O comércio online vem crescendo no Brasil. De acordo com uma pesquisa divulgada pela Ebit/Nielsen, houve um crescimento de 12% em vendas online no primeiro semestre de 2019. Porém, engana-se quem pensa que só isso é motivo suficiente para começar um e-commerce.
Antes de montar uma loja virtual, é importante ter em mente quanto se gasta para levantar este negócio. Por isso, vamos falar aqui sobre os principais pontos de atenção quando o assunto são os custos de vender na internet.
Sim, uma loja virtual tem menos custos do que uma loja física. Isso acontece, basicamente, devido às seguintes razões:
Então é, de fato, verdade que vender na internet custa menos do que manter uma loja física, mas ainda há gastos envolvidos nesse tipo de empreendimento. A seguir listamos os três tipos de custos inevitáveis para um e-commerce.
Vender na internet envolve custos operacionais, que são, basicamente:
É essencial colocar no papel para saber, pelo menos por cima, qual será o valor de tudo isso, pois todos estes são custos que não podem ser cortados.
Outros custos necessários são os relacionados à plataforma da loja virtual. Nisso estão incluídos, por exemplo, os valores gastos com hospedagem, domínio, layout e até mesmo a contratação de um software de ERP ou CRM para controlar as informações de vendas.
O custo com a plataforma depende do tamanho do negócio e dos recursos necessários. Existem opções baratas e mais caras, mas o que deve ser, de fato, levado em consideração é se elas oferecem as funcionalidades necessárias para manter a loja virtual.
São três os tipos de plataformas entre as quais é possível escolher:
Outra questão importante do comércio online é a segurança. O crescimento das vendas pela internet acontece também porque as pessoas têm se sentido mais seguras e incentivadas a comprar online.
Por isso, o Certificado SSL deve ser parte do investimento na plataforma. O SSL melhora o posicionamento do site no Google, fazendo com que ele chegue a mais pessoas. Além disso, ele permite que as vendas aumenta, uma vez que indica que o site é seguro, deixando o consumidor mais confortável para seguir com a compra.
A Certisign dá suporte a desenvolvedores e agências especializadas em desenvolver sites e oferece diversos planos de Certificado SSL para lojas virtuais; além, de dispor de equipe especializada, selo de Site Seguro e propostas personalizadas. E, no final das contas, sai mais barato comprar SSL para e-commerce diretamente com uma empresa do ramo, pois não há custos extras com intermediários.
Por fim, existem também os custos de divulgação que, ao contrário do que muitos pensam, são muito importantes mesmo para lojas que estão no começo. Esse investimento serve para que a marca chegue aos clientes e, assim, torne-se conhecida.
Quando falamos em gastos com divulgação, incluímos SEO (Search Engine Optimization — otimizações para o site aparecer em boas posições nas buscas do Google), anúncios online, e-mail marketing e posts em redes sociais. Cada uma dessas estratégias é importante e, se somadas, podem fazer seu negócio decolar!
Enfim, são esses os custos de vender na internet. É importante considerar tudo isso antes de começar um novo negócio, pois, mesmo sendo mais barato, ainda é necessário aplicar dinheiro para abrir e manter uma loja online. E, para encontrar mais textos com dicas como essas, continue navegando no Certisign Explica.
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