Categorias: CONTADOR

Programas de Parcelamento de tributos: várias opções para colocar as dívidas e a vida em ordem

As temidas dívidas, tanto de pessoas físicas quanto de empresas, acabam com a paz de qualquer um e também com as perspectivas profissionais. Funciona assim: o telefone toca e do outro lado da linha está um credor questionando sobre o pagamento de uma determinada dívida. No dia seguinte, chega uma carta do fisco avisando que o pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana – IPTU está atrasado. Por isso, incidirão multas e juros sobre os valores. Caso o tributo não seja pago, o nome do contribuinte será inscrito na dívida ativa do município. Se não pagar, é permitido por lei o confisco dos bens do proprietário do imóvel. Se pagar o IPTU, fica sem dinheiro para pagar a mensalidade da escola dos filhos. O que fazer?

Programas de Parcelamento de tributos: quais são as opções?

É… Sem dúvida as dívidas são os maiores obstáculos na gestão de orçamentos domésticos e corporativos. Não é à toa que os governos municipais, estaduais e federal têm por costume parcelar dívidas de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços – ICMS, Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores – IPVA, Imposto sobre Transmissão “Causa Mortis” e Doação – ITCMD e muitos outros.

Quitar dívidas no âmbito Estadual

No Estado de São Paulo, por exemplo, a Secretaria da Fazenda – Sefaz-SP receberá adesões ao Programa Especial de Parcelamento – PEP do ICMS e do Programa de Parcelamento de Débitos – PPD. Diante de todas estas oportunidades, O Clube do Contador Certisign recomenda aos Contadores que se valorizem ainda mais prestando auxílio às empresas e aos cidadãos. O intuito é que ambos façam o maior esforço para regularizar a situação em relação aos tributos. Tudo para evitar pesadas multas ou a chegada dos processos à Justiça.

Geralmente, nos programas de parcelamentos, o governo reduz os acréscimos e os juros. Além disso, o fato do contribuinte reconhecer a dívida e tentar pagá-la pode diminuir o valor da mesma.

Quitar dívidas no âmbito federal

No âmbito do governo federal, existe o Programa de Regularização Tributária – Pert. Podem aderir a ele todas as pessoas físicas e jurídicas com débitos até 30 de abril último, inclusive empresas com parcelamento anterior e até em recuperação judicial, bem como aquelas com discussão judicial ou administrativa. Os interessados em ingressar no regime devem apresentar um requerimento até o dia 31 de agosto deste ano. Além disso, para aderir ao Programa, o contribuinte precisa confessar a dívida.

Mas atenção: quem estiver envolvido em fraude não pode optar pelo Pert. No Programa, haverá um prazo máximo de pagamento de 180 meses. No caso de pagamento à vista, o desconto será de 90%, com diminuição de 90% dos juros e 50% das multas.

Quitar dívidas no âmbito municipal

Muitas prefeituras também estão negociando as dividas dos contribuintes, como é o caso do Programa de Parcelamento Incentivado – PPI paulistano. Neste caso, quem paga a dívida à vista tem desconto de 85% sobre os juros e 75% sobre as multas; já quem prefere parcelar pode pagar os débitos em até 120 vezes de, no mínimo, R$ 50 (pessoas físicas) e R$ 300 (empresas).

Portanto, amigos Contadores, opções não faltam em todo o Brasil para as dívidas dos contribuintes/clientes serem quitadas. Lembrem-se sempre que você deve atuar como gestor empresarial e especialista em tributos, e, para isso é importante mostrar ao empresário que a inadimplência oferece muitos riscos para o negócio e para a saúde física e psicológica do devedor: se a gestão falha, o dinheiro fica curto e as contas se acumulam. Todo cuidado é pouco para as contas não virarem uma bola de neve!

Se o seu cliente ainda não tem um Certificado Digital, indique esse produto no Clube do Contador Certisign. Além da comissão por indicação, o programa de relacionamento do Clube do Contador Certisign oferece prêmios todos os meses. Cadastre-se já.

Esse conteúdo foi útil?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Posts recentes

CIO Brasil 2022: soluções de identificação digital e redução de fraudes serão mostradas em evento

Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…

22 de março de 2022

Digitalização, segurança e confiança no ensino híbrido é tema de palestra em congresso promovido pela ABED

Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…

21 de março de 2022

Acesso ao portal e-CAC exige biometria ou certificado digital

Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…

17 de março de 2022

Certificado digital já pode ser usado no Windows 11

Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…

16 de março de 2022

ALERTA: a CertiSign não realiza empréstimos mediante a compra do certificado digital

A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…

15 de março de 2022

Como fugir dos golpes durante as compras on-line na semana do consumidor

Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…

15 de março de 2022