Conheça os benefícios do Portal de Assinaturas para advogados

A assinatura digital está cada vez mais presente no cotidiano de pessoas físicas, jurídicas e órgãos governamentais. No direito não é diferente, ela é o meio mais seguro de certificação de autenticidade de documentos.

A produção de peças processuais, o uso do certificado digital e o peticionamento eletrônico são exemplos disso. Se a tecnologia tornou-se tão necessária, que tal contar com uma empresa de confiança para gerir esses processos? Você já conhece o Portal de Assinaturas para advogados?

Neste texto, você vai descobrir como ele funciona e quais as vantagens que ele oferece. Confira!

O que é o Portal de Assinaturas para advogados

A assinatura digital para advogados é uma realidade não só nos escritórios de advocacia como nas rotinas dos tribunais. Com o uso do certificado digital, por exemplo, alguns procedimentos não precisam ser realizados presencialmente. Portanto, essas inovações tecnológicas liberam os advogados para trabalharem em atividades mais elaboradas e estratégicas. Mas como isso acontece na prática? Veja o vídeo logo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=I4xhSmiYgSk

O Portal de Assinaturas para advogados é uma plataforma digital que permite e faz a gestão de assinaturas digitais por meio do Certificado Digital. Contratos, seguros, acordos, atas, parecer jurídico e tantos outros itens que fazem parte do cotidiano de um advogado são beneficiados com a tecnologia. Tudo isso com a mesma validade jurídica da assinatura manual.

A plataforma oferece uma prática e moderna gestão de transações digitais. Confira outras funcionalidades:

  • e-mail registrado;
  • carimbo do tempo;
  • assinatura em lote;
  • verificador de assinaturas;
  • criação de fluxos de assinatura;
  • envio de notificações automáticas aos signatários;
  • cadastramento de usuários com permissões distintas;
  • envio e armazenamento do documento eletrônico dentro da plataforma.

Quais os benefícios

Agilidade, segurança, praticidade, sustentabilidade, economia de tempo e redução de custos são os principais benefícios de adotar o Portal de Assinatura para advogados. Além disso, o serviço é oferecido pela maior especialista em certificados digitais do Brasil. Confira mais detalhes.

Segurança

Um dos principais cuidados que o usuário deve ter antes de contratar um serviço digital é verificar se a empresa atende ao Padrão Brasileiro de Assinatura Digital (PBAD). Primeiro porque é uma exigência da legislação brasileira e segundo porque é esse padrão que garante a inalterabilidade do documento.

O Portal de Assinaturas tem sistema compatível com qualquer tipo de certificado digital, atendendo às normas de Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil). A plataforma é um produto Certisign, uma empresa que atua há 16 anos no mercado, é especializada em certificação digital no país e tem selo de confiança internacional.

Economia de tempo e dinheiro

A tecnologia diminui os processos burocráticos e torna a rotina mais eficiente, o que resulta em economia de tempo e dinheiro. Sabe aquelas horas intermináveis em cartórios ou de espera com o envio e recebimento de documentos por meio de um motoboy? Não são mais necessárias.

Gastos com impressão de papel, guarda física, envio aos Correios, deslocamento, reconhecimento de firma e gestão de documentos são eliminados.

Mobilidade

No passado, muitos documentos necessitavam de um meio físico, como a impressão, além de exigir a assinatura presencial das partes envolvidas. Em alguns casos, o reconhecimento de autenticidade era feito com o uso de um serviço notarial e do envio e recebimento do documento via postal — quando uma das partes se encontrava em outra cidade ou estado.

Atualmente, a elaboração e a validação do item são realizadas de forma mais rápida, segura e prática: online. Ou seja, o papel e o deslocamento foram descartados. Isso garante economia, celeridade e mobilidade. Os documentos agora podem ser assinados digitalmente de qualquer lugar em qualquer horário.

Validade jurídica

Os documentos digitais são amparados pela Medida Provisória nº 2.200-2/2001 e têm a mesma validade jurídica da assinatura manuscrita a e autenticada em cartório. Isso acontece porque a assinatura digital é emitida por uma Autoridade Certificadora (AC) credenciada pelo sistema da ICP-Brasil, por sua vez administrada pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI.

Bônus de 100 documentos gratuitos

Além de todos os serviços oferecidos pelo Portal de Assinaturas, o advogado ainda recebe um benefício extra: documentos gratuitos. A bonificação mensal é destinada à pessoa física, exclusiva para advogados cadastrado na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). É possível experimentar o benefício gratuitamente.

Extras

O sistema é muito fácil de usar. Com pouco tempo, você pode consultar o status de seus documentos e acessar o guia do usuário, além de receber notificações sempre que uma assinatura for necessária. Vale lembrar que o armazenamento de todos os itens têm o sigilo garantido.

Também é possível personalizar o processo. Por exemplo, definir as regras para as assinaturas por ordem: primeiro o jurídico e depois os diretores. O usuário pode assinar vários documentos em lote e verificar o andamento deles em tempo real.

Outro grande avanço tecnológico é a promoção da sustentabilidade. Com documentos e processos digitalizados, você evita gastos com materiais — como papel, impressora e arquivo — e energia desnecessários. É uma grande vantagem para o setor financeiro e uma grande contribuição para a preservação do meio ambiente.

Como funciona

Primeiro, o usuário precisa ter um certificado digital, pois ele é fundamental para todo o processo. É ele que substituirá a assinatura manual. O próximo passo é o envio do documento. Ele pode ser feito por meio dos bônus obtidos ou dos créditos adquiridos — há planos pré-pagos e mensais. Se preferir, o Portal se encarrega de gerar automaticamente documentos padrão como atas, diplomas e outros.

A próxima etapa é a seleção de pessoas para o envio. Informe o e-mail de cada signatário e pessoas que precisam receber o documento. Por meio da plataforma, é possível acompanhar a situação em tempo real, isto é, verificar quem já assinou e as partes que ainda estão pendentes.

Depois disso, é só aguardar o retorno das assinaturas. Vale lembrar que todos devem ter certificado digital para que o documento seja assinado. No entanto, não há nenhum custo para eles. Por último, com todas as assinaturas obtidas, o sistema envia o documento automaticamente para cada participante do processo. O item volta em anexo no e-mail e permanece disponível no Portal de Assinaturas.

Em resumo, o Portal de Assinaturas para advogados é uma plataforma que traz praticidade e segurança à rotina dos profissionais do direito. Diante dos benefícios da tecnologia, investir em serviços digitais deixou de ser uma escolha. Como a tramitação de processos para o meio virtual é crescente, os escritórios que não acompanharem essa transformação vão perder competitividade.

Se interessou pelo assunto e quer mais informações? Então, entre em contato conosco e tire as suas dúvidas.

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