Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) adere à Certificação Digital no Departamento de Saúde e Assistência ao Pessoal

A Certisign ampliou a parceria com a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). Agora, a instituição utiliza também a Certificação Digital Certisign integrada ao Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) para a desmaterialização de processos do Departamento de Saúde e Assistência ao Pessoal.

Anteriormente, desde 2011, somente a Diretoria de Controle Contábil utilizava Certificados Digitais. Com a integração ao PEP, todos os setores da PMDF passarão a utilizar a tecnologia – totalizando 504 profissionais.

Entenda o PEP
O PEP é a integração de todos os prontuários médicos e odontológicos de um paciente em um único sistema que, quando utilizado com Certificado Digital, elimina totalmente o uso do papel. Ou seja: o PEP é a única solução que possibilita registrar informações médicas, autorizar exames, liberar resultados, autorizar internações e armazenar receitas médicas eletronicamente, com a possibilidade de acompanhamento de todas as informações e sem a necessidade de impressão.

“Na prática, o uso do PEP reduz custos operacionais, agiliza processos e ainda preserva as informações dos pacientes. Todo o histórico fica sistematizado e disponível para consultas. Sem contar os benefícios relacionados ao meio ambiente, pois todos os documentos tornam-se eletrônicos e, portanto, são armazenados da mesma maneira”, afirma Julio Cosentino – vice-presidente da Certisign.

Mais segurança e agilidade
Para o Departamento de Saúde e Assistência ao Pessoal, a utilização de Certificados Digitais permitirá a adequação ao Sistema de Registro Eletrônico em Saúde da PMDF ao Nível de Garantia de Segurança 2 (NGS2) preconizado pela Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS) e exigido pelos Conselhos Federais de Medicina e Odontologia (CFM e CFO).

Cerca de 136 mil prontuários médicos e odontológicos, contendo aproximadamente sete milhões de folhas de papel, foram digitalizados seguindo a resolução 1821/2007 do Conselho Federal de Medicina (CFM).

Esta resolução aprova as normas técnicas concernentes à digitalização e uso dos sistemas informatizados para a guarda e manuseio dos documentos dos prontuários dos pacientes, autorizando a eliminação do papel e a troca de informação identificada em saúde, desde que, entre outros processos, a documentação seja assinada com Certificado Digital ICP-Brasil.

Com a digitalização assegurada pelo uso da Certificação Digital, uma área de 200 metros quadrados com estantes abarrotadas de prontuários foi reduzida à apenas 105 gigabytes de dados. “Além da liberação do espaço temos segurança no armazenamento destes prontuários, pois a digitalização permitiu que criássemos uma redundância que seria absolutamente inviável com o uso de cópias em papel”, explica o Tenente Coronel Alexandre Saud, Chefe do Núcleo de Tecnologia da Informação, do Departamento de Saúde e Assistência ao Pessoal da Polícia Militar do Distrito Federal.

“Antigamente um auxiliar demorava pelo menos 15 minutos para trazer um prontuário ao médico. Isto agora é feito em segundos. Na área administrativa, no mínimo, um documento era impresso, assinado, carimbado, escaneado, tramitado na intranet e depois enviado fisicamente. Com o uso dos Certificados Digitais, o documento será assinado digitalmente e tramitado apenas na esfera eletrônica”, complementa Saud.

Relacionadas:

Processos na área de saúde de Vitória, agora, são 90% digitais

Assinatura digital reduz custos em até 30% e agiliza processos

Esse conteúdo foi útil?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Posts recentes

CIO Brasil 2022: soluções de identificação digital e redução de fraudes serão mostradas em evento

Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…

22 de março de 2022

Digitalização, segurança e confiança no ensino híbrido é tema de palestra em congresso promovido pela ABED

Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…

21 de março de 2022

Acesso ao portal e-CAC exige biometria ou certificado digital

Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…

17 de março de 2022

Certificado digital já pode ser usado no Windows 11

Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…

16 de março de 2022

ALERTA: a CertiSign não realiza empréstimos mediante a compra do certificado digital

A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…

15 de março de 2022

Como fugir dos golpes durante as compras on-line na semana do consumidor

Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…

15 de março de 2022