Pesquisa aponta que a prática do Direito está mais tecnológica

Como costumamos dizer aqui no Advocacia Digital, não dá mais fugir da tecnologia. Nem há motivos para evitá-la na verdade, já que essa evolução que temos acompanhados nos últimos anos facilita o trabalho de muitos profissionais. Tanto que uma pesquisa divulgada esta semana aponta que aproximadamente 90% dos Advogados investem em tecnologias para aumentar a produtividade no trabalho. O levantamento, feito pelo site Previdenciarista, entrevistou 874 profissionais em todo o Brasil.

Apesar de ser um número relativamente baixo considerando o percentual de profissionais atuantes no país, uma coisa é certa: raramente vamos encontrar um profissional do Direito que nunca tenha baixado um aplicativo para ajudar nas tarefas cotidianas, seja um organizador de trabalhos, o Certificado Digital no smartphone, uma agenda com alertas para atividades importantes ou mesmo um bloco de notas que seja integrado ao e-mail.

Segundo o site organizador da pesquisa, o levantamento proporcionou também um perfil deste profissional: 84% dos Advogados atuam na área civil, seguidos por trabalhista, 67%, e área da família, 60%. Aproximadamente 65% dos entrevistados são donos dos próprios escritórios e 20% possuem sociedade com outros Advogados.

Para Renan Oliveira, cofundador do Previdenciarista, o Direito precisa se adaptar às novas tecnologias, o que faz com que muitos profissionais enxerguem nas plataformas e aplicativos como seus fortes aliados. “Conhecidas como Lawtechs, essas empresas fornecem produtos e serviços que atendem ás demandas de Advogados, escritórios e departamentos jurídicos utilizando inovações tecnológicas. São softwares, aplicativos e plataformas que transformam a rotina desses profissionais, que agora podem gerir seus escritórios e processos, fazer consultas de matérias e até mesmo ter acesso a modelos de petições para facilitar o trabalho em ações judiciais“, explica.

Além de utilizar a tecnologia a seu favor, os Advogados precisam entender como elas funcionam e como as relações humanas se desenvolvem neste tipo de ambiente, já que muitas das ações que encontrarão em suas carreiras envolvem o ambiente digital. Calúnia e difamação em redes sociais, roubo/sequestro de dados por hackers e até mesmo fotos divulgadas online que podem ser usadas como prova de crimes. É preciso estar pronto para lidar com novas demandas, então, em vez de lutar contra a mudança, use-a a elas em seu próprio favor.

Você pode gostar de: Advogados usam QR Code em petições para facilitar comunicação com juízes

Aproveite a promoção Certisign, adquirindo ou renovando o seu certificado Digital OAB no período de 23/03/2018 às 00h00 até 12/06/2018 às 23h59 (horário de Brasília) você concorre a 11 viagens para a Rússia. Saiba como participar.

Esse conteúdo foi útil?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Posts recentes

CIO Brasil 2022: soluções de identificação digital e redução de fraudes serão mostradas em evento

Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…

22 de março de 2022

Digitalização, segurança e confiança no ensino híbrido é tema de palestra em congresso promovido pela ABED

Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…

21 de março de 2022

Acesso ao portal e-CAC exige biometria ou certificado digital

Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…

17 de março de 2022

Certificado digital já pode ser usado no Windows 11

Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…

16 de março de 2022

ALERTA: a CertiSign não realiza empréstimos mediante a compra do certificado digital

A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…

15 de março de 2022

Como fugir dos golpes durante as compras on-line na semana do consumidor

Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…

15 de março de 2022