Este novo cenário corporativo só evidencia a importância de um Contador para os negócios. Isso porque, apesar da alta tecnologia e automação dos órgãos arrecadadores, a burocracia, o cipoal tributário e as exigências de obrigações acessórias permanecem estagnados.
O Contador é essencial em qualquer empresa
Em primeiro lugar, de acordo com o nosso Código Civil, toda empresa deve sim seguir um sistema de contabilidade e apresentar, uma vez por ano, o balanço patrimonial – uma demonstração contábil designada a comprovar, qualitativa e quantitativamente, a situação econômica e patrimonial da empresa, entidade do terceiro setor ou órgão governamental.
Pois bem. Só este seria um motivo básico para empresas terem um Contador, certo? Sim, mas podem ter certeza de que há muitas outras justificativas, e hoje nos dedicaremos a destacar as determinantes que fazem dos profissionais das Ciências Contábeis agentes cada vez mais requisitados (e demandados) pelo mercado.
Formalização de empresas
Independentemente do porte ou do segmento, desde a abertura até o fechamento da empresa a presença do Contador torna-se essencial. Qualquer pessoa que vá constituir um novo negócio sabe que essa tarefa é bem mais fácil se buscar a ajuda de um profissional da contabilidade, já que ele é capaz de reduzir aspectos burocráticos e até mesmo o período de espera para que a empresa comece logo a funcionar.
E quando se tem um plano em mente, não há nada mais desgastante do que ter de esperar para colocá-lo em prática, certo?
Papel do Contador
Neste processo, ainda de abertura da pessoa jurídica, o Contador é o responsável por fazer todo o planejamento, assegurando que não haja desperdício do que é mais importante para qualquer pessoa que trabalhe (ainda mais na sua própria empresa): o dinheiro.
É o Contador que será incumbido de escolher o regime tributário adequado, bem como a estratégia do novo negócio, essencial para a eficácia de uma boa administração, equilíbrio e saúde das finanças.
E engana-se quem pensa que o trabalho deste profissional acaba aqui. Hoje, é necessário que o Contador acompanhe de perto toda a operação do negócio, em todas as suas fases. É de sua incumbência saber se o empreendedor está ou não jogando dinheiro fora, falando num português bem claro.
Desta forma, o propósito do profissional contábil para empreendedores pessoas físicas e jurídicas é, justamente, reduzir os gastos desnecessários com impostos, taxas e contribuições e certificar que esse dinheiro seja convergido para outras precedências.
Ao contribuir com planejamento e dados exatos, é sempre sua função auxiliar o empresário na tomada de decisões, informando e fornecendo dados para que todas as ações sejam feitas de forma assertiva. Resumindo: a participação do profissional contábil é a chave para o sucesso do negócio.
Clube do Contador Certisign
Além disso, uma boa dica para os Contadores é participar do Clube do Contador da Certisign. Como associado, o profissional da Contabilidade pode revender Certificados Digitais e ainda ganhar uma comissão por isso. Além disso, o cadastro no Clube é gratuito.
Você pode gostar de: Nota Fiscal poderá ser emitida com Certificado Digital e-CPF
Esse conteúdo foi útil?
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!