Perda de documentos, transtorno que pode ser evitado

Perder documentos é sempre uma dor de cabeça, seja por furto, roubo, assalto, esquecimento ou extravio. Não importa o motivo e muito menos se a pessoa é física ou jurídica: ela terá muito mais incômodo do que simplesmente tirar novas vias. Em resumo, esse episódio corresponde a perder a identidade, ou seja, a pessoa deixa de viver momentaneamente até que consiga recuperá-los.

Quando se trata de empresas, a estimativa da Associação Brasileira das Empresas de Gerenciamento de Documentos – ABGD é que as organizações perdem um documento a cada 12 segundos. Por isso, o sócio diretor da Attend Assessoria, Consultoria e Auditoria, Sandro Rodrigues recomenda todo o zelo com envio e recebimento de documentações. Para evitar quaisquer problemas, ele conta que seu escritório realiza protocolos com o máximo de detalhes possíveis sobre os papéis que circulam dentro e fora do ambiente de trabalho. “O objetivo é nos assegurarmos para evitar extravios. Como atualmente enviamos a maioria dos documentos de forma virtual, garantimos um controle de auditoria eletrônica”.

Reforçando este conceito, o contador e sócio-diretor da NTW Contabilidade, unidade Barro Preto, Antônio Fraga, lembra que a perda de documentos pode trazer vários transtornos, como multas e juros. E, dependendo do valor, pode comprometer a vida financeira de um escritório contábil. Outros impactos são Certidão Negativa de Débitos – CND positivas na falta de pagamento de impostos; apuração equivocada do valor do imposto se uma Nota Fiscal for extraviada; falhas na informação para realizar a contabilização; enfim, cada documento provoca um impacto diferente. “Uma das premissas da Contabilidade é justamente a confiabilidade e confidencialidade das informações”.

Para melhorar o fluxo de documentos no ambiente corporativo, bem como diminuir o espaço físico para a guarda de papéis, a Certisign desenvolveu a solução perfeita: o Portal de Assinaturas Certisign, por meio desta plataforma, você pode assinar qualquer tipo de documento eletrônico e com validade jurídica. Bastar ter um Certificado Digital ICP-Brasil e acesso à internet.

A ferramenta garante total controle sobre os documentos, com margem zero de extravio. Com ele somente as pessoas autorizadas irão manusear os papéis eletronicamente dentro e fora da empresa. Conheça um pouco mais no vídeo abaixo:

Contador: economize tempo e recursos assinando digitalmente e com validade jurídica. Experimente agora os 10 documentos gratuitos que tem direito no Portal de Assinaturas Certisign.

Esse conteúdo foi útil?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Posts recentes

CIO Brasil 2022: soluções de identificação digital e redução de fraudes serão mostradas em evento

Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…

22 de março de 2022

Digitalização, segurança e confiança no ensino híbrido é tema de palestra em congresso promovido pela ABED

Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…

21 de março de 2022

Acesso ao portal e-CAC exige biometria ou certificado digital

Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…

17 de março de 2022

Certificado digital já pode ser usado no Windows 11

Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…

16 de março de 2022

ALERTA: a CertiSign não realiza empréstimos mediante a compra do certificado digital

A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…

15 de março de 2022

Como fugir dos golpes durante as compras on-line na semana do consumidor

Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…

15 de março de 2022