Hoje é Dia do Cliente. Você já parou para pensar na variedade deles que existe por aí? Todo mundo é cliente. Até se você é vendedor, vez ou outra também está no papel de cliente. Por isso, listamos alguns tipos para você se identificar e seus amigos também:
TIPOS DE CLIENTE
Cliente conservador
Com ele os passos acontecem à moda antiga: primeiro ele pesquisa bem, depois vê o melhor preço. Não compra nada por impulsividade; mede todos os benefícios que terá; gosta de comprar em lojas físicas; Tradição é seu sobrenome. O bom é que ele nunca é passado para trás, nem gasta dinheiro com coisas que realmente não precise e costuma ter produtos de qualidade. Porém, acabam perdendo aquelas promoções relâmpago, descontos acumulativos, pois esperam tanto o momento certo que quando decidem comprar, muitas vezes o produto se esgotou (sem contar que eles perdem aquela adrenalina boa de quando fazemos algo sem pensar muito).
Cliente amigo
O cliente amigo entra em uma loja para comprar uma camisa e sai de lá com uma nova amizade. Ele conversa, se preocupa, se relaciona de verdade com o vendedor que está lhe atendendo. As vantagens e desvantagens aqui estão relacionadas à idoneidade da outra pessoa que está oferecendo o produto ou serviço, pois ao mesmo tempo que a amizade pode ser mútua e verdadeira e o cliente amigo ganhar muitas vantagens e benefícios decorrente disso, ele também pode encontrar uma pessoa mal intencionada que venderá gato por lebre, ou empurrará junto à venda algo completamente desvantajoso. Cliente Conquistador
Sabe aquele tipo que é xavequeiro?! Que joga charme, pede com jeitinho, com carinho… pois é! Esse é o estilo do cliente “crush”. Muitas vezes todos esses pedidos são atendidos com boa vontade. Ele se beneficia muito com seu jeito conquistador, mas precisa ficar atento e tomar cuidado: ele pode ser mal interpretado e ofender algum vendedor dependendo do rumo que o papo toma.
Cliente indeciso
Tem uma vaga noção de seus desejos e necessidades e nunca sabe ao certo o que quer. Mostra-se indeciso diante de muitas opções, pondera bastante as suas decisões, pensa muito e normalmente leva sempre o produto com maior valor agregado e fica muito feliz quando finalmente consegue se decidir. O ruim disso tudo é que o cliente indeciso não pode ser pressionado; as coisas devem ocorrer devagar, sem pressa, pois quando acelerados, levam a primeira opção que está a frente e se arrependem logo na sequência.
Cliente cético
Não acredita em nada do que tentam falar para ele. Não acredita nos benefícios do serviço ou produto; as palavras que saem da boca são sempre: não, não e não! São desconfiados e não imaginam que as coisas boas podem ser reais, mas quando a confiança deles é conquistada, você ganhou um cliente fiel e leal.
E aí, com qual desses tipos de clientes você se identifica mais? E seus amigos e familiares? Comente lá no Facebook.
Não importa qual tipo de cliente seja você, o Clube de vantagens Certisign oferece benefícios reais para todos, seguros e incríveis para desfrutar de verdade. Confira descontos exclusivos para compras com Certificado Digital Certisign.
Esse conteúdo foi útil?
Clique em uma estrela para avaliá-lo!
Poxa! Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Obrigado pelo seu feedback!