Imagem: Certisign
Os benefícios da desmaterialização de processos não têm fronteiras. Não é só no meio corporativo que a passagem dos recursos físicos para o meio digital tem dado certo. Agora, a digitalização de processos também está se inserindo no ramo hospitalar, tendo como carro chefe o PEP (Prontuário Eletrônico do Paciente), que substitui o antigo prontuário médico em papel.
Além de reduzir significantemente os custos operacionais, como o armazenamento e arquivamento de documentos em papel, a dinâmica do PEP permite que todos esses documentos tenham sua organização feita de forma muito mais prática e bem estruturada, facilitando a vida do médico e do paciente, que acaba ganhando muito mais com a segurança e a precisão do diagnóstico.
Por necessitar de um software (ERP) específico para ser emitido, o Prontuário Eletrônico do Paciente permite gerir e analisar inúmeros dados e estatísticas sobre o funcionamento hospitalar, como a performance dos processos por si só, ou até indicadores de desempenho do próprio hospital.
A redução dos custos operacionais também resulta diretamente no espaço físico do lugar, permitindo que salas que antes eram usadas para guardar documentos se tornem novos ambientes e consultórios, expandindo os serviços do hospital.
Por ser um documento digital, o Prontuário Medico Digital é muito mais seguro no que se refere aos dados trafegados, por necessitar da Certificação Digital para ser validado, levando totalmente em conta o apoio jurídico quando necessário. Segundo o gerente executivo de TI do Hospital Samaritano, Klaiton Luis Ferreti Simão, “Não há mais pilhas de papel na mesa dos médicos e o histórico do paciente estará no computador“.
Médicos de todo o país estão substituindo a caneta e o carimbo pelo Certificado Digital, e, agora, praticamente carregam o seu consultório no bolso. Em qualquer lugar e a qualquer hora, esses profissionais podem autorizar exames, prescrever medicação, entre outros processos, com validade jurídica e tudo isso com apenas alguns cliques e sem a necessidade de impressão de papeis.
Você também pode gostar: Transformação digital: conheça as soluções da Certisign para Hospitais
Gostou? Então saiba mais sobre o Certimed 4.0 e as facilidades que ele trará ao seu hospital.
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!
Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…
Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…
Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…
Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…
A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…
Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…