Categorias: Biometria

Qual é a relação entre o seu tipo de assinatura com a sua personalidade

Hoje, vamos analisar mais uma pequena parte do que define sua identidade: sua escrita. Mais especificamente, seu tipo de assinatura. A maneira como cada pessoa escreve é única, assim como sua personalidade. Portanto, não é nenhuma surpresa que existam estudos que tentem relacionar os dois.

A maioria de nós, assinamos nossos nomes em cheques e documentos em letra cursiva ou com apenas um rabisco. Muitas vezes surgem dúvidas e contestações e, nesses casos, entra em cena a grafoscopia.

Diferença entre Grafoscopia e Grafologia

Grafoscopia

A grafoscopia é a parte da documentoscopia que estuda o grafismo ou escritas, verificando a autenticidade, a falsidade ou a autoria gráfica, através do estudo das características que os individualizam. Ela exige um elevado nível de conhecimento técnico-científico, devido aos mecanismos de fraudes que, dia após dia, ficam mais sofisticados. Você sabia que os agentes da Certisign são treinados para identificar esse problema? Pois é, tudo isso para garantir a segurança da emissão do seu Certificado Digital.

Juízes, promotores, advogados e outros profissionais da área da Justiça recorrerem regularmente à perícia grafotécnica para auxiliá-los a esclarecer questões e dúvidas referentes a lançamentos caligráficos questionados na esfera judicial, nos tribunais brasileiros.

Mas, fique atento: não confunda grafoscopia com grafologia.

Grafologia

Trata-se uma vertente que estuda a escrita de uma pessoa para deduzir traços de sua personalidade. Esse estudo é considerado pseudocientífico, ou seja, não possui comprovação científica. Nunca confie em alguém que se diz capaz de saber se uma pessoa é criminosa ou adúltera a partir da caligrafia.

Mesmo assim, não deixa de ser interessante e até divertido, principalmente se você estiver analisando algum amigo ou conhecido. Os detalhes analisados pelos grafologistas são diversos.

Qual é a relação entre o tipo da sua assinatura com a sua personalidade

Pressão

Muita pressão indica alta energia emocional. O escritor pode ser intenso, sensual ou vigoroso. Uma pressão média significa uma pessoa relativamente calma e centrada. Ela pode ter uma boa percepção ou memória. Já a pressão leve é um sinal de introversão ou de alguém que prefere situações de baixa energia.

Inclinação dos traços

Uma inclinação para a direita indica ansiedade para escrever ou escrita de maneira rápida e enérgica. Se ocorrer com frequência, a pessoa pode ser assertiva e confiante. Já para a esquerda, pode indicar falta de vontade de escrever ou um desejo de esconder as emoções. Alguns dizem que esses escritores são menos colaborativos do que as pessoas que escrevem inclinando para a direita. A escrita vertical reta pode significar que o escritor mantém suas emoções sob controle. É importante lembrar que essa análise pode não valer para canhotos.

Linha base

As pessoas nem sempre escrevem em linha reta, principalmente se o papel não for pautado. Nesse caso, coloque uma régua ao longo do papel e compare-a ao ângulo das frases.
Se a escrita estiver para cima, pode indicar otimismo e bom humor. Um ângulo para baixo pode ser um sinal de desânimo ou fadiga. Palavras que se movem para cima e para baixo podem indicar uma pessoa instável ou insegura.

Tamanho das letras

Letras grandes significam que a pessoa é extrovertida. Já uma caligrafia pequena indica que a pessoa é reclusa ou introvertida.

Espaçamento entre letras e palavras

Letras muito juntas podem ser sinal de insegurança ou introversão. Letras arrastadas podem significar generosidade e independência. Já em relação ao espaço entre palavras, quanto mais juntas, mais o escritor gosta de multidões. Outros interpretam diferente e dizem que mais espaço entre as palavras demonstra pensamentos mais claros e organizados.

Podemos então concluir que, seja por uma análise profissional ou só por diversão, o modo de sua escrita é parte integrante de sua identidade. Podemos dizer que é até uma das maneiras com que você deixa sua marca neste mundo sendo sempre você mesmo.

Não importa se é pessoa física ou jurídica, seja sempre você mesmo! Se você ainda não possui o seu Certificado Digital clique aqui e seja uma pessoa segura.

Fonte: WikiHows com informações Certisign

Esse conteúdo foi útil?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Posts recentes

CIO Brasil 2022: soluções de identificação digital e redução de fraudes serão mostradas em evento

Entre os dias 23 e 27 de março, estaremos no CIO Brasil 2022, evento promovido…

22 de março de 2022

Digitalização, segurança e confiança no ensino híbrido é tema de palestra em congresso promovido pela ABED

Entre os dias 20 e 24 de março, estaremos no CIAED (Congresso Internacional ABED de…

21 de março de 2022

Acesso ao portal e-CAC exige biometria ou certificado digital

Desde o dia 25 de fevereiro de 2022, o Centro Virtual de Atendimento da Receita…

17 de março de 2022

Certificado digital já pode ser usado no Windows 11

Para você que tem um certificado (A1 ou A3) no cartão, token, computador, celular (mobileID)…

16 de março de 2022

ALERTA: a CertiSign não realiza empréstimos mediante a compra do certificado digital

A CertiSign, especialista em identificação e segurança digital, esclarece que não comercializa, intermedia ou tem…

15 de março de 2022

Como fugir dos golpes durante as compras on-line na semana do consumidor

Celebrado no dia 15 de março, o Dia do Consumidor foi instituído no Brasil em…

15 de março de 2022