito de interessante neste sentido e definir o que poderia ser devidamente adaptado para o Brasil.
Quem tem Certificado Digital emitido pela AC-OAB pode assinar gratuitamente, por mês, 100 documentos no Portal de Assinaturas OAB.
Gostou das dicas? Compartilhe com a gente o que você vem fazendo para ser um profissional mais inovador no Direito.
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