Muitos Contadores atendem micro e pequenos empresários. Isso inclui se envolver com todo o trâmite com abertura de empresas, como, por exemplo, dar entrada aos processos burocráticos, cuidar do registro de marca, e até mesmo, sugerir a criação de uma planilha de gastos para que empreendedor tenha controle do quanto vai desembolsar financeiramente neste período.
PME’s obtém desconto de 60% no registro de marca
Uma boa notícia para os Contadores e seus clientes é que o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) decidiu manter o desconto de 60% nos preços dos serviços de propriedade industrial para as microempresas, empresas de pequeno porte e para os microempreendedores individuais (MEIs).
Com isso, os empresários terão um gasto a menos para considerar. E ter este conhecimento torna o Contador mais eficiente e com maior credibilidade perante os seus clientes.
Quem tem direito
Segundo o Inpi, o desconto valerá para serviços relativos a:
- Patentes,
- Marcas,
- Desenhos industriais,
- Indicações geográficas,
- Contratos de licença,
- Transferência de tecnologia, e
- Franquia.
A redução também é válida para cooperativas; instituições de ensino e pesquisa; entidades sem fins lucrativos e órgãos públicos. Mas apenas se os pedidos forem referentes a atos próprios.
As pessoas físicas também têm direito ao desconto, porém, não pode ter participação societária em empresas do mesmo ramo da empresa requerente do registro.
Como funciona o registro de marca?
Registrar uma marca é necessário, mas nem sempre tão simples. E nem toda PME tem como pagar pelos serviços de empresas e profissionais especializados em registros de marcas e patentes. Portanto, se o Contador puder ajudar neste quesito, ainda que de forma básica, terá um diferencial relevante o suficiente para aumentar seus honorários.
Nestes casos é preciso acompanhar a tramitação do processo. Isso porque o Inpi pode tanto aprovar a solicitação, quanto reprová-la. O que acontecerá se o pedido não se encaixar dentro das normas do Instituto.
Os requisitos são estes:
- Que a marca seja exclusiva;
- Ineditismo (que não haja registro anterior);
- Não ser excessivamente parecida com uma já existente, para não gerar confusão; e
- Não fazer referência a outra marca que seja pública e bastante difundida.
Se tudo estiver certo, será necessário pagar mais uma taxa, para manter o registro válido por 10 anos. Este período pode ser renovado.
Mais vantagens para você:
Outro ponto importante para qualquer profissional contábil é participar do Clube do Contador da Certisign. Isso porque, para cada indicação você ganhará um percentual sobre a venda dos Certificados Digitais que seus clientes precisarão nas atividades do novo negócio. O que torna o atendimento a PMEs mais vantajoso, do ponto de vista financeiro. É gratuito, fácil e bem rápido. Para saber mais é só se cadastrar no formulário abaixo.
Você pode gostar: Imposto de Renda 2019: fique atento aos detalhes do pagamento da restituição
Esse conteúdo foi útil?
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!