Dando continuidade à série “Conhecendo os CPC” da Contabilidade, depois que já abordamos, aqui no Clube do Contador Certisign, o CPC 00 e CPC 01, vamos abordar agora o Pronunciamento Técnico CPC 02 (R2), que trata dos efeitos das mudanças nas taxas de câmbio e conversão de demonstrações contábeis.
Antes de adentrar no universo deste CPC devemos lembrar que ele estabelece a possibilidade de uma empresa manter atividades em moeda estrangeira de duas formas:
Sendo que essa entidade pode apresentar suas demonstrações contábeis em uma moeda estrangeira.
Então, o propósito do Pronunciamento Técnico CPC 02 (R2), divulgado no dia 7 de outubro de 2010, é mostrar as melhores maneiras de se converter as demonstrações contábeis para moeda de apresentação; e orientar empresários e contadores sobre como integrar negócios em moeda estrangeira e operações no exterior nas demonstrações contábeis.
O CPC veio para elucidar as seguintes dúvidas, extremamente comuns no mercado financeiro: quais taxas de câmbio devem ser utilizadas? Como citar os resultados das variações nas alíquotas de câmbio nas demonstrações contábeis?
As variações cambiais são decorrentes de conversão nos seguintes casos: saldos de abertura de patrimônio líquido pela taxa de câmbio de fechamento atual; e de receitas e despesas pelos percentuais de câmbio correntes nas datas das transações e conversão de ativos e passivos pela taxa de câmbio de fechamento.
Essas variações cambiais não devem ser reconhecidas na demonstração do resultado, porque as mudanças nas taxas de câmbio têm pouco ou nenhum efeito direto sobre os fluxos de caixa atuais e futuros advindos das operações.
Então, o CPC 02 deixa claro que cada entidade independentemente dela ser única, com operações no exterior (como uma controladora), ou uma entidade no exterior (como uma controlada ou filial) deve designar sua moeda operante. Contudo, ocorre que várias entidades que reportam esses dados são constituídas de um número de entidades individuais. Como se não bastasse, essas entidades podem ter filiais, agências, sucursais ou dependências.
Portanto, o CPC 02 orienta que os resultados de cada entidade individual devem ser convertidos para a moeda segundo a qual essa entidade que reporta a informação apresenta suas demonstrações contábeis.
Na prática, o CPC 02 deve ser adotado: na contabilização de transações e saldos em moedas estrangeiras; no convertimento de resultado e posição financeira de uma entidade para uma moeda de apresentação; e convergência de repercussões e posição econômica de transações no exterior.
Para saber mais sobre o CPC 02 (R2) – Efeitos das mudanças nas taxas de câmbio e conversão de demonstrações contábeis acesse este link.
O Clube do Contador é um programa de relacionamento no qual você pode conseguir uma renda extra indicando Certificados Digitais Certisign aos seus clientes? Participando do Clube você é comissionado por cada venda feita sob sua indicação. Além disso, quanto mais Certificados são indicados, mais chances o profissional da Contabilidade tem de ganhar prêmios. Preencha seus dados no formulário abaixo para saber mais.
Você pode gostar de:
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!
Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…
Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…
Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…
Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…
A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…
Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…