Categorias: Notícias Contábeis

Principais mudanças fiscais e tributárias anunciadas para 2015

O ano de 2015 está batendo à porta trazendo, com ele, uma série de mudanças fiscais e tributárias que afetarão diretamente a rotina do profissional da Contabilidade. Para contribuir com a classe, relacionamos alguns pontos que requerem cuidados especiais, tanto do contador quanto do empresário cliente, veja a seguir:

eSocial: o Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas – eSocial, anunciado em 2012, foi instituído formalmente pela presidência da República, no dia 12 de dezembro de 2014. Agora, a expectativa é quanto à publicação do cronograma e do manual que irão orientar o uso do sistema. O eSocial visa unificar o envio de informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas pelas empresas ao governo, em um único documento.

Segundo o governo, inicialmente, as empresas terão seis meses para desenvolver e adaptar seus softwares. Depois, haverá seis meses de testes, quando então começará a obrigatoriedade da utilização do sistema. O eSocial será exigido primeiramente para as grandes empresas; depois para as micro e pequenas empresas, porém com exigências menores. De qualquer forma é importante ficar alerta e de preparar para a adoção do novo sistema.

Ampliação do Simples Nacional: a Lei Complementar nº 147/2014 trará significativas mudanças tributárias para as Micros e Pequenas Empresas a partir de 1º de janeiro 2015, entre elas do critério de adesão ao Simples Nacional, que passa a ser por limite de faturamento e não mais por segmentos de atuação.

Outra novidade é que novos setores profissionais que tenham por finalidade a prestação de serviços decorrentes do exercício de atividade intelectual, de natureza técnica, científica, desportiva, artística ou cultural, também serão inclusos no regime.

Extinção da IRPJ: a partir de 2015, empresas de todos os tamanhos e segmentos em todo o Brasil não precisarão mais entregar a Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica- DIPJ e nem imprimir o Livro de Apuração do Lucro Real.

Essas exigências serão supridas com a entrega da Escrituração Contábil Fiscal (ECF), que deverá ser transmitida de forma centralizada pela matriz das empresas, a partir do ano-calendário 2014, exercício 2015.

Implantação do CF-e-SAT: os empresários devem atentar para o prazo de implantação obrigatória do Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos – CF-e-SAT, cujo objetivo é documentar, eletronicamente, as operações comerciais do varejo dos contribuintes do Estado de São Paulo. Essa exigência entrará em vigor em julho de 2015.

Já a utilização do Sistema Autenticador e Transmissor de Documentos Fiscais Eletrônicos – SAT-ISS, que se destina à emissão e transmissão de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica – NFS-e será obrigatória, na cidade de São Paulo, a partir de 1º de março de 2015.

Relacionadas:

Qual é o melhor regime tributário para sua empresa?

A revolução do SPED está apenas começando

Não importa se é pessoa física ou jurídica. Se você ainda não possui o seu Certificado Digital clique aqui e seja uma pessoa segura.

Esse conteúdo foi útil?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Posts recentes

CIO Brasil 2022: soluções de identificação digital e redução de fraudes serão mostradas em evento

Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…

22 de março de 2022

Digitalização, segurança e confiança no ensino híbrido é tema de palestra em congresso promovido pela ABED

Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…

21 de março de 2022

Acesso ao portal e-CAC exige biometria ou certificado digital

Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…

17 de março de 2022

Certificado digital já pode ser usado no Windows 11

Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…

16 de março de 2022

ALERTA: a CertiSign não realiza empréstimos mediante a compra do certificado digital

A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…

15 de março de 2022

Como fugir dos golpes durante as compras on-line na semana do consumidor

Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…

15 de março de 2022