Entenda as diferenças entre Protocolo Digital e Carimbo do Tempo

Indispensáveis para o processo de transformação digital e aprimoramento das tecnologias, o compartilhamento de informações online, a assinatura de documentos eletrônicos e a validação das informações assumem cada vez mais espaço nas organizações.

Nesse contexto, é necessário que os documentos eletrônicos passem por procedimentos para validação das informações e garantias referentes à data e hora em que foram criados e entregues, utilizando de mecanismos que atestem sua integridade e autenticidade, como o Protocolo Digital e o Carimbo do Tempo.

Uma dúvida muito comum entre os usuários desse tipo de tecnologia é a diferença entre Protocolo Digital e Carimbo do Tempo, já que os dois conceitos são praticamente semelhantes e buscam o mesmo objetivo.

Quer conhecer as principais diferenças entre Protocolo Digital e Carimbo do Tempo? Continue a leitura do artigo e saiba como cada um é utilizado e os seus benefícios. Confira!

O que é Protocolo Digital?

O Protocolo Digital é um mecanismo de inserção de marca temporal aplicada sobre um documento ou evento ocorrido em meio digital, ou seja, um tipo de recibo eletrônico que registra e atesta a entrega de uma dada informação a um programa, mediante um servidor particular, que não seja o ICP-Brasil.

Este recibo contém evidências que comprovam o momento exato em que ocorreu a operação, mapeando a informação protocolada e a assinatura digital da parte que recebeu.

Para garantir a confiabilidade do tempo, o Protocolo Digital trabalha em com relógios internos do servidor próprio. Essa característica, inclusive, é o que torna o uso do protocolo mais suscetível a fraudes, já que as informações podem ser facilmente alteradas.

Como funciona?

O Protocolo Digital é expedido por uma ferramenta específica denominada Protocoladora Digital de Documentos Eletrônicos (PDDE). Ele pode ser inserido em instituições de qualquer tamanho ou setor que tenham interesse de garantir o recebimento de informações online com a emissão do respectivo recibo aos seus usuários.

Quais os benefícios?

De modo geral, o Protocolo Digital garante integridade da informação protocolada, acuracidade da informação (data e hora) e confirmação de entrega da informação.

Atualmente, o Protocolo Digital é muito utilizado pelos setores jurídicos para o peticionamento eletrônico. Além da segurança de atendimento aos prazos judiciais, o mecanismo oferece ao profissional um recibo para comprovação da entrega e consulta posterior.

O que é Carimbo do Tempo?

O Carimbo do Tempo consiste em um selo que atesta a data e a hora exata em que um documento eletrônico foi criado e/ou assinado digitalmente. Em outras palavras, trata-se de um indício de que o arquivo carimbado existia na web em um determinado dia e hora do passado.

Ele assegura a integridade das informações e a não violabilidade do documento no período decorrido após a assinatura, além de permitir verificar se o certificado digital tinha validade quando foi realizada a assinatura, oferecendo temporalidade às transações digitais.

O Carimbo do Tempo surgiu com a necessidade de se conferir ainda mais confiabilidade e segurança às tarefas executadas por meio digital. No entanto, só é válido juridicamente quando emitido por uma Autoridade de Carimbo do Tempo (ACT) credenciada pelo Instituto de Tecnologia da Informação (ITI).

Como funciona?

A principal finalidade do Carimbo do Tempo é relacionar uma marcação temporal ao registro de um documento ou transação digital. A tecnologia e emissão do Carimbo do Tempo é de responsabilidade das ACTs.

Os relógios que emitem o carimbo são regulados por uma certificadora confiável, que concede um alvará de funcionamento se o instrumento avaliado obter algum desvio considerável (na ordem dos milissegundos). Este controle rigoroso é o que faz do Carimbo do Tempo a ferramenta apropriada para episódios em que a marca temporal precise estar acessível, não só entre os que fizeram parte do procedimento, como também a terceiros com interesse maior.

Cabe ressaltar que o Carimbo do Tempo pode ser utilizado por organizações de todos os ramos e portes, as quais assinem documentos digitalmente. Nesse caso, é necessário que a empresa tenha um Certificado Digital ICP-Brasil, como a Certisign.

Quais os benefícios?

Na prática, a utilização de documentos eletrônicos em geral gera diversos benefícios, mas também muitas preocupações relacionadas à segurança de dados e à validade das assinaturas.

No momento em que o Carimbo do Tempo é emitido, o valor legal e a segurança são atribuídos, sendo estes os principais benefícios da modalidade. Ele é a forma mais prática e eficiente de garantir a existência passada de um documento na web.

Além disso, podemos destacar:

  • adição de data e hora aos arquivos eletrônicos;
  • proteção contra adulterações do conteúdo no documento original;
  • disponibilidade de emissão de carimbos é 24 horas por dia e 7 dias por semana, caso utilizar o Portal de Assinaturas Certisign.

Protocolo Digital e Carimbo do Tempo: quando usar cada um?

Tanto o Protocolo Digital quanto o Carimbo do Tempo são marcas temporais em documentos digitais. O principal contraste é que os protocolos podem ser emitidos por qualquer empresa e tem por objetivo garantir a entrega, não estando aliada a nenhuma autoridade credenciado pela ICP-Brasil. Enquanto os Carimbos do Tempo devem ser obrigatoriamente conectado a uma empresa certificadora confiável.

Nesse caso, utiliza-se o Protocolo Digital geralmente como ferramenta interna das instituições que precisam organizar e legitimar diversos tipos de arquivos digitais. Ao encaminhar um e-mail, por exemplo, o servidor insere o registro de data e hora em que a ação foi executada. Outro exemplo prático é o recibo de envio online da declaração do Imposto de Renda.

Como os Carimbos do Tempo possuem a validação de uma empresa terceirizada, podem ser aceitos no meio jurídico. Nesse caso, a confirmação de data e hora é uma informação indispensável para validação em contratos, procurações, certidões, entre outros.

Por fim, a principal diferença entre Protocolo Digital e o Carimbo do Tempo está relacionada à sua confiabilidade. É evidente que o Carimbo do Tempo está mais alinhado aos padrões de segurança digital e oferece muito mais proteção à empresa na hora de validar as informações.

Gostou do nosso artigo sobre as diferenças entre Protocolo Digital e Carimbo do Tempo? Então aproveite a visita para assinar a nossa newsletter, assim você fica por dentro das nossas atualizações.

Esse conteúdo foi útil?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Posts recentes

CIO Brasil 2022: soluções de identificação digital e redução de fraudes serão mostradas em evento

Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…

22 de março de 2022

Digitalização, segurança e confiança no ensino híbrido é tema de palestra em congresso promovido pela ABED

Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…

21 de março de 2022

Acesso ao portal e-CAC exige biometria ou certificado digital

Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…

17 de março de 2022

Certificado digital já pode ser usado no Windows 11

Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…

16 de março de 2022

ALERTA: a CertiSign não realiza empréstimos mediante a compra do certificado digital

A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…

15 de março de 2022

Como fugir dos golpes durante as compras on-line na semana do consumidor

Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…

15 de março de 2022