O Prontuário Eletrônico do Paciente, ou, simplesmente, PEP, é uma daquelas tecnologias que, de tempos em tempos, chega para revolucionar um setor, nesse caso, o da área de saúde. E o PEP pode trazer inúmeros benefícios tanto ao atendimento de um hospital, por exemplo, quanto na gestão de pacientes, graças ao uso do Certificado Digital, que garante segurança e validade em toda a tomada de decisões.
Benefícios do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP)
Agilidade
O Prontuário Eletrônico proporciona um aumento exponencial na agilidade do atendimento ao paciente. Isso porque ele dispensa os velhos prontuários de papel, reunindo todas as informações em uma única plataforma, que pode ser acessada com muita rapidez, em dois ou três cliques. Com isso, as tomadas de decisão dos médicos e enfermeiros, algo vital na área de saúde, é muito mais rápida e precisa.
Confiabilidade de informações garantida pelo Certificado Digital
A segunda vantagem está na confiabilidade das informações. Os médicos, biomédicos e outros profissionais envolvidos no tratamento e diagnóstico do paciente podem ter sua Assinatura Digital cadastrada e autenticada no sistema. Para isso, basta que eles e as instituições de saúde tenham um Certificado Digital. Isso agiliza o processo de autenticação do médico, uma vez que a sua Assinatura Digital está ligada ao CRM do profissional. Além disso, o risco de falsificações de assinaturas cai para zero, evitando qualquer tipo de fraude.
O Prontuário Eletrônico e a redução de custos
Com o uso do Prontuário Eletrônico, elimina-se o prontuário físico, gerando economia com papéis, impressão e infraestrutura para armazenamento. Além disso, todas as informações podem ser guardadas na nuvem, o que possibilita acessá-las de qualquer lugar.
Histórico do paciente em uma única interface
O PEP está integrado a um software cuja interface permite ao médico visualizar todo o histórico clínico do paciente, o que pode auxiliar no tratamento. Em uma única análise, o profissional pode compreender quais procedimentos já foram executados e quais medicamentos foram administrados para planejar um tratamento mais eficiente.
Informações de médicos e enfermeiros não se misturam
O software integrado ao PEP conta com módulos separados para médicos e enfermeiros. Dessa forma, os primeiros podem visualizar informações como consultas, exames, diagnósticos, entre outros dados. Já a segunda categoria foca no atendimento ao leito, com os procedimentos inerentes à estada do paciente no hospital.
Rapidez nos pedidos de exames
Em uma só tela, o médico visualiza todos os exames agrupados, facilitando a sua busca e o seu pedido. Além disso, ele pode organizar esses mesmos exames na ordem que achar melhor e que facilite o tratamento do paciente.
Acesso de qualquer lugar
O PEP possibilita ao médico que ele acesse o prontuário do paciente a qualquer hora, de qualquer lugar. Isso pode ser feito via celular, tablet ou notebook e é essencial para atendimentos em caso de emergência.
Integração com todo time de atendimento do paciente
Não só os médicos podem aproveitar as vantagens do prontuário eletrônico. Enfermeiros e outros profissionais da saúde, como fisioterapeutas, psicólogos e outros prestadores de serviço também podem ter acesso ao PEP para acompanhar a evolução do tratamento.
Acesso ao CID
O PEP permite um acesso rápido ao CID (Classificação Internacional de Doenças), que traz todas as doenças catalogadas. Com isso, agiliza-se a busca por uma determinada patologia.
Comunicação rápida com todo o hospital
O PEP facilita a comunicação entre o corpo médico e a recepção do hospital. Quando o médico detecta o cadastro do paciente no momento em que ele é feito na recepção, o fluxo de atendimento ganha em agilidade.
Cadastro prévio dos medicamentos.
No PEP é possível realizar um pré-cadastro dos medicamentos, de acordo com cada tratamento. Com isso, é possível realizar a busca de um determinado remédio e fazer uma prescrição em poucos minutos.
O Prontuário Eletrônico no processo de medicamento a ser aplicado.
O PEP permite que a equipe de enfermagem registre no sistema a aplicação e administração de medicamentos ao paciente. Isso ajuda no dia a dia desses profissionais, além de organizar melhor o tratamento e minimizar as chances de erro.
Padronização de atestados, laudos e receitas.
O PEP consegue armazenar diversos modelos de atestados, laudos e receitas. Essa padronização garante um atendimento mais ágil por parte do médico, que ainda pode editar esses documentos do modo que quiser.
E se você quer aproveitar todos os benefícios do PEP na forma de uma solução completa, então é hora de conhecer o Certimed 4.0
Certimed 4.0
O Certimed 4.0 é um pacote de soluções de borda desenvolvido pela Certisign, que pode se integrar aos mais diversos sistemas de gestão hospitalar (HIS). Nesta plataforma, os hospitais poderão optar por uma ou mais soluções como:
- RemoteID: gestão do ciclo de vida dos Certificados Digitais para autenticar o corpo clinico (PEP);
- Certificado Digital: Certificados Digitais para o corpo clinico (PEP);
- Serviços: Validação e emissão dos Certificados dentro dos hospitais;
- Portal de Assinaturas: permite assinar documentos internos e com terceiros, com validade jurídica;
- Consultoria: desenho de projeto, implantação e treinamento.
- Suporte: em português, 11×5 até 24×7.
Você também pode gostar:Agora os médicos também são digitais!
Gostou? Então saiba mais sobre o Certimed 4.0 e as facilidades que ele trará ao seu hospital.
Esse conteúdo foi útil?
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!