A tecnologia só avança e é necessário que a área da saúde se atualize e se adapte. Por isso a utilização da Tecnologia da Informação e Comunicação em Saúde (TICS) se torna cada vez mais comum — e uma forma de fazer isso é optando pelo uso do Prontuário médico digital, o famoso Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP).
O PEP demonstra bem como a inovação pode transformar a gestão da saúde, trazendo diversas mudanças e benefícios, como economia e otimização do tempo e do atendimento. Aqui, você vai descobrir as vantagens de optar por transformar o Prontuário Médico em eletrônico.
Relembrando o que é o Prontuário Eletrônico do Paciente
O PEP é, basicamente, a versão eletrônica do Prontuário médico sendo este uma forma de comunicação oficial entre os profissionais de saúde que garante continuidade nos cuidados ao paciente. Legalmente válido, o PEP conta com a assinatura dos profissionais de saúde ou de diretores clínicos e é regulado pela Câmara Técnica de Informática em Saúde do CFM. E, de acordo com a legislação, ele deve possuir o Selo CFM-SBIS e ser ligado a um Certificado Digital padrão ICP-Brasil para ser válido.
Quais as vantagens em transformar o Prontuário Médico em Eletrônico?
São várias as vantagens do Prontuário Eletrônico. Uma das principais é a praticidade dessa ferramenta, que diminui o tempo gasto com burocracias e outras atividades que podem ser automatizadas ou facilitadas e aumenta a atenção aos pacientes.
Vamos, então, aos benefícios que usar o Prontuário Eletrônico traz:
- Otimiza a gestão dos Prontuários;
- Garante mais segurança e sigilo das informações;
- Torna mais rápido e fácil a busca por Prontuários;
- Facilita o acesso ao histórico dos pacientes;
- Possibilita o acesso simultâneo por vários profissionais e diversos dispositivos;
- Elimina a possibilidade de não entender a letra de outros profissionais;
- Melhora o atendimento nas instituições de saúde e a comunicação com os pacientes;
- Interliga as áreas envolvidas no atendimento ao paciente, beneficiando tratamentos mais complexos;
- Torna a consulta mais dinâmica e precisa;
- Garante a continuidade no atendimento ambulatorial;
- Padroniza o preenchimento de campos;
- Reduz os riscos de incongruências entre as informações;
- Diminui a possibilidade de acontecerem erros médicos;
- Minimiza o risco de perda dos documentos em incêndios, furtos, dentre outras situações;
- Libera espaço físico, pois o armazenamento é totalmente digital;
- Otimiza recursos, podendo até mesmo gerar economia;
- Reduz os processos burocráticos;
- Garante a obtenção do certificação HIMSS (Health Information and Management Systems Society), que indica o grau de digitalização da instituição de saúde.
E como funciona o Prontuário Eletrônico?
Para finalizar, vamos à explicação dos principais pontos do Prontuário Eletrônico do Paciente.
Módulos
Normalmente, o Prontuário Eletrônico do Paciente é dividido em dois módulos:
- O Módulo Consultório Médico: utilizado em hospitais e clínicas durante o atendimento ambulatorial, consultas, exames e diagnósticos.
- Módulo de Assistência Médica e de Enfermagem — com foco no leito, utilizado em internações.
Abas
O Prontuário Eletrônico do Paciente é subdividido em abas que organizam os processos realizados pelo paciente e separam cada etapa do tratamento. Por exemplo, há uma aba para preenchimento de dados demográficos e outra para prescrição de medicação. Isso ajuda a organizar o histórico e o tratamento do paciente, facilitando o entendimento de toda a equipe envolvida.
Medicamentos
O PEP permite realizar o pré-cadastro de medicamentos de acordo com cada caso, ou seja, tipos de medicamentos diferentes para tratar diferentes sintomas ou patologia. Dessa forma fica mais fácil buscar os remédios necessários e o médico já pode gravá-lo direto na prescrição.
Doenças
Na parte de diagnóstico do PEP, é possível conferir as doenças catalogadas com base na Classificação Internacional de Doenças (CID).
Histórico
Na aba de registros clínicos, é possível visualizar todo o histórico do paciente na instituição de saúde, o que auxilia no tratamento, garantindo mais assertividade.
Modelos de documentos
O Prontuário médico eletrônico oferece modelos de laudos, atestados e receitas, o que agiliza o atendimento e economiza tempo. Esses modelos são editáveis de acordo com as preferências do médico.
Alertas
Outro ponto de destaque do Prontuário médico eletrônico é que as alergias do paciente ficam registradas e o sistema não permite prescrever medicamentos e substâncias que possam fazer mal à pessoa.
Assinatura eletrônica
Os profissionais cadastram suas assinaturas digitais autenticadas no PEP e isso garante agilidade no atendimento e a validade do documento.
Pedidos de exames
Todos os pedidos de exames são cadastrados no PEP e podem ser agrupados por tipo, facilitando a busca e garantindo que serão solicitados apenas aqueles necessários.
Integração
Todas as informações, tanto as médicas, quando de agenda, controle de atrasos e faltas e até mesmo cobranças, ficam reunidas em um só lugar, oferecendo uma visão geral sobre o relacionamento com os pacientes.
Segurança
O acesso ao Prontuário médico digital é feito apenas por pessoas cadastradas, que devem acessar usando seu usuário e senha. Além disso, o sistema é protegido por criptografia.
São tantas as vantagens do Prontuário médico eletrônico, não é mesmo? Então por que não adotá-lo? Com a Certisign, você tem soluções completas e 100% digitais para hospitais. Conheça o Certimed 4.0 e leve a transformação digital para o seu!
Você pode gostar: 5 motivos para integrar a Assinatura Digital no Prontuário Eletrônico
Esse conteúdo foi útil?
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!