Os primeiros computadores surgiram na década de 1940 e possuíam somente dois níveis de linguagem: o de máquina, no qual toda a programação era feita, e o da lógica digital, onde os programas eram efetivamente executados.
Em 1951, foi projetado um computador de hardware simplificado, com três níveis, que executava um pequeno conjunto de microinstruções armazenadas, o que exigia menos circuitos eletrônicos. A partir daí começou a evolução das linguagens e as arquiteturas das máquinas, impulsionadas, principalmente, pelo aparecimento de um novo conceito na história da computação: os Sistemas Operacionais.
1956 a 1963: nesse período, foram produzidos os primeiros computadores com a tecnologia do transistor, as primeiras impressoras, fitas magnéticas entre outros.
1964 a 1970: surgem computadores mais rápidos por conta dos circuitos integrados, dos sistemas operacionais e das linguagens de programação.
1970 até os dias de hoje: inicio das tecnologias LSI, VLSI e ULSI, que abrigam milhões de componentes eletrônicos em um pequeno espaço ou chip. Dois avanços que configuram um divisor de águas são o processamento paralelo, que quebrou o paradigma de von Neumann, e a tecnologia dos supercondutores.
Veja algumas curiosidades sobre a história do computador:
MARK 1 – 1944
Os primeiros computadores eletrônicos surgiram na mesma época na Alemanha, Inglaterra e nos Estados Unidos, lar do Mark 1. Com 4,5 toneladas, ele demorava seis segundos numa multiplicação!
ENIAC – 1946
Esse Eniac foi o primeiro computador “multiuso” – os anteriores apenas desempenhavam tarefas específicas, como cálculos de bombardeios em guerra.
EDVAC – 1946
Esse “filhote” do Eniac mudou o sistema de armazenamento de dados decimal (de 0 a 9), pelo sistema binário (0 ou 1). A mudança possibilitou a criação dos bits de informação.
TRANSISTOR – 1947
Os primeiros computadores usavam componentes enormes, as válvulas, para guardar informação e fazer contas. O transistor fazia a mesma coisa, mas era menor, mais barato e consumia menos energia.
LEO – 1951
As primeiras máquinas foram usadas na guerra e nas universidades. Isso até a chegada do Leo, empregado numa empresa inglesa de alimentos, a primeira a usar um computador nos negócios.
WHIRLWIND – 1953
Esse computador era o mais rápido do seu tempo: ele fazia uma multiplicação em 0,025 segundo. Mas ainda era uma carroça, equivalente, hoje, à velocidade de um processador de 1 MHz.
TRADIC – 1955
Feito para a Força Aérea Americana, esse foi o primeiro computador a usar transistores, que tornaram as máquinas rápidas, leves e econômicas.
CIRCUITO INTEGRADO – 1958
Com a invenção do CI – vários transistores integrados em uma única peça de silicone – a velocidade das máquinas aumentou.
PDP-1 – 1960
Conforme o computador ficava mais versátil, começavam a pipocar novas aplicações. E não demorou a surgir o primeiro videogame: em 1960, já dava para jogar SpaceWar no PDP-1.
ATLAS – 1962
Foi nessa invenção inglesa que apareceu a primeira memória virtual, tecnologia usada até hoje e que permite trabalhar com diferentes programas ao mesmo tempo.
PDP-8 – 1965
Essa máquina foi a primeira a caber em cima de uma mesa – a façanha lhe rendeu o apelido de minicomputador. Barato, ele virou um sucesso comercial.
SYSTEM 360 – 1965
O circuito integrado foi incorporado aos computadores deste modelo da IBM, o que aumentou a velocidade de processamento e o espaço de armazenagem.
MOUSE – 1968
O americano Douglas Engelbart lançou um aparelhinho chamado “bug”. Ele não fez muito sucesso até os anos 80, quando ganhou o apelido de “mouse”.
MICROPROCESSADOR – 1971
Com a diminuição dos circuitos integrados, a indústria conseguiu condensar milhares deles numa única peça, o gerou o primeiro microprocessador, o Intel 4004.
ALTAIR 8800 – 1974
O microprocessador estreava no mundo dos computadores a bordo de um Altair 8800. Pequeno para a época, essa máquina abriu caminhos para a revolução do computador pessoal.
MICROSOFT – 1975
Dois estudantes americanos, Bill Gates e Paul Allen, na época com 19 e 22 anos respectivamente, adaptaram a linguagem basic para o Altair. Esse foi o primeiro programa da Microsoft.
Apple II – 1977
O Apple II foi o primeiro microcomputador tal como o conhecemos. Pela primeira vez, a máquina tinha um teclado e podia ser ligada a um monitor – no caso, uma TV.
DISQUETE DE 31/2 – 1981
Em 1976, surge o disquete de 5 1/4 (13 cm de diâmetro). Em 1981, a Sony lança o modelo de 3 1/2 (9 cm de diâmetro).
IBM-PC – 1981
O PC põe a IBM na liderança do mercado de microcomputadores. O preço de $2.820 dólares era mais alto do que os dos concorrentes, mas a máquina “bombou”: em 4 meses, foram vendidas 35 mil unidades.
XEROX 8010 – 1981
Para estrear nos computadores, o mouse precisou da primeira interface gráfica, a do Xerox 8010, que permitia interagir com a máquina por meio de imagens na tela.
OSBORNE 1 – 1981
A era dos micros mal havia começado e já surgia o primeiro computador portátil, o Osborne 1. Ele pesava 12 quilos, tinha uma tela de 5 polegadas e cabia numa maletinha.
WORD – 1983
A Microsoft de Bill Gates lançou o Word Microsoft Office, primeiro programa do pacote que em poucos anos monopolizaria o mercado de programas para escritório.
MACINTOSH – 1984
A Apple lança o primeiro computador com mouse e interface gráfica voltado para o uso pessoal, fora das empresas. Ele era fácil de usar e incluía um programa de desenhar.
IMPRESSORA A LASER – 1984
Primeira impressora a laser compatível com os PCs, a Laserjet começa a desbancar as impressoras matriciais dos anos 70 e as de jato de tinta, também de 1984.
WINDOWS – 1985
O lançamento do Windows traz para o PC as vantagens da interface gráfica popularizada pela Apple. Hoje, 90% dos computadores funcionam com uma versão deste programa.
CD-ROM – 1985
Surgem os primeiros CD-ROMs com capacidade para 550 megabytes – 387 vezes a capacidade de um disquete de 3 1/2, mas apenas 12% da dos DVDs, lançados em 1996.
DESKPRO 386 – 1986
A Compaq lança o Deskpro 386, o primeiro da geração de “clones” do PC da IBM. Seu processador Intel de 32 bits era muito mais rápido do que os de 16 bits da concorrente.
Internet – 1990
Desde 1969, um sistema de rede chamado Arpanet era desenvolvido em paralelo aos computadores. Em 1990, com a criação da linguagem HTML, a Internet é oficialmente inaugurada.
iPod – 2001
A indústria da música foi uma das mais afetadas pela internet. O iPod e outros tocadores de MP3 abrem a possibilidade de ouvir sons baixados da rede em qualquer lugar.
MICRO DE 100 DÓLARES – 2005
O desafio, agora, é democratizar o acesso aos computadores. Com estrutura simples, o MIT propõe um micro que custe 100 dólares. Mas ainda é só um conceito.
Fontes: Brasil Escolha e Revista Mundo Estranho
Relacionadas:
> HTTPS: saiba o que significa essa sigla
> Proteja os seus dados. Navegue somente em sites protegidos pelo SSL
Esse conteúdo foi útil?
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!