O Direito Previdenciário, que faz parte da área de Direito Público, tem como principal objetivo garantir os direitos fundamentais dos cidadãos em relação à assistência social e à previdência social que estão relacionados à idade, morte e doença. Neste contexto, se insere o Advogado Previdenciário, que tem um papel importante para que esses direitos sejam assegurados.
Advogado Previdenciário
Quais são as funções?
Podemos destacar que as principais funções deste profissional é de atender, acompanhar e fiscalizar todas as etapas para assegurar os benefícios de direito aos segurados do INSS. Contratar um Advogado Previdenciário logo no início do processo pode ser um grande diferencial para que tudo corra bem e dentro do prazo. Dentre as questões que este profissional pode auxiliar, estão:
• aposentadorias de todos os tipos (idade, invalidez, especial, etc);
• auxílio em eventos extraordinários (acidente, doença, reclusão, etc);
• contagem de tempo de serviço;
• solicitação de pensão por morte;
• planejamento e execução de benefício previdenciário mais vantajoso para o solicitante além de encaminhamento destes benefícios na esfera administrativa e judicial.
Cotidiano
Há alguns benefícios em se optar por essa área de atuação, entre eles a flexibilidade de horários. Como o Advogado Previdenciário nem sempre precisa ir a fóruns ou julgamentos, fica mais fácil planejar os dia a dia de trabalho. Além disso, este é um tipo de profissional procurado por pessoas de todas as classes sociais, mas com mais frequência de pessoas de origem humilde e que precisam muito garantir que seus direitos sejam cumpridos. Por isso, o local de trabalho deve ser organizado e bem apresentável, mas não é preciso investir em uma estrutura muito luxuosa, como escritórios voltados a atender empresas costumam fazer, por exemplo.
Outro ponto fundamental é a constante atualização: com as mudanças constantes na legislação e, principalmente, como a nova reforma em debate, o Advogado Previdenciário precisa estar sempre estudando e investindo em livros e cursos de especialização em temas pertinentes a área.
Reforma da previdência
A polêmica reforma previdenciária é uma questão que está abrindo uma série de oportunidades para os Advogados Previdenciários. Diante das mudanças e incertezas, cada vez mais pessoas devem procurar estes profissionais para orientação e condução em processos de aposentadoria. Por isso, os Advogados que atuam nesta área devem estudar a fundo este tema, para poder oferecer um serviço de excelência a seus clientes.
Oportunidades e recompensas
Esta é uma área de atuação em que o Advogado irá conhecer muita gente, pois a rotatividade de clientes costuma ser alta (pois os mesmos procuram o profissional para resolver uma questão em específico e, após a conclusão do processo dificilmente irão precisar novamente de outro serviço). No entanto, é possível encarar este fato como positivo, pois são oportunidades de conhecer novas pessoas, ter um cotidiano mais dinâmico e, claro, ao oferecer um serviço de qualidade, ser referenciado e conseguir novos clientes por indicação.
Além disso, pode ser gratificante para o profissional poder auxiliar tantas pessoas a obter de forma justa o que lhes é de direito e que, em muitos casos, pode ser essencial para lhes garantir um futuro digno. Assim, a carreira na área do Direito Previdenciário, além de muito interessante e gratificante, pode ser muito promissora.
E falando em auxilio, você já conhece o Certificado Digital na nuvem remoteID Certisign? Com ele você pode assinar documentos digitalmente a qualquer hora e em qualquer lugar através de qualquer dispositivo: smartphones, tablets, desktops, notebooks. Para saber mais é só preencher o formulário abaixo.
Você pode gostar de: O que faz um(a) Advogado(a) que atua em Direito Público?
Esse conteúdo foi útil?
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!